Blog

erp para pequenas empresas

Como o ERP para pequenas empresas impulsiona a transformação digital?

A transformação digital já afeta negócios independentemente do segmento ou porte. Dessa forma, a adoção de um ERP para pequenas empresas torna-se mais necessária para tornar esses empreendimentos competitivos.

De acordo com pesquisa do Gartner estima-se que até 2024, 69% da rotina de gestão das empresas será totalmente automatizada por novas tecnologias e sistemas.

Leia mais: Como garantir eficiência operacional com a implementação do ERP

Nesse cenário, a incorporação de um ERP para pequenas empresas torna-se essencial. Confira os principais benefícios a seguir!

Quais os benefícios do ERP para pequenas empresas?

As melhorias alcançadas com um ERP para pequenas empresas independem do segmento, pois todos eles estão inseridos nesse cenário de transformação digital previsto pela Gartner.

Identificar previamente quais são os benefícios alcançados com o sistema integrado de gestão empresarial é determinante para um planejamento acertado. Confira!

Centralização dos dados

Um dos primeiros e mais significativos benefícios da incorporação de um ERP para pequenas empresas é que os gestores podem reunir todos os dados em um único sistema de planejamento de recursos empresariais.

Isso garante o controle mais rigoroso dos processos, com maior potencial para cumprir as metas estabelecidas e, inclusive, estipular objetivos mais condizentes com a realidade do negócio.

Veja mais: Gestão inteligente: como tornar sua empresa de serviços mais inovadora?

Facilidade nos processos administrativos

O sistema ERP dispõe de funcionalidades que integram todos os departamentos da pequena empresa, desde a contabilidade e CRM até a gestão de cadeia de suprimentos e compras.

Por serem reunidas em um único sistema, essas atividades são facilitadas, evitando retrabalhos ou erros de comunicação entre departamentos.

Otimização das tarefas

Com o ERP torna-se possível administrar os principais processos do negócio por meio de uma única plataforma, o que resulta em melhorias na operação.

Por exemplo, a ferramenta dispõe de recursos para administrar o fluxo de caixa considerando todas as variáveis e tornando-as mais visíveis aos gestores.

Como benefício os gestores têm uma oportunidade real de reduzir custos e desperdícios, o que aumenta a competitividade e lucratividade da empresa.

Veja ainda: Como o sistema ERP torna a gestão de ativos mais eficiente

Inteligência comercial

Quando a empresa incorpora um sistema ERP para gestão, ela consegue ter um controle simplificado de todos os processos, além de ter dados sobre todas as etapas.

O ERP para pequenas empresas dispõe de ferramentas e funções para fazer a análise desses dados, gerando inteligência comercial ao negócio que pode operar com mais acertos e eficiência.

Alinhamento com as tendências de mercado

Com a implantação de tecnologias como o ERP, a pequena empresa alcança praticidade e otimização no dia a dia, benefícios que se refletem em processos mais modernos e alinhados às tendências do mercado.

A falta de atualização das estratégias e tecnologias pode promover um atraso operacional que compromete a competitividade e oportunidades de inovação.

Saiba mais: Como implementar a transformação digital nas empresas de distribuição e logística

Quais os diferenciais do SAP Business One?

O SAP Business One é um ERP disponibilizado no Brasil pela Ramo Sistemas que oferece diferenciais por ser desenvolvido com foco nas pequenas empresas e negócios em expansão.

Dessa forma, o software de gestão é de simples manuseio e soma funcionalidades imprescindíveis à operação de um pequeno negócio, como:

  • Controle financeiro integrado aos demais departamentos;
  • Automação de tarefas, como emissão de nota fiscal;
  • Gestão de relacionamento com o cliente e fornecedores;
  • Gestão de estoque, incluindo localização no depósito;
  • Controle de entrada e saída de insumos e mercadorias;
  • Planejamento de produção e material;
  • Relatórios eficientes e personalizados.

Leia ainda: Sistema integrado de gestão: como melhorar a lucratividade em empresas de serviços

Com essas funcionalidades, o ERP para pequenas empresas da SAP Business One garante uma atuação mais moderna, competitiva e eficiente.

Quer otimizar e promover transformação digital no seu negócio? Conheça o SAP Buniness One aqui!