Blog

gestão de estoque

Como solucionar os principais problemas de gestão de estoque em PMEs

Manter-se competitivo no mercado é um dos principais objetivos de todos os negócios, inclusive das PMEs. Por isso, um dos grandes desafios dessas empresas é a gestão de estoque, em que é preciso garantir a disponibilidade dos materiais, seja matéria-prima ou produtos para venda, e estabelecer métodos para garantir a eficiência das atividades de estoque.

Dessa maneira, as pequenas e médias empresas têm dificuldades para executar tarefas, como desenvolver um processo padronizado de compras, por exemplo. Diante do cenário, preparamos esse material com dicas para solucionar os principais problemas de gestão de estoque em PMEs. Confira!

Elimine a falta de comunicação

Um dos grandes problemas da gestão de estoque é originado pela falta de comunicação entre as áreas de uma organização. Por isso, é preciso desenvolver uma estratégia para integrar todos os setores e padronizar processos e, principalmente, a comunicação.

Além disso, um software de gestão é essencial para desenvolver um bom controle de estoque, com lançamentos, consulta e manutenção dos itens de maneira otimizada, bem como relatórios em tempo real.

Leia também: Gestão financeira e gestão de estoque: como a integração de ambas otimiza seu negócio?

Desenvolva um método de compras

Para realizar as compras para uma pequena e média empresa, também é preciso desenvolver um método próprio. Assim, é necessário buscar os melhores fornecedores, prazos e condições que atendam a necessidade da organização com agilidade e preço justo.

Se possível, é interessante desenvolver manuais de compras, relacionamento com fornecedores e padronização de procedimentos para que a atividade seja rápida, qualificada e eficiente.

Leia também: Como a gestão de estoque impacta as vendas e o lucro da empresa?

Evite o desequilíbrio de estoque

Os pedidos de compras devem ter equilíbrio com relação aos produtos. Desta maneira, a gestão de estoque não é comprometida, já que a falta ou a sobra de mercadorias pode prejudicar até financeiramente uma empresa, principalmente, as pequenas e médias.

Assim, o equilíbrio de estoque é fundamental para sua empresa atender a própria necessidade, bem como a de seus clientes.

Leia também: Controle de estoque: conheça os principais problemas e como resolvê-los

Utilize um sistema de gestão integrada

Para se manter competitivo no mercado, as PMEs precisam adotar tecnologias que ajudem a otimizar seus processos. Desse modo, apesar de ser possível gerenciar estoque a partir de planilhas, um sistema de gestão integrada, como o SAP Business One, pode ser diferencial para sua organização.

Por isso, implantar uma plataforma de gestão auxilia uma empresa a integrar seus setores, gerar relatórios de forma ágil e prática, além de otimizar e padronizar processos para tornar a gestão de estoque eficiente.

Leia também: Como fazer um controle de estoque mais eficiente no setor de distribuição?

Atualize detalhadamente seus sistema de gestão de estoque

Para que o sistema de gestão de estoque cumpra seu papel com eficiência, é preciso que a equipe que opere a plataforma seja treinada. Dessa maneira, os colaboradores vão atualizar o sistema sempre que uma compra ou venda seja realizada.

Além disso, cada item deve ser adicionado com o maior número de detalhes possível. É preciso qualificar cada produto de sua mercadoria e detalhar ao máximo suas características.

Um estoque desatualizado pode dar a falsa noção de que existem mercadorias que não fazem mais parte do inventário da empresa. Assim, você evita compras desnecessárias, bem como ser surpreendido com a falta de produtos.

Leia também: Planejamento de estoque: como calcular e reduzir o custo de armazenagem?

Conte com uma empresa especialista em plataforma de gestão

Para que sua pequena e média organização possa se beneficiar de todas as vantagens propiciadas por um sistema de gestão de estoque, é importante contar com uma empresa especializada.

Assim, todas as demandas relacionadas ao gerenciamento podem ser atendidas por uma única ferramenta.

O SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas, é um sistema de gestão integrada desenvolvido pensando nas demandas de PMEs e negócios em expansão. A plataforma conta com inúmeras funcionalidades para otimizar a gestão de estoque e promove a integração das áreas.

Disponível em mais de 170 países, o SAP Business One é uma tecnologia inovadora e fundamental para melhorar o gerenciamento de estoque e a lucratividade do seu negócio.

Entre em contato e conheça a melhor opção em gestão de estoque para sua empresa!

Baixe agora nosso Checklist da Gestão Empresarial e saiba como gerenciar e integrar áreas no setor de distribuição.