Blog

sistema ERP na nuvem

5 vantagens de implementar um sistema ERP na nuvem para startups

O cenário atual, marcado pela incidência do novo Coronavírus, tem suscitado nas startups uma constante necessidade de adequar novas tecnologias que permitam inovação, conectividade e mobilidade, como o sistema ERP na nuvem.

Uma das principais razões para isso foi a precisão de otimizar processos e manter uma operação enxuta, principalmente com a adesão do trabalho remoto

Além disso, as instabilidades comerciais também desencadearam recessões no faturamento de diferentes empresas espalhadas pelo Brasil.

Apesar dos constantes desafios, a transformação digital tem se tornado a principal válvula de escape para as empresas se manterem competitivas e se adaptaram rapidamente à nova realidade. 

Nesse sentido, para te ajudar a passar por esse momento, produzimos um conteúdo completo sobre o que é o sistema ERP na nuvem e suas principais vantagens para as startups.

Saiba mais: Como um sistema de gestão financeira reduz custos nas startups?

5 vantagens do sistema ERP na nuvem para startups

Na prática, o sistema de gestão integrado consiste em uma tecnologia que permite a administração completa de uma empresa por meio da interligação de diferentes setores. Dentre seus benefícios elementares, podemos destacar:

1 – Auxilia na redução de custos

Sem dúvidas, identificar gargalos operacionais e minimizar custos com rapidez é uma das necessidades mais emergentes das organizações, especialmente em momentos de crise. Porém, implementar ações rápidas por meio de estratégias manuais pode ser um problema.

Por isso, o sistema ERP na nuvem é bastante eficiente nesse processo. A plataforma permite a visualização de dados em tempo real e emite relatórios completos, que viabilizam tomadas de decisões mais assertivas.

Por outro lado, a automatização proporcionada pelo software minimiza consideravelmente as atividades manuais e, consequentemente, reduz prejuízos derivados de erros operacionais. 

2 – Viabiliza o crescimento rápido

Um dos aspectos que caracterizam uma startup, independentemente do setor que atua, é a capacidade de se desenvolver rapidamente no mercado. 

Entretanto, para que isso seja possível, é fundamental portar das plataformas certas e o sistema ERP na nuvem é a melhor opção do mercado. De modo geral, o software possibilita escalabilidade de acordo com as necessidades do negócio.

Ou seja, quanto mais a empresa cresce, torna-se possível adaptar a plataforma para atender essas demandas com máxima efetividade.

3 – Permite visão holística

O ERP reúne todas as informações da empresa em um só lugar, permitindo uma visão geral a respeito de todos os recursos organizacionais e, até mesmo, desempenho de determinados setores.

Além de departamentos-chave, como financeiro e administrativo, pode-se acessar rapidamente dados do controle de estoque, logística e contabilidade. 

Outrossim é a facilidade de adequar a plataforma às responsabilidades fiscais da organização, minimizando riscos de problemas legais ou multas.

4 – Potencializa a eficiência da equipe

De acordo com uma pesquisa realizada pela Veritas, 70% dos respondentes declararam que desejam executar a todos ou a maioria dos aplicativos na nuvem. Uma das principais razões para isso é a facilidade de conectar a equipe e viabilizar a eficiência operacional.

Nesse sentido, o sistema ERP na nuvem é uma solução bastante atraente, isso porque garante a mobilidade e toda a segurança que uma empresa precisa para gerenciar suas atividades remotamente

5 – Prepara a startup para futuras oportunidades

Por fim, contar com tecnologia é não apenas assegurar uma organização eficiente e equilibrada hoje, mas também garantir preparação para as oportunidades de amanhã.

O mercado está em constantes mudanças e possuir as ferramentas certas é indicativo de guiar a sua corporação para o sucesso. 

Leia também: Como o sistema ERP pode ajudar no dia a dia das startups?

Conte com o SAP Business One

O SAP Business One, disponibilizada pela Ramo Sistemas, possui um design responsivo e intuitivo, viabilizando o acesso por qualquer dispositivo conectado à internet e rápida implementação. 

Além disso, conta com relatórios totalmente auditáveis, de acordo com as necessidades e características da startup.

A Ramo Sistemas, por meio do sistema de gestão integrada, deseja auxiliar a sua empresa a passar por esse momento com o menor impacto possível e, ainda, garantir crescimento e resultados positivos através de um gerenciamento eficiente.Possui alguma dúvida? Acesse agora mesmo e conte com todo o suporte do nosso time.

Baixe agora nosso Guia da Gestão Empresarial e saiba como integrar processos no setor de serviços.