Blog

sistema erp na nuvem

Como o sistema ERP na nuvem aumenta produtividade na sua empresa de serviços

A utilização da computação em nuvem, ou Cloud Computing, já é uma realidade no mundo corporativo. O estudo  State of the Cloud Report, conduzido pela RichtScale, apontou que 81% das empresas adotam uma estratégia baseada na nuvem. Isso se dá pelos diversos benefícios que a solução pode trazer. Nesse cenário, o sistema ERP na nuvem é uma das ferramentas mais eficientes para as empresas de serviços.

ERP é a sigla em inglês para Enterprise Resource Planning, que em tradução livre significa planejamento dos recursos da empresa. Trata-se de um sistema que administra as operações de um negócio, como gestão contábil, finanças, recursos humanos, marketing, entre outros.

Por sua vez, o ERP na nuvem consiste em um sistema instalado em um servidor remoto, fazendo com que o acesso ocorra por meio de qualquer dispositivo conectado à internet.

Vantagens de adotar um sistema ERP na nuvem

Como citamos, os investimentos em armazenamento na nuvem já vêm ocorrendo em todos os portes e segmentos de negócios, como o de serviços. Isso porque se trata de uma solução mais prática, cômoda e flexível, que otimiza a gestão das empresas. Confira algumas vantagens da ferramenta a seguir:

Acesso remoto

O sistema ERP na nuvem tem como um dos principais diferenciais o acesso a partir de qualquer dispositivo conectado à internet. Isso porque fica instalado em um servidor remoto, ou seja, no ambiente digital.

Isso faz com que, mesmo que os gestores estejam fora do escritório, possam acompanhar tudo o que ocorre dentro do seu negócio, incluindo o desempenho dos colaboradores.

Escalabilidade

Outro benefício importante de um sistema ERP na nuvem é a escalabilidade. Isso quer dizer que as empresas podem investir em soluções adequadas ao seu porte e necessidade, além de ir implementando módulos e espaço de armazenamento conforme crescem.

Redução de custos com infraestrutura de TI

Quando uma organização implementa sistemas de gestão físicos automaticamente precisa dispor de custos com hardware. Já com um sistema ERP na nuvem isso ocorre de forma virtual, reduzindo significativamente os custos com servidores e data centers.

Segurança da informação

Uma das estratégias mais importantes das empresas que pretendem manter o controle das áreas e garantir a continuidade das operações sem sobressaltos é investir em segurança. Isso também é proporcionado por um sistema ERP na nuvem, pois as informações ficam armazenadas em servidores modernos e protegidos por criptografia, o que garante o sigilo de dados críticos e elimina o risco de perda de documentos importantes.

Além disso,o sistema tem atualização e backups automáticos, corrigindo possíveis brechas para o acesso de cibercriminosos e indivíduos mal intencionados.

Conheça uma solução voltada ao setor de serviços

Como mencionado, o ERP na nuvem possibilita uma série de vantagens para pequenas e médias empresas de serviços. O SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas, é um sistema de gestão integrado, que possui opções locais e na nuvem para atender às diferentes demandas.

Os principais benefícios do sistema fornecido pela Ramo Sistemas incluem:

  •  Implementação fácil e acessível;
  •  Acesso seguro pelo navegador em qualquer lugar e a qualquer momento;
  • Acesso às funcionalidades mais atualizadas sem depender de recursos de TI internos para a manutenção da solução;
  • Licenciamento por assinatura que permite evitar despesas de capital e garante flexibilidade nas despesas operacionais;
  • Gerenciamento das funções empresariais mais importantes direto no navegador.

Portanto, com o ERP na nuvem, os gestores ganham flexibilidade, escalabilidade, automação, segurança e praticidade.

Quer saber mais sobre essa ferramenta inovadora? Entre em contato com um de nosso consultores e conheça todos os detalhes! 

Baixe agora nosso Guia da Gestão Empresarial e saiba como integrar processos no setor de serviços.