Blog

logística de distribuição

4 passos para melhorar a logística de distribuição em sua empresa

A logística de distribuição é um aspecto fundamental para as empresas do setor. Logo, otimizar este processo ajuda a organização a reduzir custos, se tornar mais eficiente e melhorar o relacionamento com parceiros e clientes.

O não planejamento da logística de distribuição, por sua vez, pode resultar em uma má reputação para a marca. Além disso, gera elevação dos custos operacionais, falhas na prestação de serviço e diminuição da lucratividade.

Por tais razões, os processos de distribuição devem sempre ser monitorados visando identificar gargalos e desenvolver estratégias eficazes para superá-los. Saiba mais a seguir!

Leia também: Inovação nas empresas: como tornar sua empresa de distribuição mais digital?

Principais estratégias para melhorar a logística de distribuição

Atualmente, a centralidade da gestão tem grande relevância dentro dos processos organizacionais. Assim, diferentes metodologias de gerenciamento foram criadas para solidificar a atuação de negócios de vários segmentos.

De olho nas práticas relacionadas à logística de distribuição, apresentamos 4 estratégias importantes a seguir. Confira!

1. Faça o planejamento prévio

É fundamental que os gestores tenham controle sobre tudo o que acontece na logística de distribuição e o que ainda vai acontecer. Assim, conseguem planejar previamente elementos, como ciclo produtivo, materiais, estoque, depósito e entregas.

O planejamento é realizado com base em uma análise detalhada das informações da empresa e considera variáveis como:

  • Sazonalidades;
  • Promoções e descontos;
  • Datas comemorativas, entre outros.

Estes itens ajudam a tornar as estimativas mais acertadas para o planejamento.

Além disso, com o planejamento e monitoramento da cadeia de distribuição, a gestão pode verificar as tendências para os períodos seguintes. Assim como, é possível otimizar as entradas com base nas expectativas de saída de mercadorias.

Leia também: Sistema ERP: como a análise preditiva otimiza a produtividade no setor de distribuição

2. Controle as entradas e saídas de mercadorias

Sem um controle eficaz das entradas e saídas, a empresa de distribuição está fadada ao insucesso. Muitos negócios ainda realizam essas etapas manualmente. No entanto, a tecnologia já chegou para agilizar esses processos.

Um controle automatizado das entradas e saídas é possível com um sistema de leitura e processamento de códigos de barras. O que inclui, inclusive, a localização do produto no estoque, facilitando a separação antes do envio.

Dessa forma, todas as informações são centralizadas em um sistema e o gestor corre menos riscos de falhas ou perdas. Isso porque os dados como lote, validade, quantidade e outros também são processados.

3. Acompanhe os dados em tempo real

A ampliação dos mercados digitais fez com que o setor de distribuição se tornasse central na prestação de serviços eficientes. Com isso, diversos processos ocorrem simultaneamente, sendo fundamental um controle em tempo real dos dados.

Por exemplo, o controle automatizado do estoque faz com não haja compras duplicadas ou que o produto apareça como disponível quando já não há mais unidades na distribuidora.

Leia também: Como otimizar a eficiência e produtividade nas empresas de distribuição?

4. Invista em um sistema de gestão integrada

Atualmente, a eficiência da logística de distribuição está diretamente relacionada à adoção de um sistema de gestão integrada (ERP). Essa tecnologia permite gerenciar todos os aspectos da empresa em um único local, com:

  • Integração de informações;
  • Monitoramento em tempo real;
  • Gerenciamento do estoque;
  • Gestão de entregas;
  • Gestão financeira.

Estes aspectos ajudam os gestores a visualizar a operação da empresa como um todo e contribuem para a tomada de decisão baseada em dados reais.

Dessa forma, é possível facilitar o planejamento prévio da logística e garante melhores resultados para o negócio.

Conheça o SAP Business One

O SAP Business One é um sistema de gestão empresarial integrado completo. Distribuído pela Ramo Sistemas, fornece informações precisas sobre entradas e saídas de pedidos, estoque e localização do item, e conta com ferramentas que facilitam o planejamento de produção.

Outras funcionalidades incluem:

  • Gestão de estoque e depósito;
  • Gestão de localização no depósito;
  • Controle de entrada e saída de mercadorias;
  • Planejamento de produção e material;
  • Relatórios eficientes.

O software utiliza inteligência comercial para oferecer mais assertividade na gestão, com opções que incluem personalização de relatórios, análises interativas e análise de KPIs. Tudo para entregar mais eficiência à logística de distribuição.

Quer conhecer outras vantagens e funcionalidades do SAP Business One? Saiba mais sobre a solução e entre em contato conosco agora mesmo!

Baixe agora nosso Checklist da Gestão Empresarial e saiba como gerenciar e integrar áreas no setor de distribuição.