Blog

sistema erp

Como um sistema ERP facilita o apontamento de produção industrial?

A necessidade de reduzir custos e aumentar a produtividade faz com que a incorporação de novas tecnologias, como o sistema ERP, seja cada vez mais comum no chão de fábrica. Isso porque tais recursos auxiliam em metodologias de controle, como o apontamento de produção.

Afinal, o sistema ERP, sistema integrado de gestão empresarial, viabiliza a gestão, automação, controle, monitoramento, comunicação e integração entre processos e áreas.

Pensando nisso, saiba como essa tecnologia facilita o apontamento de produção e quais os benefícios desse processo.

Leia também: Sua indústria precisa de um sistema de gestão empresarial? Descubra!

Como funciona o apontamento de produção industrial?

O apontamento de produção industrial é uma ferramenta que faz o registro de todas as etapas do produto na linha de produção. Essa estratégia identifica o início e o fim do item no processo produtivo e aponta intercorrências no percurso.

Devido às etapas de rastreamento e mapeamento dos produtos, esse processo é fundamental. Até porque encontra problemas, falhas, ritmo produtivo e demais questões relacionadas ao chão de fábrica.

Existem dois tipos de apontamento de produção:

  • Retroativo: também chamado de manual, esse método envolve a coleta de informações sobre a linha de produção em intervalos regulares. E esses dados são preenchidos em fichas específicas de monitoramento;
  • Tempo real: consiste no processo automatizado, com as informações sobre o início e fim da produção sendo enviadas constantemente ao sistema que faz o cálculo dos dados.

Todo esse controle ocorre a partir da adoção de tecnologias específicas, como câmeras, sensores, balanças automáticas e o próprio sistema ERP.

Veja tambémComo otimizar a gestão da produção industrial com um sistema ERP?

Quais os benefícios dessa prática?

A implantação do apontamento de produção industrial proporciona uma série de benefícios à indústria, como:

  • Melhora da gestão de custos com informações precisas sobre o processo de fabricação de cada produto;
  • Eficiência no controle de estoque devido ao monitoramento contínuo e integrado da produção;
  • Rastreabilidade dos produtos e da matéria-prima, identificando os componentes de cada produto;
  • Maior controle sobre a produção, acompanhando desempenho, falhas e gargalos operacionais.

Essas vantagens do apontamento de produção se refletem diretamente na gestão, lucratividade e previsibilidade do negócio.

Como o sistema ERP auxilia no apontamento de produção?

Para que os benefícios previamente citados sejam alcançados, é indispensável utilizar um sistema ERP com funcionalidades específicas à área industrial. Entenda o impacto da solução no dia a dia da fábrica.

– Roteiros de fabricação

Com a ferramenta, é possível definir roteiros de fabricação para os produtos finalizados e semiacabados. O que viabiliza o registro das etapas de produção, o centro de trabalho e o ritmo produtivo.

– Integração

O sistema ERP permite que as informações do processo produtivo sejam integradas às demais áreas. Isso garante eficiência na reposição de matéria-prima, controle de estoque, planejamento de vendas e outros processos.

– Automação

O apontamento de produção em tempo real depende da incorporação de processos automatizados. Neste sentido, o sistema de gestão torna viável a automação, já que pode ser configurado para realizar etapas específicas de produção, gestão e monitoramento.

Saiba mais6 vantagens da automação de processos no setor industrial

– Análise de produção em tempo real

A análise em tempo real é determinante para que as previsões e os prazos da indústria possam ser recalculados automaticamente, de acordo com alterações no ritmo produtivo.

Neste caso, o sistema ERP é essencial, pois possibilita o acompanhamento integral. O que permite melhorar a tomada de decisão conforme as condições atuais de fabricação.

Como escolher o sistema ERP mais adequado?

A definição de um sistema ERP ideal para as necessidades da sua indústria é fundamental para facilitar o processo de apontamento de produção.

SAP Business One é uma tecnologia com presença global, mas com funcionalidades específicas às características produtivas da indústria brasileira. O que garante assertividade, inovação e eficiência.

Ramo Sistemas, parceira da SAP Business One no Brasil, auxilia nas etapas necessárias à implantação da tecnologia e início da operação.

Quer saber mais como reduzir custos e aumentar a produtividade da sua indústria? Conheça o SAP Business One e entre em contato com nossos consultores agora mesmo!