A busca contínua pela melhora da eficiência empresarial em PMEs é essencial para que as companhias minimizem os desperdícios e erros que comprometem a operação e também a lucratividade.
A eficiência empresarial está relacionada ao aprimoramento de processos, geração de resultados mais sólidos e confiáveis, aumento das vendas e dos lucros do negócio.
De olho nesse cenário, os gestores devem investir no monitoramento dos problemas mais frequentes em PMEs e atuar na sua superação.
Vale destacar que tais gargalos e perdas são encontrados em pequenas e médias empresas de diversos segmentos, incluindo serviços, distribuição e logística, indústrias, entre outros.
Leia ainda: Indicadores de desempenho empresarial: quais KPIs monitorar para aumentar os lucros?
Quais são os principais problemas nas operações e gestão de PMEs?
Os desperdícios e erros operacionais e gerenciais estão relacionados à redução e ao comprometimento da eficiência da PMEs, podendo gerar instabilidades econômicas e impactos no fluxo dos processos.
Conhecer quais são esses problemas contribui no mapeamento dos desafios da marca e no desenvolvimento de estratégias mais acertadas para superá-los.
A seguir, conheça os 6 problemas mais comuns que comprometem a eficiência empresarial:
1. Atrasos nas demandas:
A falta de organização e eficiência nas operações resulta em problemas no cumprimento de prazos. O que compromete a imagem da companhia junto aos clientes e fornecedores.
Saiba mais: Como melhorar a gestão de entregas em tempos de mudança
2. Tarefas desnecessárias:
Processos não estruturados resultam na realização de tarefas que não agregam à operação, direcionando os esforços dos colaboradores para práticas pouco frutíferas.
3. Duplicações:
A ausência de clareza dos processos pode levar os colaboradores a refação e duplicação das atividades. O que prejudica a produtividade da empresa.
4. Inventário incorreto:
Os problemas de estruturação de demandas geram incapacidade de um levantamento realista dos recursos, físicos e humanos, da empresa, prejudicando o dimensionamento da capacidade operacional.
Esta falha no inventário pode ser ainda mais impactante negativamente no caso de a empresa lidar com um estoque de produtos para distribuição ou venda. Isso porque, sem o controle adequado, é possível ocasionar erros em entregas, falta de disponibilidade e outros, comprometendo de vez a eficiência empresarial.
5. Erros operacionais:
A eficiência empresarial está atrelada à otimização dos processos. Então, a falta de padronização das operações pode causar erros no fluxo das atividades, gerando prejuízos de produtividade, lucratividade e atrapalhando o crescimento do negócio.
6. Perda de oportunidades:
Os desperdícios e erros mencionados comprometem a capacidade de previsibilidade da empresa e o entendimento das possibilidades do negócio, provocando perda de oportunidades.
Tais problemas não são triviais, pois a soma deles leva a uma operação pouco produtiva, com decisões equivocadas e falhas operacionais recorrentes.
Veja mais: Como melhorar a eficiência empresarial no setor de serviços com um sistema ERP?
Como superar esses problemas e melhorar a eficiência empresarial?
A superação desses erros relacionados à falta de eficiência empresarial pode ser alcançada com o mapeamento dos problemas e realização de investimentos acertados. Veja o que deve ser feito para superar essa situação:
Automação de processos
A automação de processos reduz os erros no fluxo de atividades, evita duplicações, atrasos e garante a definição de tarefas mais estratégicas e necessárias ao sucesso da companhia.
Além disso, há ganhos de produtividade entre os colaboradores que podem dedicar-se mais às atividades estratégicas e criativas e menos às mecânicas.
Leia também: Como obter vantagens do ERP em operações remotas de pequenas e médias empresas
Acesso a relatórios de gestão
Os relatórios de gestão permitem um dimensionamento correto dos recursos da companhia e também o mapeamento de desperdícios e erros que comprometem a eficiência empresarial.
Com informações mais confiáveis e completas sobre a operação, os gestores têm uma tomada de decisão mais assertiva e aproveitam melhor as oportunidades de mercado.
Uso de um sistema de gestão empresarial integrado
O sistema de gestão empresarial integrado é uma tecnologia que vai permitir a automação dos processos e acesso aos relatórios, além de garantir o gerenciamento completo e unificado de todas as áreas do negócio. Assim, é possível promover mais inteligência e eficiência à operação como um todo.
O SAP Business One, fornecido pela Ramo Sistemas, tem vantagens como ser um sistema completo, integrado, 100% online, com inteligência de dados, automação de processos e personalização às necessidades das PMEs.
Com isso, o SAP Business One garante ganhos de eficiência empresarial, reduzindo desperdícios e tornando a companhia mais moderna, digital e competitiva.