Blog

planejamento logístico

Planejamento logístico: como superar os desafios do setor

O planejamento logístico é um dos processos mais importantes dentro de uma empresa. Afinal, engloba toda a cadeia de transporte, estoque, armazenagem e distribuição de produtos. Sem uma logística eficiente, as organizações perdem boas oportunidades de vendas, acabam tendo desperdícios, aumentam custos e tem até outros tipos de prejuízos.

Estes problemas podem ocorrer, porque se trata de uma área complexa, que requer organização e uma série de tarefas integradas para manter a produtividade e competitividade.

Justamente por isso, é tão necessário contar com um plano bem estruturado, que elimine os gargalos que possam prejudicar os resultados. Entre essas adversidades e desafios, estão:

  • Falta de treinamento de profissionais;
  • Sistemas inadequados para o controle do setor;
  • Falhas de comunicação entre as equipes;
  • Entre outros.

Se você chegou até aqui, provavelmente, seja porque quer melhorar a logística em seu negócio e busca formas de como fazer isso na prática. Nesse caso, chegou ao lugar certo. Acompanhe o nosso post e saiba mais sobre o assunto!

Leia também: Como implementar a transformação digital nas empresas de distribuição e logística

Benefícios do planejamento logístico

Planejar é um dos termos mais relevantes dentro de uma organização. Afinal, é por meio dessa ação que se estabelece metas, se define estratégias e se tem o controle das atividades e resultados. Quando se trata da logística, isso é ainda mais importante. Isso porque basta um dos processos falhar para a experiência do cliente não ser positiva.

Imagine, por exemplo, que sua empresa oferece produtos de alta qualidade e a preços competitivos. Porém, ao fazer uma compra, o consumidor não recebe o item no prazo estipulado ou o mesmo chega com avarias em função de um transporte inadequado.

Nesse aspecto, o planejamento logístico é importante. Entre as vantagens, estão uma visão 360º de todas etapas, ganho de agilidade e eficiência e melhores resultados com a redução de custos, minimização no desperdício de recursos e otimização da experiência do consumidor.

Saiba mais: 4 desafios da gestão de entregas e distribuição de mercadorias

Como garantir um planejamento eficiente

Para realizar um planejamento logístico eficiente, algumas práticas são essenciais. Veja quais são elas a seguir:

1. Faça um controle de estoque minucioso

A gestão de estoque é primordial para evitar problemas de várias espécies. Nesse sentido, é necessário evitar ao máximo a falta ou excesso de produtos.

Isso porque, quando há itens a mais do que o necessário, os custos com armazenagem se tornam elevados. Na mesma medida, se há indisponibilidade, a empresa não se torna capaz de suprir as vendas. O que traz prejuízos.

2. Priorizar a distribuição

A distribuição na cadeia interna deve ser um dos aspectos contemplados dentro do planejamento logístico. É preciso equilibrar os estoques dos centros de armazenagem da empresa. Dessa forma, é possível atender a cada local conforme a sua demanda.

Para isso, existem ferramentas que fazem esse trabalho com base em dados de vendas, históricos e outras informações.

Leia também: Sistema de gestão empresarial: como aumentar a produtividade no setor de distribuição

3. Contar com fornecedores de confiança

Bons fornecedores são fundamentais para o melhor desempenho de um negócio. Por isso, ao realizar o planejamento logístico, é importante manter os contatos de parceiros confiáveis, que vão ajudar a empresa a ter alta performance e sucesso.

4. Utilizar a tecnologia

Os recursos tecnológicos podem contribuir amplamente as empresas. No setor de logística, os sistemas de gestão integrada são ótimas ferramentas. O motivo é que todas as áreas são contempladas, auxiliando no planejamento logístico e nas atividades desenvolvidas diariamente.

A implementação do sistema facilita o controle dos processos e das equipes, minimiza falhas e otimiza cada etapa de logística e distribuição. Assim, é possível ter mais agilidade, eficácia e assertividade na execução, gerando melhores resultados.

Conheça o SAP Business One

O SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas, é um sistema de gestão que permite às pequenas e médias empresas o acesso a informações sobre entrada e saída de pedidos, estoque, compras e localizações de itens com precisão absoluta.

Todos estes processos auxiliam o planejamento logístico. A tecnologia, totalmente escalável, flexível e integrada, tem outras funcionalidades como:

  • Gestão financeira;
  • Vendas;
  • Relacionamento com o cliente;
  • Controle de aquisições e estoque;
  • Inteligência comercial;
  • Análises e relatórios.

Quer saber mais sobre o SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas? Então, entre em contato com um de nosso consultores!

Baixe agora nosso Checklist da Gestão Empresarial e saiba como gerenciar e integrar áreas no setor de distribuição.