Blog

sistema ERP

Como o sistema ERP pode ajudar no dia a dia das startups?

O Brasil possui um número de startups cada vez maior. Por isso, diversas empresas têm recorrido a maneiras inovadoras de administrarem os seus negócios, protegerem suas finanças e se manterem competitivas mesmo em momentos de crise, como a adoção de um sistema ERP.

Para se ter uma ideia, o país fechou o ano de 2019 com cerca de 12.700 startups, de acordo com Associação Brasileira de Startups (Abstartups). Em relação ao mesmo período no ano anterior, houve um crescimento de 27% e esse número apenas tende a aumentar.

Se observarmos as estimativas de quatro anos atrás, a quantidade de empresas no ramo obteve um salto de 207%.

Com o atual cenário mundial, a crise promovida pelo novo Coronavírus, tornou-se cada vez mais emergente implementar ações que auxiliem a rotina das empresas e viabilizem adaptações de acordo com a realidade do mercado.

Para te auxiliar nesse processo, separamos abaixo quais são as principais vantagens do sistema ERP e por que adotar essa tecnologia é fundamental para sua organização.

Saiba mais: Como o sistema de gestão financeira ajuda a superar erros nos processos financeiros?

Principais vantagens do sistema ERP para startups

Em tempos de instabilidades no setor, é fundamental alterar processos e planejamentos para atender às mudanças do segmento. Essas ações minimizam os impactos negativos causados pelas crises e permitem sustentação dos negócios

Nesse sentido, sem dúvidas, a tecnologia é uma aliada vantajosa para auxiliar às organizações no cenário atual. Isso porque possibilita escalabilidade e fácil adequação às distintas necessidades do mercado, como é o caso do sistema ERP

Veja os benefícios da plataforma:

Otimiza processos

Tarefas manuais geram uma série de problemas, principalmente para startups, conhecidas pelas automações e rápida resolução operacional.

Por meio do sistema ERP pode-se integrar e desenvolver atividades de maneira simples. Além disso, a ferramenta conecta todos os setores da empresa, permitindo uma prática administração de áreas como o financeiro, recursos humanos, estoque e outras

O resultado dessa otimização é a centralização de informações, como também a geração de relatórios completos e mais assertivos. Com isso, as tomadas de decisões se tornam mais estratégicas e favoráveis aos negócios. 

Aumenta a produtividade da equipe

Outro benefício bastante competitivo do sistema ERP é a redução de atividades manuais. Desse modo, é possível minimizar os erros e retrabalhos, além de aumentar a produtividade de todo o time

Reduz custos

Uma característica marcante das startups é a relação atraente de custo-benefício. Por exemplo, as fintechs (serviços financeiros) estão cada vez mais comuns porque, quando comparadas com grandes instituições do mercado, apresentam condições muito mais vantajosas.

Por sua vez, essa “cultura” é replicada por todos os tipos de serviços oferecidos por esse modelo de empresa. Com isso, o sistema ERP também auxilia uma startup a entregar ao seu consumidor final possibilidades que estejam de acordo com suas expectativas.

Isso porque, com a automatização de processos e redução dos erros, é possível minimizar custos operacionais e aumentar a eficiência do que é desenvolvido, de modo a potencializar a experiência do cliente. 

Saiba mais: Gestão inteligente: como tornar sua empresa de serviços mais inovadora?

Permite o trabalho remoto

Finalmente, a maior vantagem do sistema ERP é o fato da plataforma viabilizar o trabalho remoto. Por oferecer armazenamento em nuvem, layout simples e design inovador, a ferramenta pode ser acessada de qualquer dispositivo com acesso à internet. 

Na prática, pode-se controlar todas as áreas da empresa no home office e gerir setores estratégicos com a atenção ainda mais redobrada, como o giro de caixa, estoque e similares

Por que contar com o sistema ERP em momentos de crise?

Possuir tecnologias de ponta é essencial para minimizar os efeitos da crise e superar esse momento tão volátil do mercado. Nesse cenário, o sistema ERP da SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas, é a melhor opção.

A plataforma de gestão integrada permite administração completa de todos os setores da organização e fácil adaptabilidade remota.

Além disso, a ferramenta garante controle financeiro, resultando na redução de custos operacionais tão necessária atualmente.

Deseja saber mais? Conte com o suporte da Ramo Sistemas, entre em contato com o nosso site e tire todas as suas dúvidas.

Baixe agora nosso Guia da Gestão Empresarial e saiba como integrar processos no setor de serviços.