Blog

planejamento e gestão de serviços

Confira a importância do sistema ERP para planejamento e gestão de serviços

Diante do atual momento que o Brasil e o mundo estão vivendo, com a incidência da crise do novo Coronavírus, torna-se ainda mais emergente que as empresas implementem um acirrado planejamento e gestão de serviços

Um dos principais motivos para isso é a necessidade de atender às demandas do mercado e do setor com qualidade, minimizando processos e se adaptando às novas formas de negociações.

Além disso, o cenário tem exigido resiliência e uma grande capacidade de mudança das organizações. De acordo com a McKinsey, dentre as corporações analisadas que apresentaram resiliência durante uma instabilidade conseguiram aumentar seus lucros em 10% e sua eficiência operacional em 1%.

Esse levantamento foi feito a partir de uma pesquisa sobre a crise financeira de 2008, que impactou fortemente as bases econômicas de todo o planeta.

Entretanto, outro pilar importante para o planejamento e gestão de serviços é a otimização de custos, que minimiza os gargalos da produção e permite melhor controle dos investimentos empresariais. 

Mas, para que isso seja possível, é fundamental implementar ações tecnológicas, como o sistema ERP. Porém, como essa plataforma viabiliza a administração de uma organização e auxilia em momentos de crise, afinal? Para te auxiliar a responder esse questionamento, elaboramos um conteúdo completo. Confira.

Veja mais: Como o sistema ERP para pequenas empresas ajuda durante a crise?

Como o sistema ERP pode auxiliar no planejamento e gestão de serviços?

A sigla ERP diz respeito ao termo em inglês Enterprise Resource Planning, cuja tradução livre é Planejamento de Recursos Corporativos ou Sistema de Gestão Integrada.

Na prática, esse software permite a interligação de diferentes áreas, desde setores responsáveis pela logística, como o estoque, até o gerenciamento financeiro ou jurídico.

Com isso, é possível controlar as ações remotamente, visualizar dados com facilidade, otimizar toda a produção, diminuir processos operacionais, eliminar ferramentas manuais (como planilhas ou agendas) e aumentar a eficiência do time.

Mais do que isso, o sistema ERP impacta diretamente no planejamento e gestão de serviços da empresa. Isso é feito por meio de uma série de benefícios, tais como:

Digitalização de arquivos

Arquivos impressos geram grandes dificuldades para as empresas. Isso porque, sem uma gestão efetiva e constante, pode-se resultar em problemas maiores, como perdas de documentos importantes ou, até mesmo, confusão na troca informações.

Mas isso pode ser facilmente evitado com um sistema ERP. O software de gerenciamento permite conservar dados na nuvem por meio da digitalização de arquivos, o que facilita futuras consultas e acessos de todos do time. 

Além disso, essa é uma forma bastante efetiva de minimizar custos com impressões ou armazenamentos e, ainda, transformar a empresa sustentável, diminuindo o número de papéis utilizados no dia a dia e, consequentemente, auxiliando o meio ambiente.

Centralização de dados

A troca de dados, sem dúvidas, é uma das maiores dificuldades das corporações, independentemente do porte. Porém, esse tipo de problema pode gerar prejuízos, visto que informações descentralizadas abrem caminhos para erros operacionais, falhas na comunicação e retrabalhos.

Entretanto, com a plataforma de gestão integrada é possível concentrar todas as equipes em um mesmo software e facilitar o compartilhamento de dados.

Com isso, pode-se, inclusive, ter uma visão mais clara em relação ao desempenho do time e relatórios, identificando gargalos operacionais com rapidez e maximizando a conectividade.

Segurança

O aumento do trabalho remoto nos primeiros meses de 2020 tem levado as empresas à uma preocupação em comum: a segurança de dados. 

Para se ter uma ideia, em 2019, o país sofreu 65 milhões de tentativas de ataques cibernéticos ao dia, de acordo com dados divulgados pela TI Inside. Esses números podem ficar ainda mais expressivo com a crise. 

Conforme dados do CTIR Gov (ou Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança do Governo Federal), apenas entre janeiro e abril de 2020, foram registrados 5.460 notificações de tentativas de ataques cibernéticos às plataformas oficiais. 

Diante disso, cada vez mais as organizações estão preocupadas em manter a segurança de dados no planejamento e gestão de serviços, além de evitar problemas com fraudes. 

Pela possibilidade de armazenamento em nuvem e tecnologia avançada para identificação de usuários, a plataforma ERP é a melhor opção para assegurar e preservar informações sensíveis do negócio.

Veja também: 6 erros que as empresas não devem cometer na gestão de contabilidade

Tomadas de decisões

É impossível falar sobre planejamento e gestão de serviços sem citar os relatórios como um grande aliado da empresa. 

De modo geral, esses documentos permitem uma visão geral sobre a organização e embasam tomadas de decisões mais estratégicas, que viabilizem ações efetivas, processo fundamental em momentos de instabilidades do mercado.

Tudo isso é facilmente acessado pelo sistema de gestão integrada, que possibilita, inclusive, visualização de informações em tempo real. Dessa forma, é possível implementar um plano de ação rápido assim que qualquer desequilíbrio financeiro for detectado.

Redução de custos

Por fim, um dos braços do planejamento e gestão de serviços é a administração eficiente dos recursos empresariais e redução de custos. O software ERP pode auxiliar nessa missão.

Com todas as características apresentadas nos tópicos anteriores, pode-se facilmente minimizar processos, diminuir erros operacionais e aumentar a qualidade do time

Consequentemente, o valor investido em todas as táticas internas é otimizado e custo total pode ser reduzido drasticamente.

Conte com a SAP Business One

Implementar ações completas para planejamento e gestão de serviços pode ser um desafio. Entretanto, o sistema de gestão empresarial facilita esse processo com eficiência. 

Mas, para sucesso na operação, é fundamental contar com um especialista no mercado, como é o caso da SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas.

Essa tecnologia permite conectividade, mobilidade das informações, democratização de dados, acompanhamento da produtividade do time e produção operacional remota

Além de todos os benefícios já citados, uma empresa pode ainda conquistar inovação e inteligência dos negócios com o ERP.

Possui alguma dúvida? Entre agora mesmo em contato com a Ramo Sistemas e conte com a ajuda do nosso time! Estamos à disposição para auxiliar o seu negócio diante desse momento delicado do mercado.

Baixe agora nosso Guia da Gestão Empresarial e saiba como integrar processos no setor de serviços.

Enviar mensagem.
Estamos online, entre em contato!
Enviar mensagem.
Estamos online, entre em contato!