Blog

sistema ERP para pequenas empresas

Como o sistema ERP para pequenas empresas ajuda durante a crise

Por conta dos efeitos da covid-19, a pandemia provocada pelo novo coronavírus, as corporações precisam pensar em maneiras de reduzir custos. Nesse sentido, contar com o sistema ERP para pequenas empresas é uma estratégia válida.

Leia mais: Tudo sobre ERP: tire suas dúvidas e entenda como implantar o sistema

Esse atual cenário turbulento impacta diretamente o funcionamento das companhias, já que a implementação da quarentena fez com que diversos negócios precisem atuar de maneira remota.

A pandemia pode prejudicar a continuidade de corporações da área de serviços, bem como diminuir drasticamente as vendas feitas por lojas e mercados. 

Por conta dessas questões, mostra-se indispensável dispor do sistema ERP para pequenas empresas a fim de reduzir os custos de operação e aumentar a produtividade dos funcionários.

Pensando em auxiliar os gestores neste momento, selecionamos algumas dicas para a superar a crise e explicamos os benefícios do sistema ERP. 

Veja também: Sistema integrado de gestão: como melhorar a lucratividade em empresas de serviços

Passo a passo para pequenas empresas em tempos de crise

  • Estabeleça um levantamento das despesas: organizar todos os gastos previstos para os próximos meses é uma forma de melhorar a administração financeira.
  • Defina prioridades: reconhecer os pagamentos mais importantes a serem feitos é preciso para evitar imprevistos e identificar custos desnecessários.
  • Realize promoções: para manter a lucratividade, podem ser desenvolvidas promoções para elevar as vendas de produtos em excesso no estoque, ou até mesmo optar por diferentes formas de pagamento e entrega.
  • Negocie com fornecedores: para garantir a saúde financeira, é recomendável que os gestores busquem realizar contatos com seus fornecedores de modo a aumentar os prazos de pagamento ou renegociar valores.
  • Faça a gestão de fluxo de caixa: uma dica primordial é a organização de todas as entradas e saídas do caixa. Essa estratégia permite evitar endividamentos e melhorar a rentabilidade.
  • Experimente a venda online: com o objetivo de seguir vendendo, as empresas têm como recomendação utilizar táticas de negociação online. Esse planejamento quanto ao delivery aparece como solução produtiva no contexto atual.

Outra maneira efetiva assegurar bons resultados para a companhia é dispor do sistema ERP para pequenas empresas.

Mas, afinal, como funciona essa tecnologia? Como esse sistema de gestão integrada pode ajudar os empreendedores? Veja no tópico abaixo:

Os benefícios do sistema ERP para pequenas empresas

Por meio do sistema ERP para pequenas empresas, os gestores conseguem ter maior controle sobre todo o negócio.

Assim, com a visão sistêmica aprimorada, tem a possibilidade de colocar em prática planos para reduzir os custos de operação, descobrindo gargalos operacionais e administrativos, gastos desnecessários, perdas produtivas e eliminando processos duplicados e despadronizados.

Além disso, pode-se utilizar a ferramenta para mapeamento e gestão do estoque em tempo real para encontrar itens em excesso, que elevam os custos de armazenagem. Dessa maneira, a redução na produção de determinada mercadoria excedente ou mesmo a realização de promoções são táticas válidas.

O uso dessa plataforma também gera a redução de erros nas operações, uma vez a automatização minimiza a presença de tarefas manuais e diminui retrabalhos.

Por último, o sistema ERP para pequenas empresas é responsável por garantir a conectividade, mobilidade e produtividade remota do negócio neste momento incerto, com uma gestão integrada, com as funcionalidades de finanças, compras, vendas, clientes, fornecedores, estoque em um único sistema online. 

Com isso, seu negócio pode se tornar mais moderno, inteligente e preparado para minimizar custos, ganhar eficiência e superar as adversidades da crise atual.

Tenha o melhor sistema ERP para pequenas empresas

Os líderes de negócio que almejam crescer mesmo no cenário atual devem reconhecer a importância da modernização da organização com o investimento em uma tecnologia, como o sistema ERP.

Nesse sentido, é imprescindível contar com o SAP Business One, sistema ERP para pequenas empresas fornecido pela Ramo Sistemas.

Conhecido no mercado, o SAP Business One propicia maior agilidade e otimiza a gestão de pequenas empresas de serviços, dispondo de recursos essenciais para o sucesso do negócio. Confira:

  • Fácil implementação 100% remota;
  • Recursos para gerenciar a área financeira; 
  • Acesso pelo navegador da internet; 
  • Licenciamento por assinatura;
  • Gerenciamento das funções empresariais online.

Vale destacar que empresas que usam tecnologias da SAP têm seu valor de mercado aumentado em 12%. 

Quer saber mais detalhes? Conte com o apoio da Ramo Sistemas neste momento atual incerto e complicado principalmente em decorrência da crise da pandemia do coronavírus. Se precisar de mais informações, entre no site e tire suas dúvidas com nossos representantes!

Baixe agora nosso Guia da Gestão Empresarial e saiba como integrar processos no setor de serviços.