Blog

Operações remotas com ERP

Como obter vantagens do ERP em operações remotas de pequenas e médias empresas

Com os tempos de mudanças em que vivemos e o cenário de grandes desafios, as pequenas e médias empresas precisam se reinventar com operações e gestão remota para garantir a continuidade do negócio e fomentar o crescimento no longo prazo. Então, as vantagens do ERP na nuvem podem fazer a diferença para apoiar a organização neste sentido.

Vale lembrar que os mais diversos ramos e segmentos foram afetados pelas adaptações ao trabalho remoto e ao isolamento social, assim como por impactos financeiros, incluindo PMEs de serviços, distribuição e logística, indústrias e startups.

Assim, houve um crescimento das necessidades de otimizar processos, reduzir custos e melhorar a gestão empresarial. Eis que, neste contexto, surge o ERP na nuvem, ou seja, o sistema de gestão empresarial integrado.

Entendendo o cenário de operações remotas

Depois da pandemia do coronavírus, o comportamento do consumidor deve mudar de vez e a tendência de home office e trabalho híbrido só cresce. Segundo o Relatório Global Outlook 2021, da Mastercard, por exemplo, de 20% a 30% do ecommerce criado nesse período vai permanecer.

Já um estudo do Gartner revelou que 90% dos profissionais de RH planejam permitir que os funcionários trabalhem remotamente pelo menos parte do tempo, mesmo após a vacina contra a Covid-19.

Ou seja, essas alterações demandam maior inovação, modernização e digitalização por parte das PMEs para se adaptar às operações remotas. Inclusive, um levantamento da Salesforce com líderes financeiros mostrou que 93% concordam que a automação em operações financeiras é uma vantagem competitiva.

Outro dado da pesquisa global CEO Outlook 2020, realizada pela consultoria KPMG, indica que os investimentos e a aceleração da transformação digital foram crescentes em 2020. Nela, 67% dos executivos afirmaram que a digitalização das operações fizeram o negócio avançar meses e até anos à frente do esperado.

Em contrapartida, é preciso tomar cuidado ao colocar a digitalização em prática na sua PME, já que 70% dos projetos de transformação digital fracassam, segundo o Boston Consulting Group.

Portanto, ao resolver investir em modernização e digitalização das operações remotas, uma solução valiosa e importante é o ERP na nuvem, que proporciona uma gestão completa, integrada e 100% online. Imagine só fazer o controle de estoque, compras, vendas, clientes, financeiro, entregas e tudo mais em um só lugar.

Muito mais benefícios, não é mesmo? Com isso, é possível facilitar as operações, reduzir custos, aumentar a competitividade e gerar maior crescimento.

Mas quais são as vantagens do ERP que produzem esses ótimos resultados? Vamos ver!

Conheça as vantagens do ERP para operações remotas de PMEs

Podemos enumerar inúmeras vantagens do ERP para ajudar as pequenas e médias empresas a obterem sucesso. Uma vez que o software proporciona maior eficiência, conectividade e mobilidade nas operações, na gestão e no negócio como um todo.

A seguir, listamos as principais características do ERP na nuvem que geram esses benefícios e resultados.

1. Facilidade para implementar

Uma das vantagens do ERP na nuvem é que o sistema é mais simples, rápido e fácil de implementar do que o modelo tradicional. Assim, a ferramenta se torna adequada para empresas de todos os tamanhos, garantindo maior agilidade para mudanças e para lidar com os desafios da concorrência, do mercado e do próprio crescimento organizacional.

Leia também: Sua PME precisa do sistema ERP na nuvem? Saiba agora!

2. Aumento na produtividade remota e flexibilidade da equipe

Como o ERP na nuvem proporciona a integração total das operações, informações e setores em um só lugar, fica mais fácil melhorar a produtividade remota da equipe. Assim como, os profissionais têm maior flexibilidade para trabalhar de onde quiserem.

Além disso, o uso de algumas tecnologias, como a automação, visa minimizar os trabalhos manuais, evitando erros, retrabalhos e garantindo mais produtividade.

3. Maior agilidade de processos

Com maior automação, integração e padronização de processos, as pequenas e médias empresas conseguem maior agilidade na execução de tarefas, funções e desenvolvimento de projetos.

4. Monitoramento de operações em tempo real

Entre as principais vantagens do ERP na nuvem, está o monitoramento de operações em tempo real, com acesso online sempre disponível para os gestores acompanharem todos os processos que acontecem. Assim, eles ficam sempre atualizados sobre o desempenho da equipe e do trabalho.

5. Segurança da informação

Muitos gestores de PMEs têm medo de colocar seus dados em um ERP na nuvem e sofrer com vazamentos, ataques, roubos, entre outras práticas de hackers. No entanto, essa plataforma é completamente segura, com recursos de proteção reforçada, e ainda conta com backup de tudo o que é registrado. Isso garante também o cumprimento da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Saiba mais: Gestão inteligente: como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) impactará PMEs

6. Decisões mais rápidas e estratégicas

Com os dados monitorados em tempo real e o acesso online, ainda é possível ter relatórios personalizados sobre as operações das empresas. O que traz informações confiáveis e rápidas para os gestores, diminuindo o tempo de resposta, ganhando maior assertividade na tomada de decisão e na identificação de oportunidades.

Vale lembrar que 70% dos líderes brasileiros estão acelerando suas tomadas de decisão, segundo a Fundação Dom Cabral. Então, ao usar o sistema de gestão neste sentido, seu negócio vai ao encontro dessas tendências e ganha mais competitividade.

7. Atualizações constantes

As vantagens do ERP na nuvem incluem também a possibilidade de inovações constantes no uso do sistema. Uma vez que as atualizações e a manutenção do software ocorrem de forma automática, garantindo que sua empresa use a tecnologia mais recente, de maior eficiência e melhor qualidade.

8. Flexibilidade e escalabilidade

Por fim, é importante destacar o potencial de escalabilidade da solução de ERP na nuvem. Isso porque, a depender das necessidades, demandas e do crescimento da sua PME, você pode expandir o uso do software para mais usuários, mais funções e mais tecnologias.

Como o SAP Business One Cloud e a Ramo Sistemas podem te ajudar

Depois de conhecer todas essas vantagens do ERP na nuvem, fica claro que essa é a solução necessária para apoiar as operações remotas da sua PME a fim de gerar mais mobilidade, digitalização e modernização, trazendo o ambiente ideal para o crescimento da marca.

Neste sentido, o SAP Business One Cloud é o melhor ERP na nuvem para ajudar os negócios em expansão, atendendo a diferentes segmentos de atuação.

A plataforma possui gerenciamento integrado, completo, intuitivo e responsivo. Com rápida implementação, o sistema da SAP pode ser acessado por qualquer dispositivo conectado à internet e fornece toda a segurança que a sua organização precisa.

Para te auxiliar com a implementação, conte com a Ramo Sistemas. Com mais de 600 clientes SAP Business One em todo o Brasil, somos o principal parceiro SAP no Brasil. Então, entre em contato agora mesmo com nossos especialistas!

Enviar mensagem.
Estamos online, entre em contato!
Enviar mensagem.
Estamos online, entre em contato!