Blog

gestão contábil

5 principais desafios da gestão contábil em empresas de serviços

Apesar de muitas vezes ser vista como uma tarefa burocrática ou um “mal necessário” pelas empresas de serviços, a gestão contábil pode trazer diversas vantagens quando feita de forma eficiente. Isso envolve tanto a parte financeira quanto a de administração.

Para começar, se evita juros e multas por falta de pagamentos e os negócios podem crescer de forma sólida.

O motivo é que a transparência sobre a situação financeira traz aos empreendedores dados concretos sobre a situação das finanças, o que auxilia em uma tomada de decisão mais assertiva.

Afinal, a contabilidade tem como principal objetivo reunir todas as informações patrimoniais a financeiras.

Assim, o empresário ou contador transforma essas informações em dados úteis ao cotidiano das empresas.

Por meio de um gerenciamento eficiente é possível se beneficiar de todos os serviços do setor, como questões trabalhistas, cumprimento de obrigações legais, cálculo de guias de tributos, emissão de relatórios, entre outros.

Conheça 5 desafios da gestão contábil a serem superados por prestadoras de serviços

Sabemos que fazer a gestão contábil é uma tarefa um tanto complexa e que, ao mesmo tempo, é essencial para manter a saúde das empresas de serviços. Por isso, listamos os 5 principais desafios e como superá-los em seu negócio.

1. Desconhecer o assunto

Ao abrir uma empresa, muitos empreendedores focam em sua área de atuação e acabam deixando de lado questões fundamentais como a gestão contábil.

Porém, a falta de conhecimento sobre o assunto é justamente uma das principais falhas dos empresários.

Nesse aspecto, a dica é buscar cursos, grupos de mentoria, livros de gestão e outras formas de saber mais sobre o universo da contabilidade.

2. Omissão de dados

No intuito de evitar o pagamento de tributos ou mesmo por desconhecimento, muitos negócios acabam omitindo informações e não enviando aos contadores documentos importantes como notas fiscais, contratos e duplicatas.

Ao fazerem isso, automaticamente, estão atrapalhando o fechamento das demonstrações contábeis e a elaboração de relatórios que trazem um panorama sobre a empresa.

Além disso, as empresas ficam sujeitas a multas e autuações por parte dos órgãos competentes. Portanto, é essencial compreender que os profissionais de contabilidade são aliados e devem estar a par de tudo o que ocorre com a empresa.

3. Opção por um regime tributário inapropriado

Outro erro comum relacionado à gestão contábil, é a escolha equivocada do regime tributário a ser seguido no ano calendário.

Por exemplo, enquanto o Lucro Real pode ser extremamente vantajoso para uma empresa, o Presumido ou o Simples Nacional podem favorecer outras.

Desse modo, é indispensável contar com o auxílio de profissionais especializados, que indiquem quais das opções são mais interessantes a cada caso.

4. Negligenciar o planejamento tributário

O planejamento tributário é uma ferramenta essencial para que as prestadoras de serviços definam a forma com que as obrigações serão cumpridas durante todo o ano.

Assim, é possível se adequarem as mudanças constantes pelas quais a legislação brasileira vem passando.

A falta desse documento é justamente uma das principais falhas da gestão contábil. Por isso, se seu negócio ainda não planeja a contabilidade, já é hora de empregar esforços para reverter a questão.

5. Falha ao definir as contratações

Quando uma empresa possui funcionários, é fundamental que os empreendedores se atentem ao regime de contratação. Esse pode ser em regime de CLT ou por meio de pessoas jurídicas que realizem determinadas funções.

O problema é que nem sempre há a compreensão sobre a diferença entre um empregado e um profissional contratado. Consequentemente, as empresas podem sofrer as consequências contábeis dessa postura.

Como um sistema de gestão pode ajudar

A rotina de empresários que prestam serviços é atribulada, fazendo com que os erros de gestão contábil acabem sendo cometidos e, com isso, surjam uma série de prejuízos.

Nesse aspecto, um sistema de gestão ERP pode auxiliar de forma significativa.

Isso porque esses softwares são capazes de desempenhar diversas funções do dia a dia de forma automatizada, o que agiliza os processos e trazendo aos empreendedores um panorama geral sobre o negócio.

O SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas, oferece funcionalidades como:

  • Gerenciamento e administração;
  • Contabilidade e finanças;
  • Compras e operações;
  • Vendas e prestações de serviços;
  • Gerenciamento de projetos e recursos;
  • Produção e MRP;
  • Inventário e distribuição.

Além de contribuir com uma gestão contábil mais eficiente, o ERP facilita as rotinas de diversas outras áreas, trazendo melhores resultados para as empresas como um todo.

Com isso, as empresas de serviços podem se manter atualizadas e ter uma solução capaz de fornecer as informações necessárias de forma rápida e segura, de acordo com a legislação brasileira.

Entre em contato e obtenha a melhor solução de sistema ERP para sua empresa de serviço!

Baixe agora nosso Checklist da Gestão Empresarial e saiba como gerenciar e integrar áreas no setor de distribuição.