Blog

Sua PME precisa do sistema ERP na nuvem? Saiba agora!

Adotar uma ferramenta tecnológica, como o sistema ERP na nuvem, para melhorar a gestão empresarial em pequenos e médios negócios já era uma necessidade latente para integrar as operações e apoiar o crescimento. 

Então, com o cenário atual em que vivemos, com tempos de mudanças e grandes desafios em decorrência do isolamento social e do aumento do home office, a solução é ainda mais importante para PMEs de diversos setores, como distribuição e logística, indústrias, serviços e startups.

Vale lembrar que muitos pequenos e médios negócios sofreram com os efeitos desse momento turbulento. Segundo pesquisa da Resultados Digitais, 77,7% das PMEs indicaram que houve impacto negativo na receita durante a pandemia. 

E, de acordo com estudo da Intuit Quickbooks, 70% das PMEs não tinham planejamento financeiro para períodos de crise. Ou seja, uma ferramenta de gestão empresarial integrada, como o ERP, poderia contribuir com os gestores para minimizar os impactos e auxiliar no planejamento.

Além disso, para promover a retomada dos negócios, o sistema ERP na nuvem pode ajudar e muito os gestores. Ainda conforme a pesquisa da Resultados Digitais, 85% das empresas concordam que precisam usar novas estratégias e soluções. Já, segundo a Strategy&, a inovação tem sido útil para 96% das empresas superarem a crise.

No entanto, nem sempre as PMEs identificam que necessitam do sistema ERP na nuvem. Neste conteúdo, vamos mostrar indícios que mostram que seu negócio precisa da solução e vamos desmistificar algumas dúvidas sobre o assunto.

Leia também: 8 principais erros de gestão de pequenas empresas e como evitá-los

Importância do sistema ERP na nuvem para PMEs

Com o contexto apresentado acima, é importante deixar claro que o sistema ERP na nuvem pode gerar inúmeros benefícios para as pequenas e médias empresas em todos os momentos, incluindo nas situações atuais de desafios e retomada econômica.

Veja as principais vantagens da solução para modernizar e digitalizar as operações e a gestão do seu negócio:

Gestão completa, unificada e 100% online: o ERP na nuvem permite realizar a gestão financeira, de vendas, clientes, estoque, compras e outros setores de modo integrado e totalmente online.

Mobilidade: com o sistema, os profissionais podem acessar os dados, fazer os processos em tempo real de qualquer lugar e colaborar entre si, por meio de dispositivos móveis, gerando maior mobilidade e flexibilidade.

Produtividade remota: a equipe toda e os gestores podem entregar muito mais resultados com menos esforço trabalhando em home office e usando a ferramenta. Além disso, com processos automatizados, é possível eliminar tarefas repetitivas e manuais e aumentar ainda mais a produtividade.

Tomada de decisão mais estratégica: com o sistema ERP na nuvem, o gestor tem acesso às informações mais relevantes da operação em tempo real, com dados confiáveis para embasar a tomada de decisão e gerar inteligência de negócios.

Segurança da informação: em tempos de home office, é essencial proteger os dados da empresa, garantindo a segurança contra ataques cibernéticos e vazamentos. Neste sentido, o ERP na nuvem possui todos os recursos que a sua empresa precisa.

Quais indícios de que a sua PME precisa do ERP na nuvem?

Porém, só conhecer as vantagens proporcionadas pela solução pode não ser suficiente para que os gestores de PMEs vejam o valor da ferramenta para suas estratégias de negócios e considerem que o investimento vale a pena. 

Então, listamos alguns cenários claros de situações problemáticas nas pequenas e médias empresas que o sistema pode resolver. Confira!

  • A equipe gasta muito tempo e esforços em atividades manuais e burocráticas que poderiam ser automatizadas.
  • Ocorrem diversos erros nos processos realizados, ocasionando retrabalho.
  • Os gestores não possuem acesso a dados em tempo real para tomar as decisões estratégicas.
  • Os gestores também perdem tempo buscando informações sobre as operações e tentando encontrar soluções para aumentar a eficiência.
  • Falta maior colaboração e comunicação entre os setores da empresa.
  • Há diversos sistemas em uso na empresa e eles não são integrados.
  • Ocorre uma demora para identificar problemas, o que gera ainda mais impactos nos serviços, produtos e projetos desenvolvidos.
  • Sem controle de estoque e com vários fornecedores, a equipe não consegue identificar os níveis exatos de estoque, afetando as vendas e as entregas.
  • Não é possível desenvolver um planejamento financeiro, logístico, de produção e de vendas eficiente e de acordo com as demandas reais de negócio.
  • O gerenciamento financeiro fica perdido sem um controle adequado das contas a pagar, a receber, fluxo de caixa, previsão de faturamento, entre outros.

Como superar os mitos envolvendo o sistema ERP na nuvem

Se até aqui você não está convencido sobre a necessidade de implementar o ERP na nuvem na sua PME, vamos falar sobre alguns mitos comuns que geram preocupações para os gestores.

Mito 1: o sistema é só para grandes empresas

O sistema ERP na nuvem deixou de ser privilégio de grandes organizações já faz tempo. Afinal, a solução tem como objetivo também simplificar e melhorar as operações e a gestão empresarial de negócios de pequeno e médio porte, ajudando no seu crescimento.

Saiba mais: Como um sistema de gestão financeira reduz custos

Mito 2: custo é elevado

Muitos se enganam ao analisar apenas o preço do sistema ERP na nuvem e esquecer que a ferramenta tem grande potencial de geração de valor e retorno. 

Assim, o investimento gera uma economia substancial com redução de perdas, eliminação de retrabalho, maior produtividade e melhoria da eficiência. Isso sem comentar os outros benefícios atrelados, como maior capacidade de decisão estratégica.

Mito 3: agora não é o momento

O medo do investimento, da implementação, manutenção e atualização do sistema e o fato da empresa ainda não ser grande fazem com que muitos gestores de PMEs adiem a introdução da ferramenta. 

No entanto, este é um erro grave, pois o ERP vai na verdade ajudar no crescimento, trazer o retorno do investimento e não necessita de equipe interna de TI para os processos de implantação.

Conte com o apoio do SAP Business One Cloud e da Ramo Sistemas

Está pronto para incorporar o sistema ERP na nuvem no seu negócio? Então, conte com o SAP Business One Cloud, a melhor ferramenta do mercado. 

Com fácil implementação e design intuitivo, a plataforma integra todos os setores da sua empresa, garantindo maior produtividade, mobilidade, conectividade e trazendo inovação para a sua organização.

Assim, é possível realizar a administração de todos os processos com uma visão clara e o controle completo de toda a dinâmica do negócio.

Além disso, a Ramo Sistemas é o principal parceiro da SAP no Brasil, com mais de 600 clientes de soluções SAP Business One.

Quer saber como podemos ajudar a sua empresa? Entre em contato conosco agora mesmo!

Enviar mensagem.
Estamos online, entre em contato!
Enviar mensagem.
Estamos online, entre em contato!