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Como um sistema de gestão empresarial otimiza a produtividade em empresas de serviços?

As empresas do setor de serviços estão entre aquelas que mais precisam investir em inovação e tecnologia para garantir diferenciais competitivos. O sistema de gestão empresarial proporciona múltiplos benefícios nesse segmento, incluindo o aumento da produtividade.

Afinal, tornar-se mais produtivo significa fazer mais com menos. Ou seja, demandando menos tempo, insumos ou pessoas para realizar as tarefas.

Neste sentido, o sistema de gestão empresarial contribui ao melhorar o fluxo de informações do setor de serviços. O que é um aspecto fundamental para a operacionalidade e o atendimento ao cliente final. Saiba mais!

Saiba mais: Como melhorar a eficiência empresarial no setor de serviços com um sistema ERP?

Quais os impactos do sistema de gestão empresarial na produtividade?

Existem diferentes funcionalidades do sistema de gestão empresarial relacionadas à otimização da produtividade no setor de serviços. A seguir, apresentamos as mais relevantes a esses negócios.

1. Reduz erros e refação

Uma das funções do sistema de gestão empresarial é estruturar processos operacionais. Isso garante que cada serviço seja dividido em etapas que são atribuídas às respectivas áreas.

Essa organização automatizada diminui as chances de erros, sejam administrativos, de atendimento ou prestação do serviço ao cliente.

Assim, as refações são reduzidas, pois há um controle de qualidade associado à ferramenta. Até porque as etapas não podem ser ignoradas no sistema automatizado.

2. Integra áreas

A integração das áreas faz com que um processo iniciado em uma área seja diretamente encaminhado para outra conforme a etapa seja concluída.

Isso evita a necessidade de diferentes departamentos fazerem as mesmas funções, como cadastro do mesmo cliente pelo vendedor, atendimento e contrato.

3. Auxilia na tomada de decisão

As informações coletadas e processadas pelo sistema de gestão empresarial garantem mais assertividade na tomada de decisão. O que gera uma gestão inteligente.

Isso porque os gestores conseguem identificar por exemplo:

  • Canais de relacionamento mais usados pelos clientes;
  • Nível de satisfação do consumidor;
  • Insumos gastos por atendimento ou por equipe;
  • Sazonalidades
  • Entre outros.

Saiba mais: 5 desafios da gestão de pequenas empresas do setor de serviços

3. Centraliza os dados

A centralização dos dados permite a maior assertividade no processo decisório e também viabiliza um planejamento de longo prazo.

Por meio dos dados, é possível obter informações como média de vendas, fluxo de caixa, ticket médio dos clientes, duração dos contratos, renovação etc.

4. Melhora a comunicação

A comunicação entre os diferentes departamentos é um dos principais desafios do setor de serviços. E este aspecto é beneficiado com a adoção do sistema de gestão empresarial.

Ao facilitar a comunicação entre equipes, com os fornecedores e com os clientes, o sistema gera uma série de benefícios, como:

  • Redução de falhas;
  • Aumento da eficiência na prestação de serviços;
  • Melhora dos indicadores de performance;
  • Otimização da produtividade entre colaboradores que gastam menos tempo em contatos desnecessários.

Veja mais: Conheça as principais diferenças do sistema ERP para empresas de serviços

Como implementar um sistema de gestão empresarial?

A escolha do sistema de gestão empresarial deve ser realizada com base nas principais demandas identificadas nas empresas de serviços.

O SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas, é um sistema que centraliza o gerenciamento de todos os processos de sua empresa. Assim, garante mais visibilidade sobre as etapas e controle total de toda a dinâmica do negócio.

A tecnologia tem funcionalidades relativas às principais necessidades do setor de serviços, como:

  • Gestão financeira;
  • Vendas;
  • Relacionamento com o cliente;
  • Controle de aquisições e estoque;
  • Inteligência comercial;
  • Análises e relatórios.

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