Blog

sistema integrado de gestão

Sistema integrado de gestão: como melhorar a lucratividade em empresas de serviços

O sistema integrado de gestão empresarial (ERP) é uma tecnologia que tem transformado negócios de diferentes portes ao promover automação de processos que impactam na lucratividade das empresas.

Nesse cenário, companhias de diferentes portes e segmentos devem considerar as vantagens do investimento no sistema ERP e quando essa transformação é necessária para garantir competitividade e aumento dos lucros.

Leia mais: Como melhorar a eficiência empresarial no setor de serviços com um sistema ERP?

Quais as funcionalidades de um sistema integrado de gestão?

O sistema integrado de gestão dispõe de diversas funcionalidades que transformam a operação e gestão da empresa.

Conheça os principais recursos que devem ser avaliados em um sistema ERP no setor de serviços para que a empresa tenha vantagens com esse investimento:

  • Controle financeiro: acompanha automaticamente o fluxo de caixa da empresa, aumentando a previsibilidade financeira, melhorando a gestão contábil e reduzindo atrasos e débitos indevidos;
  • Gestão de compras e vendas: encaminha pelo sistema os processos de compra de insumos e também o acompanhamento das etapas de vendas;
  • Gestão de estoque: automatiza o controle de estoque, notificando os operadores quando algum item está em falta ou próximo do vencimento;
  • Relacionamento com o cliente: dispõe de canais digitais para atender os clientes, aspecto essencial para se relacionar com o novo perfil de consumidor;
  • Registro de contratos: centraliza e padroniza os documentos contratuais da empresa com clientes ou fornecedores;
  • Controle da operação: recursos voltados à operação do negócio, como controle de saída de equipes, assistências e outras atividades.

Veja também: Passo a passo: como tornar a gestão de operações e serviços mais produtiva e eficiente?

Essas funcionalidades estão diretamente relacionadas aos benefícios que podem ser alcançados na empresa de serviços com a adoção de um sistema integrado de gestão. Confira!

Como o sistema ERP beneficia a gestão no setor de serviços?

As vantagens de adotar um sistema ERP refletem-se, entre outros fatores, na lucratividade da empresa. Afinal, quanto mais eficiente for a operação, melhor será o retorno sobre cada serviço prestado.

Diminuição de retrabalhos

O retrabalho é fruto da falta de comunicação adequada entre os setores da empresa, de forma que o sistema integrado de gestão atua justamente centralizando e padronizando as informações dos diferentes departamentos para que haja aumento da produtividade.

Confiabilidade das informações

Os processos digitalizados geram informações mais confiáveis aos gestores que podem transformar esses dados em decisões acertadas de negócio.

Melhoria no controle de processos

A necessidade de digitalizar parâmetros de prestação de serviço garante que haja a padronização dos processos, o que se reflete em maior controle aos gestores, menos dúvidas operacionais e mais satisfação para os clientes.

Controle de custos

As funcionalidades do sistema integrado de gestão na área financeira e de compras e vendas gera maior previsibilidade financeira à empresa de serviços, o que se reflete em oportunidades de investimentos e segurança operacional.

Redução de erros, perdas e desperdícios

Como visto, o sistema ERP dispõe de funcionalidades que avisam quando uma mercadoria está próxima do vencimento, o que evita desperdícios.

No entanto, outros recursos do sistema também atuam na redução de erros e perdas, com localização do estoque, controle de entradas e saídas e reposição inteligente.

Melhora o fluxo de informação

A comunicação entre os departamentos é essencial para que haja uma operação eficiente que reduza desperdícios e custos.

Nesse sentido, o sistema ERP disponibiliza canais diretos para comunicação entre departamento e integração de dados. Por exemplo, após uma compra de insumos, a informação do setor de compras é compartilhada com estoque e financeiro.

Melhora produtividade

O aumento da produtividade da equipe é resultado da automação dos processos e mais eficiência, pois o sistema ERP viabiliza mapear e superar gargalos operacionais.

Aumenta a qualidade dos produtos e serviços

A maior eficiência, integração e padronização dos processos resultam em produtos e serviços de maior qualidade ao consumidor final, tanto no que se refere à especialidade da empresa em si quanto no atendimento prestado.

Saiba mais: Como o sistema ERP na nuvem aumenta produtividade na sua empresa de serviços

Como escolher a solução ideal para o negócio?

A escolha de um sistema integrado de gestão que atenda às necessidades de uma empresa de serviços é fundamental para que o investimento traga os retornos desejados.

O SAP Business One fornecido pela Ramo Sistemas é uma solução desenvolvida especialmente para PMEs e empresas em expansão, dispondo de funcionalidades que garantem a lucratividade e o sucesso do negócio. Os diferenciais incluem:

  • Fácil implementação;
  • Recursos para gerenciar a área financeira;
  • Acesso pelo navegador da internet;
  • Licenciamento por assinatura;
  • Gerenciamento das funções empresariais online.

Dessa forma, com o SAP Business One disponibilizado pela Ramo Sistemas, a empresa torna-se mais competitiva e lucrativa. Conheça mais da solução aqui!

Baixe agora nosso Guia da Gestão Empresarial e saiba como integrar processos no setor de serviços.