Blog

eficiência operacional

Como garantir eficiência operacional com a implementação do ERP

A implementação de um sistema ERP garante uma série de benefícios que proporcionam eficiência operacional a um negócio, como uma indústria, por exemplo.

Assim, um sistema integrado de gestão confere integração das equipes, automação e otimização de processos, oferece relatórios precisos e com rapidez, o que confere tomadas de decisões ágeis e com assertividade.

Dessa maneira, a empresa que adota uma plataforma ERP garante eficiência operacional, com redução dos custos e maior lucratividade.

Leia mais: Como reduzir custos na gestão de cadeia de suprimentos com sistema ERP

Entenda o que é eficiência operacional

Eficiência operacional é a capacidade de uma empresa em entregar produtos ou serviços da maneira mais econômica possível, sem que a qualidade seja prejudicada.

A automatização e padronização de processos internos ajudam a alcançar a eficiência operacional e ainda garantem competitividade de mercado. 

A eficiência operacional é medida com a comparação entre as entradas e saídas de uma organização, veja:

  • Por entrada ou input: custos, colaboradores, tempo e trabalhos envolvidos na produção de um produto ou serviço;
  • Saída ou output: serviço executado ou produto produzido.

Assim, o cenário ideal é quando se investe nas duas opções, entrada e saída. No entanto, os retornos obtidos com os produtos ou serviços devem ser muito maiores do que os investimentos realizados. 

Diante disso, a eficiência operacional é a melhor maneira de garantir que os investimentos de um negócio produzam retorno sustentável. Ou seja, quando uma empresa atinge a máxima eficiência, haverá um retorno maior sobre seus investimentos.

Leia mais: 5 benefícios de investir em um sistema ERP na indústria 4.0

Saiba quais boas práticas ajudam uma empresa a garantir a eficiência operacional

Para garantir que os processos e as atividades entreguem lucro, qualidade e sem desperdícios é importante realizar o mapeamento dos processos.

Diante da identificação de falhas nesses processos, é possível estudar as melhores alternativas para eliminá-las com agilidade e eficiência.

Além de um sistema de gestão, algumas boas práticas também proporcionam melhorias na produtividade de um negócio. Confira:

  • Implemente programas motivacionais para os colaboradores
  • Integre setores diferentes
  • Procure por fornecedores que darão descontos para compras em lotes;
  • Certifique-se de que seus equipamentos estão atualizados e que estão com a manutenção em dia;
  • Certifique-se de que sua empresa tem um bom controle de estoque;
  • Tenha dados precisos de suas operações para que suas tomadas de decisão sejam assertivas.

Leia mais: Como um sistema ERP facilita o apontamento de produção industrial?

Invista em um sistema ERP

Neste cenário, fica evidente a necessidade de adotar um sistema ERP para integração de setores, controle de estoque, boa gestão financeira, centralização de dados, entre outras funcionalidades.

Por isso, a Ramo Sistemas oferece o SAP Business One, sistema ERP completo com todas as ferramentas necessárias para a sua companhia garantir a eficiência operacional. Confira algumas funcionalidades:

  • Gestão de estoque e depósito
  • Gestão de localização no depósito
  • Controle de entrada e saída de mercadorias
  • Planejamento de produção e material
  • Relatórios eficientes

Quer contar com o SAP Business One em seu negócio? Entre em contato com os nossos consultores e tenha o melhor sistema integrado de gestão para o seu negócio!