Blog

sistema ERP na nuvem

Sistema ERP na nuvem: como garantir mobilidade nas empresas de distribuição

A crise gerada pelo Covid-19 tem suscitado nas organizações a necessidade de inovação. Nesse sentido, uma das maneiras de atender essa precisão é por meio do sistema ERP na nuvem.

Na prática, o ERP, conhecido como plataforma de gestão empresarial, consiste em uma ferramenta que viabiliza a administração de uma empresa

Uma das maiores vantagens desse recurso, sem dúvidas, é o diferencial competitivo. Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pela Accenture, corporações que não investiram em automação em 2018 perderam cerca de 15% das receitas.

Além disso, conforme dados de um levantamento realizado pelo Senai, micros e pequenos empreendimentos que adotaram inovação 4.0 conseguiram alavancar a produtividade em 22%.

Entretanto, o sistema ERP na nuvem possui outros benefícios bastante positivos para garantir a mobilidade e conectividade das instituições do segmento de distribuição. Para te ajudar a entender um pouco mais sobre essa tecnologia, separamos algumas dicas.

Saiba mais: Como o sistema ERP para pequenas empresas ajuda durante a crise?

Como o sistema ERP na nuvem auxilia empresas de distribuição?

A plataforma de gestão empresarial viabiliza a integração dos setores estratégicos de uma organização, como o departamento financeiro e o estoque. Com isso, é possível centralizar informações e facilitar a comunicação interna.

Como também, o sistema ERP na nuvem permite a redução de custos, potencializa a produtividade do time, melhora a eficiência operacional e a qualidade dos serviços prestados. 

Mas, apesar dos benefícios, quais são os usos práticos dessa inovação em empresas de distribuição? Confira:

Viabiliza uma logística mais assertiva

O gerenciamento logístico consiste em um dos principais desafios para organizações desse ramo, isso porque um estoque desequilibrado gera uma série de problemas na produção.

Entretanto, com o auxílio de uma plataforma em nuvem, é possível controlar com exatidão o fluxo de entrada e saída dos produtos, além de todo o processo de armazenagem e informações que podem fazer toda a diferença nessa área.

Além disso, as atualizações são feitas por qualquer dispositivo e remotamente, possibilitando a mobilidade necessária para a administração dos itens.

Melhora a qualidade das entregas

Com uma gestão de estoque muito mais estruturada, o sistema ERP em nuvem também impacta positivamente na qualidade das entregas.

Desse modo, evita-se atrasos, produtos enviados errados e outros tipos de falhas que afetam o atendimento ao cliente ou desencadeiam prejuízos.

Auxilia na administração financeira e contábil

Como citado, uma das vantagens da plataforma de gestão empresarial é a possibilidade de interligar setores e facilitar o gerenciamento financeiro.

Entretanto, para empresas de distribuição, essa funcionalidade é sinal de automação e administração estratégica dos negócios.

Isso porque o sistema ERP na nuvem pode ser otimizado de acordo com as responsabilidades fiscais e contábeis da empresa. 

Com isso, é possível acompanhar todas as atualizações financeiras, controlar com maior facilidade as crises, identificar gargalos operacionais e minimizar custos.

Veja mais: Como o sistema de gestão financeira ajuda a superar desafios nas empresas?

Potencializa o relacionamento com os clientes

Por fim, o maior benefício de combinar a tecnologia com os serviços de uma organização é a melhoria do relacionamento com os clientes.

Isso acontece porque diminui-se as falhas, potencializa a comunicação e a administração assertiva dos consumidores e suas necessidades. 

Os resultados não poderiam ser diferentes: o número de fidelização de parceiros aumentam e também a conquista de novas negociações.

Conheça o sistema ERP na nuvem da SAP Business One

O SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas, é a solução perfeita para organizações que desejam adotar o sistema ERP na nuvem.

Contando com tecnologia de ponta, layout responsivo e design intuito, o SAP Business One, especialmente Cloud, garante a mobilidade e a conectividade que as empresas precisam neste momento, em que o trabalho remoto está ganhando um espaço significativo.

A Ramo Sistemas está antenada com as tendências do mercado e deseja auxiliar os parceiros a passar pela crise com o mínimo de impacto possível. Deseja saber mais? Estamos à disposição para te ajudar, acesse o nosso site e conte com nosso apoio.

Baixe agora nosso Checklist da Gestão Empresarial e saiba como gerenciar e integrar áreas no setor de distribuição.