Blog

gestão inteligente

Gestão inteligente: como tornar sua empresa de serviços mais inovadora?

O setor de serviços é um dos que mais crescem no Brasil, com pequenas e médias empresas focadas no segmento. Por isso, para se destacar no mercado atual e se manter competitivo, é preciso desenvolver uma gestão inteligente e uma cultura de inovação.

Para ter uma ideia da importância de se diferenciar, no estado de São Paulo, existem mais de 1,1 milhão de pequenos negócios empresariais de serviços. O que representa 41% do total de pequenos negócios do estado, segundo dados do Sebrae.

Logo, para as PMEs se sobressaírem na área de serviços, uma gestão inteligente é fundamental. Além disso, com novas tecnologias surgindo constantemente, uma cultura de inovação é de grande relevância para garantir serviços eficientes.

Saiba mais a seguir!

Veja mais: 5 desafios da gestão de pequenas empresas do setor de serviços

6 dicas para uma gestão inteligente e cultura de inovação

A gestão de PMEs de serviços é bastante desafiadora. Dessa forma, uma gestão inteligente precisa envolver pessoas, processos e ferramentas para obter melhores resultados.

Conheça ações que podem ser adotadas para implementar uma transformação cultural e atingir os objetivos da sua empresa:

1. Invista em lideranças engajadas

A gestão inteligente está diretamente relacionada à atuação de lideranças engajadas com a transformação digital e a cultura de inovação. O novo papel do líder envolve dar espaço para que os colaboradores consigam inovar e apresentar novas propostas.

Assim, a inovação nas empresas deve ser incentivada em todos os níveis com garantia de autonomia e de compreensão com as tentativas e erros.

2. Capacite os profissionais

Para que sejam incentivados a inovar, os profissionais devem ter domínio sobre as novas ferramentas e tecnologias. Neste sentido, a capacitação é essencial.

Dificilmente, uma cultura de inovação será alcançada em um ambiente no qual os profissionais não se apropriem dos novos recursos, como automação, análise de dados e outros.

Portanto, promova treinamentos e incentive a qualificação e o desenvolvimento dos profissionais da sua equipe.

Saiba mais: Passo a passo: como tornar a gestão de operações e serviços mais produtiva e eficiente?

3. Tenha canais de comunicação internos

Os canais de comunicação internos têm uma participação central na gestão inteligente. Afinal, as informações devem ser facilmente compartilhadas e acessíveis.

As soluções mais robustas e inovadoras podem envolver diferentes departamentos. Assim, os profissionais devem ter mecanismos fáceis de colaborar e trocar informações.

4. Utilize ferramentas propícias à inovação

Muitas vezes, os gestores incentivam a inovação, mas não dão estrutura e ferramentas propícias para que as mudanças aconteçam. O que limita a capacidade dos colaboradores.

Atualmente, existem diversos recursos que facilitam a interação e inovação. Por exemplo: soluções na nuvem, arquivos editáveis online, chats e outros.

5. Invista em tecnologias disruptivas

As tecnologias disruptivas estão diretamente relacionadas à inovação e à gestão inteligente. Alguns dos exemplos de soluções tecnológicas incluem: Internet das Coisas, automação, Big Data, inteligência artificial e outras.

Além disso, como sempre surgem novas tecnologias, as PMEs precisam manter uma atenção constante.

6. Adote um software de gestão

O sistema integrado de gestão empresarial (ERP) é uma das principais tecnologias para quem deseja uma gestão inteligente e com foco na inovação.

O software permite o controle de recursos, gerenciamento de agendas, criação de canais de comunicação e promoção da inovação em todos os departamentos.

Com essa tecnologia, os gestores podem estruturar e delegar projetos, alocar e rastrear insumos e gerenciar entregas. O sistema também proporciona a integração de setores com centralização de informações. Assim, é possível otimizar processos e garantir maior produtividade das equipes, com menos erros e sem retrabalhos.

O SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas, é um ERP que oferece uma visão completa de toda a empresa e o controle das operações. O que facilita uma gestão inteligente voltada para a inovação. O software inclui recursos como:

  • Gestão financeira e de vendas;
  • Gerenciamento de estoque;
  • Relacionamento com fornecedores e clientes;
  • Controle de insumos;
  • Inteligência comercial;
  • Relatórios;
  • E muito mais!

Com todos esses dados em mãos, é possível fornecer maior inteligência à tomada de decisão e aos processos estratégicos.

A plataforma também dispõe de funcionalidades personalizáveis de acordo com o segmento e objetivos do negócio. Conheça mais sobre o SAP Business One e veja como podemos ajudar a sua PME de serviços!