Blog

gestão de cadeia de suprimentos

Como reduzir custos na gestão de cadeia de suprimentos com sistema ERP

A gestão de cadeia de suprimentos, também conhecida como Supply Chain Management (SCM), é uma das áreas mais estratégicas de uma empresa. E, na mesma medida, é também uma das mais desafiadoras. Afinal, não há como ter todo o cuidado logístico necessário aos bons resultados com base em “achismos”.

Nesse aspecto, um sistema de gestão ERP pode ajudar de forma significativa. Isso porque integra todos os setores de um negócio, proporcionando um panorama completo de cada um deles. Como resultado, os gestores obtêm dados e análises que contribuem para uma tomada de decisão mais assertiva.

Leia também: Como implementar a transformação digital nas empresas de distribuição e logística

Vantagens do ERP para a gestão de cadeia de suprimentos

Por meio do software ERP, as empresas ganham em eficiência, redução de custos e aumento da lucratividade. Quer saber como? Então, confira alguns benefícios de adotar a ferramenta para a gestão de cadeia de suprimentos:

Compras baseadas em dados

Para que as compras de uma organização sejam realizadas de forma assertiva, é preciso controle e planejamento. Ao investir em um ERP, tanto os setores de estoque quanto o de compras ficam integrados. O que torna possível acompanhar todo o fluxo de mercadorias, matérias-prima e produtos.

Assim, os gestores sabem quais os produtos mais vendem, aqueles que estão parados, entre outras informações que os auxiliam no direcionamento de ações.

Saiba mais: Controle de estoque: conheça os principais problemas e como resolvê-los

Informações atualizadas em tempo real

Uma vantagem importante de migrar a gestão de cadeia de suprimentos para um ERP é a atualização em tempo real de todas as áreas. Por exemplo, quando ocorre a venda de um produto, o setor lança a informação no sistema, que automaticamente dá baixa do item no estoque.

Ao mesmo tempo, o departamento de compras sabe quais produtos estão sendo comercializados e pode ir programando os próximos contatos com fornecedores. Tudo de forma dinâmica, ágil e eficiente.

Detecção de gargalos nos processos

A gestão de cadeia de suprimentos envolve diversos processos que, juntos, permitem o bom andamento da empresa. Justamente por serem interdependentes qualquer falha pode ser prejudicial. Mas, com o ERP, é possível identificar os gargalos entre os setores e etapas e, desse modo, trabalhar para eliminá-los.

Satisfação do cliente

Para que uma empresa ofereça uma boa experiência aos consumidores, é fundamental que tenha os produtos sempre disponíveis em estoque.

Além disso, deve cumprir com os prazos para entregas, ser ágil em trocas e devoluções, entre outros fatores. Do contrário, as chances de que os clientes procurem a concorrência são grandes.

Por meio de um ERP, um negócio pode otimizar todas essas tarefas e muito mais. Isso porque todas as equipes envolvidas na cadeia de suprimentos trabalharão em prol de um único objetivo, a partir de informações integradas.

Portanto, todos estes aspectos influenciados pelo ERP contribuem para reduzir custos e otimizar os processos da gestão de cadeia de suprimentos.

Veja também: 4 passos para melhorar a logística de distribuição em sua empresa

Conheça o SAP Business One

O SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas, é um ERP que permite que as pequenas e médias empresas do setor de logística e distribuição tenham acesso a dados de entrada e saída de pedidos, estoque, compras e localizações de itens com precisão absoluta.

Todos estes processos auxiliam a gestão de cadeia de suprimentos. A tecnologia, totalmente escalável, flexível e integrada, tem outras funcionalidades como:

  • Gestão financeira;
  • Vendas;
  • Relacionamento com o cliente;
  • Controle de aquisições e estoque;
  • Inteligência comercial;
  • Análises e relatórios.

Quer saber mais sobre o SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas? Então, entre em contato com um de nosso consultores!

Baixe agora nosso Checklist da Gestão Empresarial e saiba como gerenciar e integrar áreas no setor de distribuição.

Enviar mensagem.
Estamos online, entre em contato!
Enviar mensagem.
Estamos online, entre em contato!