Blog

eficiência empresarial

6 erros que acabam com a eficiência empresarial em PMEs

A busca contínua pela melhora da eficiência empresarial em PMEs é essencial para que as companhias minimizem os desperdícios e erros que comprometem a operação e também a lucratividade.

A eficiência empresarial está relacionada ao aprimoramento de processos, geração de resultados mais sólidos e confiáveis, aumento das vendas e dos lucros do negócio.

De olho nesse cenário, os gestores devem investir no monitoramento dos problemas mais frequentes em PMEs e atuar na sua superação. 

Vale destacar que tais gargalos e perdas são encontrados em pequenas e médias empresas de diversos segmentos, incluindo serviços, distribuição e logística, indústrias, entre outros.

Leia ainda: Indicadores de desempenho empresarial: quais KPIs monitorar para aumentar os lucros?

Quais são os principais problemas nas operações e gestão de PMEs?

Os desperdícios e erros operacionais e gerenciais estão relacionados à redução e ao comprometimento da eficiência da PMEs, podendo gerar instabilidades econômicas e impactos no fluxo dos processos.

Conhecer quais são esses problemas contribui no mapeamento dos desafios da marca e no desenvolvimento de estratégias mais acertadas para superá-los.

A seguir, conheça os 6 problemas mais comuns que comprometem a eficiência empresarial:

1. Atrasos nas demandas: 

A falta de organização e eficiência nas operações resulta em problemas no cumprimento de prazos. O que compromete a imagem da companhia junto aos clientes e fornecedores.

Saiba mais: Como melhorar a gestão de entregas em tempos de mudança

2. Tarefas desnecessárias: 

Processos não estruturados resultam na realização de tarefas que não agregam à operação, direcionando os esforços dos colaboradores para práticas pouco frutíferas.

3. Duplicações: 

A ausência de clareza dos processos pode levar os colaboradores a refação e duplicação das atividades. O que prejudica a produtividade da empresa.

4. Inventário incorreto:

Os problemas de estruturação de demandas geram incapacidade de um levantamento realista dos recursos, físicos e humanos, da empresa, prejudicando o dimensionamento da capacidade operacional.

Esta falha no inventário pode ser ainda mais impactante negativamente no caso de a empresa lidar com um estoque de produtos para distribuição ou venda. Isso porque, sem o controle adequado, é possível ocasionar erros em entregas, falta de disponibilidade e outros, comprometendo de vez a eficiência empresarial.

5. Erros operacionais: 

A eficiência empresarial está atrelada à otimização dos processos. Então, a falta de padronização das operações pode causar erros no fluxo das atividades, gerando prejuízos de produtividade, lucratividade e atrapalhando o crescimento do negócio.

6. Perda de oportunidades: 

Os desperdícios e erros mencionados comprometem a capacidade de previsibilidade da empresa e o entendimento das possibilidades do negócio, provocando perda de oportunidades.

Tais problemas não são triviais, pois a soma deles leva a uma operação pouco produtiva, com decisões equivocadas e falhas operacionais recorrentes. 

Veja mais: Como melhorar a eficiência empresarial no setor de serviços com um sistema ERP?

Como superar esses problemas e melhorar a eficiência empresarial?

A superação desses erros relacionados à falta de eficiência empresarial pode ser alcançada com o mapeamento dos problemas e realização de investimentos acertados. Veja o que deve ser feito para superar essa situação:

Automação de processos

A automação de processos reduz os erros no fluxo de atividades, evita duplicações, atrasos e garante a definição de tarefas mais estratégicas e necessárias ao sucesso da companhia.

Além disso, há ganhos de produtividade entre os colaboradores que podem dedicar-se mais às atividades estratégicas e criativas e menos às mecânicas.

Leia também: Como obter vantagens do ERP em operações remotas de pequenas e médias empresas

Acesso a relatórios de gestão

Os relatórios de gestão permitem um dimensionamento correto dos recursos da companhia e também o mapeamento de desperdícios e erros que comprometem a eficiência empresarial.

Com informações mais confiáveis e completas sobre a operação, os gestores têm uma tomada de decisão mais assertiva e aproveitam melhor as oportunidades de mercado.

Uso de um sistema de gestão empresarial integrado

O sistema de gestão empresarial integrado é uma tecnologia que vai permitir a automação dos processos e acesso aos relatórios, além de garantir o gerenciamento completo e unificado de todas as áreas do negócio. Assim, é possível promover mais inteligência e eficiência à operação como um todo.

O SAP Business One, fornecido pela Ramo Sistemas, tem vantagens como ser um sistema completo, integrado, 100% online, com inteligência de dados, automação de processos e personalização às necessidades das PMEs.

Com isso, o SAP Business One garante ganhos de eficiência empresarial, reduzindo desperdícios e tornando a companhia mais moderna, digital e competitiva. 

Conheça a solução fornecida pela Ramo Sistemas aqui!

Baixe agora nosso Guia da Gestão Empresarial e saiba como integrar processos no setor de serviços.

Enviar mensagem.
Estamos online, entre em contato!
Enviar mensagem.
Estamos online, entre em contato!