Blog

sistema de gestão financeira

Como um sistema de gestão financeira reduz custos nas startups

As startups podem ser definidas como empresas que unem tecnologia, inovação e mobilidade. Entretanto, o cenário atual, marcado pela crise da pandemia do novo Coronavírus, tem desafiado esses negócios a implementarem ações para reduzir custos, como é o caso do sistema de gestão financeira.

Essa área, por sua vez, representa uma dificuldade para grande parte das médias e pequenas empresas

Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pela Intuit Quickbooks e divulgada na Revista PEGN, 70% dos respondentes não tinham um planejamento adequado para momentos de crise.

Além disso, 60% dos participantes acreditam em um cenário do qual a pandemia afetará mais de 50% do faturamento das corporações.

Neste sentido, todas as estimativas recorrem à uma só necessidade: implementar ações para controle financeiro das instituições e diminuição dos gastos para sobrevivência em um mercado instável.

Mas, afinal, como o sistema de gestão financeira pode auxiliar nessa missão? Com o objetivo de esclarecer esse questionamento, elaboramos um conteúdo completo. Confira:

Veja também: Como o sistema ERP para pequenas empresas ajuda durante a crise?

Como um sistema de gestão financeira auxilia na redução de custos?

Automatiza processos

As antigas ferramentas e fluxos obsoletos desencadeiam um resultado em comum nas empresas: o atraso operacional.

Para evitar esse tipo de problema, é essencial contar com a tecnologia, como a plataforma de gestão integrada. Essa ferramenta viabiliza atualizações em tempo real e interliga diferentes áreas da empresa.

Além disso, melhora a comunicação entre os colaboradores e a administração de tarefas, centralizando dados de maneira adequada.

Outro ponto positivo da automatização é a facilidade que o sistema oferece para validação de informações. Assim, os gestores têm uma visão ampla em relação a equipe e conseguem realizar aprovações mais rapidamente.

Diminui erros e retrabalhos

Falhas operacionais são grandes vilões da gestão operacional e da redução de custos, isso porque geram retrabalhos e causam prejuízos. 

Por meio da otimização de processos, os esforços manuais ficam a cargo da tecnologia e, com isso, as chances de erros são muito menores.

Inclusive, essa característica potencializa a eficiência do time e aumenta a produtividade operacional. Nesse aspecto, os resultados internos também são afetados positivamente.

Veja também: 8 principais erros de gestão de pequenas empresas e como evitá-los

Permite o trabalho remoto

No cenário atual, o trabalho remoto é fundamental para proteção dos colaboradores e parceiros de negócios. 

Para além disso, o home office também é um braço importante para auxiliar a gestão da saúde pública, visto que o isolamento social minimiza a proliferação do Coronavírus.

Portanto, alinhar estratégias eficazes para a atuação do colaborador à distância é vantajoso, isso porque essa modalidade tem ganhado cada vez mais espaço e pode se tornar a força de trabalho do futuro.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Gartner, 74% dos respondentes moverão ao menos 5% de seus times para o home office logo após esse período.

O sistema de gestão financeira viabiliza esse processo, pois permite a visualização e atualização de informações remotamente por qualquer dispositivo conectado à internet. 

Esse cenário é positivo por duas razões: a startup consegue se adequar às necessidades atuais do mercado, como também está preparada para possíveis mudanças e tendências.. 

Viabiliza diferencial no mercado

Por fim, contar com a tecnologia para otimização na administração financeira e, consequentemente, redução de custos agrega à sua empresa diferencial competitivo.

Com isso, você estará sempre à frente dos concorrentes e conseguirá gerar reais resultados para seus clientes.

Conheça o SAP Business One

A SAP Business One, disponibilizada pela Ramo Sistemas, consiste em um sistema de gestão financeira integrada. Na prática, essa ferramenta também possibilita a administração de outros setores da empresa, como estoque.

Além da diminuição de despesas, a plataforma fornece democratização da informação, mobilidade e a conectividade que a sua organização precisa.

Possui alguma dúvida? Entre em contato agora mesmo conosco e conte com o suporte da nossa equipe. A Ramo Sistemas está à disposição para auxiliar o seu negócio a atravessar essa fase com o mínimo de impacto possível.