Blog

sistema de gestão empresarial

Sua indústria precisa de um sistema de gestão empresarial? Descubra!

sistema de gestão empresarial é uma tecnologia que promove mudanças significativas na operação e na produção da indústria, principalmente durante a expansão para novos mercados.

No entanto, uma dificuldade dos gestores é identificar quando o sistema de gestão empresarial é necessário e quais problemas ele ajuda a superar. Saiba mais a seguir!

Leia também: Como otimizar a gestão da produção industrial com tecnologia e automação

Quais os problemas mais comuns na indústria?

Tanto o gerenciamento quanto a operação industrial implicam em desafios significativos aos gestores. Assim, a tecnologia, em geral, se apresenta como uma aliada para uma gestão empresarial mais eficaz.

Confira os desafios comuns da indústrias!

Controle de estoque

controle de estoque na indústria é uma das áreas mais frágeis e com problemas que afetam o faturamento.

Neste sentido, a produção excessiva ou a falta de itens para serem comercializados são igualmente prejudiciais economicamente.

Dessa forma, o controle de estoque depende da capacidade produtiva do negócio, mas também do direcionamento logístico dos gestores. Isso pode ser facilitado por um sistema de gestão empresarial.

Gestão durante a expansão

A expansão comercial é um desejo de muitas indústrias. Porém, ela representa novos desafios operacionais que devem ser considerados pelos gestores. Neste caso, é preciso:

  • Determinar áreas estratégicas para investimento;
  • Definir o ritmo produtivo;
  • Buscar clientes em novos mercados, entre outros.

Portanto, para que esse crescimento seja bem-sucedido, é determinante uma gestão administrativa e financeira inteligente.

Leia também: 6 vantagens da automação de processos no setor industrial

Atraso tecnológico

Não é incomum, principalmente em pequenas e médias empresas (PMEs) e negócios em expansão, que a adoção de soluções tecnológicas não acompanhe as novas demandas gerenciais.

Assim, o atraso tecnológico surge como um limitante do crescimento e afeta a eficiência da operação. Por isso, a utilização do sistema de gestão empresarial aparece como uma ótima solução para aliar gestão e tecnologia.

Saiba mais: Internet das coisas na indústria: saiba como utilizá-la

5 benefícios do sistema de gestão empresarial

Após conhecer esses problemas recorrentes e limitantes, a sua indústria pode superá-los com o uso do sistema de gestão empresarial. Assim, é possível proporcionar mais qualidade gerencial, agilidade e rapidez na tomada de decisão, e inteligência de negócios.

Conheça os principais benefícios!

1. Previsibilidade

Como visto, tanto o excesso quanto à falta de mercadorias pode acarretar em problemas no estoque. Neste caso, um dos benefícios do ERP é oferecer previsibilidade para essa área.

Ao verificar a movimentação de cada tipo de produto, disponibilidade atual no estoque e ritmo produtivo, o software indica a necessidade de acelerar ou diminuir a produção.

2. Integração

A gestão empresarial, principalmente durante a expansão do negócio, exige uma visão integrada das áreas. Com isso, os gestores podem identificar riscos e oportunidades na operação.

O ERP é fundamental neste sentido. Até porque o sistema fornece essas informações, emitindo relatórios completos que consideram todos os departamentos.

3. Padronização dos processos

Um risco operacional é que cada departamento adote processos próprios. Isso pode ocasionar refações, queda na produtividade e falta de padronização.

Para superar este problema e controlar as operações de forma centralizada, o sistema de gestão empresarial é importante. Afinal, o ERP garante a continuidade das atividades entre departamentos.

4. Aumento da produtividade

O ERP viabiliza a automação de processos. Isso evita a necessidade de atividades manuais, como contagem de mercadorias, atualização das entradas e saídas, e cadastros manuais.

Dessa forma, há um impacto direto na produtividade dos colaboradores. Até porque os funcionários podem se dedicar às atividades mais estratégicas e criativas do processo produtivo.

5. Redução de custos

A atualização tecnológica promovida pelo ERP resulta na redução de custos desnecessários. Isso porque efetua um controle mais rígido de entradas, saídas, matérias-primas, insumos e outros.

Vale destacar ainda que o sistema de gestão empresarial viabiliza uma administração financeira mais eficiente. O que gera insights importantes para a otimização dos custos.

Saiba mais: A importância do ERP para pequenas e médias empresas

Como implementar o sistema de gestão adequado?

Agora que você já viu a importância do ERP para a sua indústria, deve estar se perguntando qual o sistema ideal para o seu negócio.

SAP Business One, fornecido pela Ramo Sistemas, é um ERP desenvolvido com foco em indústrias, considerando as necessidades particulares dessas empresas.

Presente em mais de 170 países, a tecnologia oferece benefícios diversos à gestão, como:

  • Integração;
  • Padronização;
  • Centralidade;
  • Relatórios completos;
  • Inteligência de mercado;
  • Inovação tecnológica.

Com todas essas vantagens, é possível otimizar o controle de processos e estoque, aumentar a produtividade, reduzir os custos e melhorar a previsibilidade produtiva e financeira.

Conheça o SAP Business One e todos os benefícios promovidos por essa tecnologia no seu negócio!