Blog

tudo sobre erp

Tudo sobre ERP: tire suas dúvidas e entenda como implantar o sistema

Antes de investir em uma solução moderna é essencial que os gestores conheçam tudo sobre ERP – sistema integrado de gestão empresarial.

A disponibilidade de informação sobre a solução é essencial para conhecer o potencial da ferramenta para o negócio independente do segmento, como indústria, serviços e distribuição, e também ter uma implantação acertada do sistema.

Leia mais: Como garantir eficiência operacional com a implementação do ERP

A seguir, apresentamos algumas das dúvidas mais comuns para entender tudo sobre ERP e como deve ser estruturada a implantação da solução.

7 dúvidas comuns sobre o ERP

As dúvidas mais frequentes sobre o ERP vão desde as funcionalidades do software até questões mais estratégicas, como benefícios que podem ser alcançados com a solução. Saiba tudo sobre ERP a seguir!

Quais são as principais funcionalidades do ERP?

O sistema de gestão empresarial dispõe de diversas funcionalidades dependendo tanto do segmento do negócio como das necessidades mapeadas. Por exemplo, uma função de planejamento de produção e materiais é relevante na área industrial e não no setor de serviços.

Considerando essas particularidades que o ERP pode ter de acordo com o segmento do negócio, algumas das principais funcionalidades incluem:

  • Controle financeiro, com gestão do fluxo de caixa, pagamentos e outros;
  • Gestão de estoque, com recursos inteligentes para controle de entradas e saídas;
  • Controle de vendas, auxiliando no relacionamento com o cliente e efetivação das vendas;
  • Emissão de notas fiscais e integração entre o setor financeiro e contábil.

Portanto, o controle dos processos, independente da área, faz parte de diversas das funcionalidades disponíveis do ERP.

Quais áreas são atendidas?

Muitos gestores têm dúvidas se o ERP vai atender a área financeira, operacional ou gerencial. No entanto, a ferramenta se destaca por disponibilizar funções para diversas áreas e integrá-las.

Dessa forma, todos os departamentos da empresa são envolvidos na modernização dos processos que oferecerá maior competitividade e inteligência à operação.

Veja mais: Gestão inteligente: como tornar sua empresa de serviços mais inovadora?

Quais problemas o ERP resolve?

Como visto, o ERP dispõe de múltiplos recursos, o que faz com que ele seja capaz de resolver problemas diversos na operação da empresa, como:

  • Dificuldade de controle financeiro e mapeamento do fluxo de caixa;
  • Processos obsoletos ou que demandam muito retrabalho;
  • Falta de integração entre os departamentos;
  • Ausência de padronização de processos;
  • Dificuldade de controle de estoque e logístico;
  • Falta de eficiência na execução de tarefas;
  • Falta de inteligência e assertividade nas decisões de negócio.

Outros problemas podem ser resolvidos de acordo com o mapeamento realizado na fase de implantação do sistema de gestão empresarial.

Qual a segurança das informações no ERP?

A maior parte dos sistemas ERP opera com práticas de segurança similares aos bancos, o que inclui a criptografia das informações.

Além disso, as tecnologias dispõem de sistemas de segurança para monitoramento da rede e também recursos como backup automático, restauração e recuperação de desastres.

Destaca-se que tanto a opção on premise como na nuvem contam com uma operação segura à empresa.

Saiba também: Como o sistema ERP na nuvem aumenta produtividade na sua empresa de serviços

Como o ERP aumenta a produtividade?

O ERP tem funcionalidades que permitem a automação de processos em diferentes departamentos da empresa, o que reduz a necessidade de tarefas serem desenvolvidas manualmente.

Além da automação, a padronização e assertividade dos processos reduzem a necessidade de retrabalho ou mesmo distorções entre áreas, o que garante que a equipe seja mais produtiva.

Como o ERP gera inteligência de negócios?

A inteligência de negócios proporcionada pelo ERP é possível devido à constante coleta de dados sobre os processos executados e análise dessas informações.

São gerados relatórios inteligentes e personalizados de acordo com os indicadores-chave definidos pelos gestores, garantindo o acompanhamento das ações centrais para a organização.

Outro fator relevante é o monitoramento de dados em tempo real que garante assertividade nas decisões gerenciais.

Leia ainda: Sistema integrado de gestão: como melhorar a lucratividade em empresas de serviços

Como o sistema melhora a satisfação dos clientes?

O sistema de gestão empresarial dispõe de funcionalidades específicas para áreas de vendas, marketing e relacionamento com o cliente, ampliando as possibilidades de atendimento ao consumidor.

Além do atendimento direto, a eficiência operacional proporcionada pelo ERP garante processos mais ágeis e acertados, melhorando a resolução de problemas e assistência aos clientes, o que afeta diretamente a satisfação com a marca.

Veja mais: Como o sistema ERP torna a gestão de ativos mais eficiente

Tudo sobre ERP: como implantar o sistema?

Além de saber tudo sobre ERP, uma dúvida comum é quanto à implantação do sistema. Apesar de ela ser facilitada, é importante que algumas etapas sejam cumpridas:

  • Definição do projeto: inicialmente os gestores devem buscar saber tudo sobre ERP para mapear as características do projeto, como áreas abarcadas, processos e necessidades;
  • Avaliação do fornecedor: em seguida deve-se escolher um fornecedor confiável, com experiência no segmento e ferramenta com todas as funcionalidades demandadas;
  • Análise sobre o impacto no negócio: é preciso avaliar os impactos da modernização com o ERP, incluindo objetivos previstos, KPIs de acompanhamento e período de transição;
  • Treinamento da equipe: a equipe deve ser treinada e tornar-se qualificada para operar com as funcionalidades do sistema, extraindo ao máximo os benefícios almejados.

Leia também: 5 benefícios de investir em um sistema ERP na indústria 4.0

O SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas, é um sistema ERP completo que oferece diversas funcionalidades, inclusive específicas para segmentos como indústria, serviços e distribuição.

Com experiência global e presente em mais de 144 países, o SAP Business One garante os benefícios planejados, além de ter particularidades para atender o mercado brasileiro, como referente à tributação, contábil e logística.

Quer saber tudo sobre ERP e fazer um investimento acertado? Conheça mais sobre o SAP Business One disponibilizado pela Ramo Sistemas aqui!

Baixe agora nosso Guia da Gestão Empresarial e saiba como integrar processos no setor de serviços.