Blog

gestão da produção industrial

Como otimizar a gestão da produção industrial com um sistema ERP?

gestão da produção industrial é desafiadora, pois envolve processos variados, desde o controle de insumos e o ciclo produtivo até o treinamento das equipes.

Logo, ao considerar a complexidade da área industrial, é preciso ter as ferramentas adequadas para desenvolver os processos e monitorar as atividades. O que permite otimizar a operação. Neste cenário, o sistema ERP moderno é uma boa saída para atender a tais demandas.

A seguir, conheça como a gestão da produção industrial pode ser facilitada com a implantação do sistema ERP.

Saiba mais6 vantagens da automação de processos no setor industrial

6 dicas de gestão da produção industrial com ERP

O objetivo da gestão da produção industrial é conseguir unir o aumento da produtividade com a redução dos custos. Essa meta, apesar de desafiadora, não é utópica. Saiba como alcançá-la!

1. Integração e centralização de dados

Para que a gestão da produção industrial ocorra com eficiência, é determinante que os gestores tenham acesso às informações relevantes do processo.

O ERP – Sistema Integrado de Gestão Empresarial – viabiliza que os dados de todos os departamentos sejam integrados em uma única plataforma.

Como consequência dessa centralização de dados, os gestores obtêm uma série de benefícios, como:

  • Maior controle dos processos, finanças e operações;
  • Identificação e superação de gargalos;
  • Aumento produtividade das equipes;
  • Maior eficiência da produção.

2. Automação de processos

A tecnologia tornou diversas funções obsoletas. Assim, para se manterem competitivas, as indústrias precisam identificar quais processos podem e devem ser automatizados.

Por exemplo, a automação produtiva viabiliza o controle preciso dos insumos. Desse modo, quando for necessária a reposição da matéria-prima, o gestor será notificado diretamente pelo sistema ERP.

Portanto, são fatores determinantes que evitam a paralisação do maquinário e a ociosidade das equipes devido à falta de controle dos processos.

Leia também: Sua indústria precisa de um sistema de gestão empresarial? Descubra!

3. Ações preventivas

Devido ao controle dos dados, o ERP informa aos gestores sempre que uma manutenção preventiva é necessária. Isso engloba o intervalo entre inspeções, a produção do período ou a queda do desempenho do maquinário.

Com isso, há menores chances de paralisações por quebra dos equipamentos, que são mais custosas à empresa, prejudicam prazos de entrega e afetam a produtividade.

4. Gestão de pessoas

Por meio da integração entre departamentos no ERP, os gestores podem atuar em conjunto com o RH para uma gestão de pessoas mais adequada e motivadora.

É possível, por exemplo, identificar quedas na produtividade e promover treinamentos específicos para as necessidades da equipe.

capacitação periódica também é importante para ter profissionais autônomos e capazes de tomar decisões acertadas agilmente.

5. Redução de custos

Com o ERP, a gestão da produção industrial tem dados para tomar decisões de negócio mais acertadas e tornar operação mais fluida. Assim, é possível ter menos interrupções ou situações não previstas.

O resultado é a redução de custos na produção. O que garante uma vantagem competitiva adicional ao negócio.

6. Geração de relatórios

Os relatórios são essenciais para o controle dos processos, a geração de insights e a busca por melhorias estratégias.

Por essas razões, o sistema ERP deve fornecer relatórios personalizados de acordo com as demandas dos gestores. Isso, inclusive, viabiliza um monitoramento em tempo real das atividades.

Leia tambémInternet das coisas na indústria: saiba como utilizá-la

Como o SAP Business One fornece inteligência à indústria?

SAP Business One é um sistema de gestão empresarial que integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. O software inclui:

  • Gestão financeira;
  • Gestão de vendas e clientes;
  • Controle de aquisições e estoque;
  • Planejamento de produção;
  • Inteligência comercial;
  • Análises e relatórios.

Com a disponibilidade dos dados relevantes de cada departamento, a integração das informações e o controle ágil da produção, o sistema ERP garante uma gestão da produção industrial otimizada e inteligente.

Ramo Sistemas fornece a ferramenta de forma personalizada para a sua indústria.

Saiba mais sobre o SAP Business One, conheça os benefícios do sistema ERP e entre em contato com nossos especialistas para implementar a plataforma na sua empresa!