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4 desafios da gestão de entregas e distribuição de mercadorias

As empresas que atuam no setor de distribuição de mercadorias enfrentam diversos desafios relacionados ao dinamismo do segmento. Para superar os problemas e atingir os resultados esperados, é fundamental o controle de estoque adequado e a gestão de entregas mais eficiente.

Afinal, a qualidade da gestão de entregas é determinante para:

  • Cumprimento das metas diárias e periódicas;
  • Satisfação do cliente final;
  • Redução de custos operacionais;
  • Gerenciamento adequado da frota.

Pensando nisso, identificamos os obstáculos mais relevantes da área de distribuição e logística de mercadorias e como solucioná-los!

Leia também: Como otimizar a eficiência e produtividade nas empresas de distribuição?

Quais os principais desafios da gestão de entregas?

Muitos profissionais acreditam que os desafios na gestão de entregas estão associados somente ao estoque e à redução de custos. Esses aspectos realmente consistem em dificuldades para todos os negócios.

No entanto, a gestão de entregas conta com etapas específicas, como conferência de mercadorias, roteiros de entrega, gestão da distribuição e monitoramento dos indicadores. E tais processos da distribuição de mercadorias se apresentam particularmente desafiadores.

Confira 4 fatores-chave a serem levados em consideração:

1. Separação e expedição

A separação de mercadorias é uma etapa que exige planejamento e avaliação de regras. Neste caso, é importante analisar questões, como data crítica, estado da mercadoria, bloqueios de estoque, shelf life e outras.

A expedição, por sua vez, envolve o planejamento e a emissão de mapas de entrega com detalhes dos pedidos para que os motoristas tenham acesso às informações básicas.

2. Acertos de distribuição

Consiste na conferência posterior de quantas mercadorias foram efetivamente entregues, devolvidas, avariadas etc.

Além disso, é preciso atualizar o sistema da empresa com essas informações para evitar atrasos em entregas ainda não realizadas, erros no estoque ou perca de mercadorias.

Dessa forma, a gestão de entregas pode ser otimizada em todas as etapas para minimizar o risco de tais problemas.

3. Formação de carga

Esta questão envolve a vinculação dos pedidos de vendas à emissão das ordens de carga com todas as informações necessárias, como:

  • Região da entrega;
  • Veículo utilizado;
  • Motorista responsável, entre outros fatores.

Vale destacar que o controle automatizado dessa etapa é importante para monitorar o desempenho dos profissionais, melhorar o aproveitamento dos veículos e reduzir os custos das viagens.

Leia também: Como um sistema de gestão financeira facilita o controle de custos no setor de distribuição?

4. Acerto financeiro

Está relacionado ao controle dos acertos por ordem de carga após o retorno do veículo ao centro de distribuição. O que é fundamental para evitar registros incorretos, cobranças indevidas e falhas operacionais.

Como melhorar o desempenho na distribuição de mercadorias?

Todos os desafios relacionados à gestão de entregas podem ser automatizados ou aprimorados com a adoção de novas tecnologias apropriadas para esses fins.

Um exemplo é o sistema de gestão empresarial integrado (ERP). Esta solução viabiliza a integração e a padronização dos processos para melhorar a agilidade operacional.

O SAP Business One é um sistema ERP disponibilizado pela Ramo Sistemas, com diversos recursos pensando no setor de distribuição de mercadorias. A ferramenta proporciona a centralização de dados e a tomada de decisão de forma mais estratégica.

Além disso, com a plataforma, as empresas têm acesso à recomendação de vendas via machine learning (aprendizado de máquina). O que permite a exibição de recomendações de produtos com base nos históricos de compras dos clientes e clientes semelhantes em documentos de vendas.

A tecnologia também permite interagir com algoritmos de previsão estatística incorporados para analisar os níveis de estoque e otimizar sua demanda.

Com esses recursos, a empresa de distribuição garante mais eficiência e qualidade em processos sensíveis, como separação e expedição, acerto de distribuição, formação de carga e acerto financeiro.

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