Blog

tecnologias disruptivas

Como as tecnologias disruptivas impactam indústrias em processo de transformação digital?

A transformação digital é uma realidade em todos os segmentos. Mas vale especialmente para as indústrias que precisam conhecer e se apoderar das novas tecnologias disruptivas para otimizar processos, criar diferenciais competitivos e atingir a excelência.

Antes de mais nada, é preciso entender o que são tecnologias disruptivas. O termo é usado para se referir às soluções tecnológicas embarcadas em produtos, serviços ou modelos de negócios que rompem com os padrões vigentes. Dessa forma, tais novidades proporcionam uma inovação profunda no segmento.

Como se pode perceber, é uma transformação significativa na sua indústria. Por isso, é fundamental começar o quanto antes. A seguir, conheça os principais benefícios de investir nessas tecnologias!

Leia também: Como otimizar a gestão da produção industrial com tecnologia e automação

Qual a importância de investir em tecnologias disruptivas?

Segundo o relatório global da Deloitte “Perspectivas globais para empresas emergentes”, realizado com 2.550 líderes de empresas de 30 países, a maioria dos entrevistados têm expectativas de aumento de receita, produtividade e lucros a partir dessas inovações.

De acordo com a pesquisa, devido à disruptura digital, 43% das empresas consideram novos modelos de negócios. Enquanto que 40% já implementam novas tecnologias em suas atividades.

Além disso, a melhora da produtividade é um dos principais objetivos de 29% dos gestores entrevistados. O que justifica a introdução dessas inovações nas indústrias.

Questionados sobre as ações desenvolvidas nas empresas para alcançar os níveis das tecnologias disruptivas, os gestores elencam suas prioridades:

  • 43% estudam novos modelos de negócios;
  • 40% já implementam novos modelos de negócios;
  • 38% estão explorando oportunidades para se beneficiar das tecnologias disruptivas;
  • 33% dizem ter equipes focadas nessas tecnologias;
  • 31% afirmam que é um tópico constante nas discussões da diretoria;
  • 22% afirmam que ainda há pouco foco nessa área.

Esses dados indicam uma necessidade latente de investir e desenvolver ações concretas nessa área. Afinal, a disrupção tecnológica é diretamente relacionada à produtividade e competitividade das empresas.

Ou seja, as indústrias que adotarem as novas soluções de forma mais rápida vão sair na frente da concorrência e se destacar no mercado.

3 benefícios de investir em transformação digital na indústria

Ao considerar as particularidades da indústria, a transformação digital com implantação de tecnologias disruptivas apresenta uma série de benefícios.

Conheça os mais importantes a seguir:

1. Produtividade

Como visto, a melhora da produtividade é uma preocupação dos gestores e também um dos motivos que justifica o investimento em novas tecnologias.

Mas como atingir este objetivo? O aumento da capacidade produtiva é viável com soluções, como automação de processos, Inteligência Artificial e Internet das Coisas, entre outras.

Leia também: 6 vantagens da automação de processos no setor industrial

2. Eficiência

A eficiência dos processos refere-se a fazer mais com menos e reduzir as chances de prejuízos, desperdícios ou falhas na operação.

Para atingir um maior nível de eficiência, é necessária a união entre uma série fatores:

  • Estruturação dos processos produtivos na indústria;
  • Novas tecnologias;
  • Qualificação das equipes para atuar nesse meio.

3. Redução de custos

Por fim, um dos benefícios mais significativos das tecnologias disruptivas na indústria é a redução dos custos operacionais. O que acontece tanto pela automação de processos, como pelo melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

Com esse resultado, a indústria se torna mais lucrativa e pode manter um ciclo constante de novos investimentos em inovação e tecnologias.

Leia também: Como otimizar a gestão da produção industrial com um sistema ERP?

Como o sistema ERP influencia esses processos?

Para que a transformação digital seja eficiente nas indústrias, é fundamental otimizar toda a gestão e o controle das operações com novas tecnologias. O sistema integrado de gestão empresarial (ERP) conta com funcionalidades para atender às necessidades das indústrias e proporcionar melhores resultados.

O SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas, é um sistema ERP com funções para todos os setores da indústria. Assim, é possível melhorar a produtividade, aumentar a eficiência e garantir a agilidade operacional. Veja os principais recursos:

  • Gestão financeira;
  • Gestão de vendas e clientes;
  • Controle de aquisições e estoque;
  • Planejamento de produção;
  • Relacionamento com o cliente;
  • Análises e relatórios;
  • E muito mais!

Portanto, com o SAP Business One, a empresa tem maior controle sobre a produção industrial. Além disso, o sistema centraliza todas as informações da operação para gerar insights valiosos sobre o processo e facilitar a tomada de decisão dos gestores.

Quer saber mais sobre as nossas soluções? Conheça o SAP Business One fornecido pela Ramo Sistemas e todo o potencial dessa tecnologia!