O sistema de back office, basicamente, consiste em uma tecnologia que viabiliza a gestão dos processos internos. Isso porque a palavra “back office” é um termo em inglês que pode ser traduzido no literal como “por trás do escritório”.
O cerne dessa estratégia é a cultura de um suporte completo antes mesmo de algum produto ou serviço chegar ao cliente final. Essa filosofia possibilita melhorias significativas no controle de todas as áreas e agiliza as tarefas administrativas.
Uma das principais vantagens de implementar o back office, sem dúvidas, é a rápida automatização de processos.
Na prática, a adesão dessa metodologia auxilia na identificação de gargalos operacionais e permite a redução de custos por meio da otimização.
Além disso, contar com processos práticos em startups é um passo fundamental frente às necessidades do mercado, com a incidência da Covid-19, o novo Coronavírus, que tem alterado completamente o relacionamento das empresas com os clientes e o comportamento do consumidor.
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Nesse sentido, confira abaixo quais as vantagens do sistema de back office e como implementá-lo.
Vantagens do sistema de back office para startups
De modo geral, os principais benefícios dessa tecnologia são:
Facilita o acompanhamento do time
A característica elementar do sistema é a possibilidade de receber informações em tempo real, com isso, pode-se acompanhar de perto a eficiência e produtividade de todo o time.
O cenário viabiliza, inclusive, a implementação de metas individuais e coletivas, os feedbacks e a identificação de problemas operacionais que afetem os resultados.
Todos os números podem ser visualizados de maneira prática tanto pelos líderes diretos, como gestores e coordenadores de cada área, quanto pelos diretores e CEOs da empresa.
Possibilita a integração e centralização de dados
O sistema de back office centraliza todas as informações da organização. Isso acontece porque o software integra diferentes setores, como o estoque, contabilidade, departamento financeiro e fiscal.
Desse modo, qualquer dado pode ser acessado rapidamente, gerando cenários completos a respeito dos produtos armazenados, fluxos de caixa, compra e venda, investimentos e, até mesmo, as condições legais da corporação.
Outro benefício da centralização de dados é que ela pode ser implementada de acordo com as necessidades fiscais da empresa. Dessa forma, evitam-se prejuízos com multas ou outros problemas frente aos órgãos regulamentadores.
Permite tomadas de decisões estratégicas
Elencando o tópico anterior, por meio do sistema é possível emitir relatórios completos e detalhados, especialmente em situações de instabilidades do mercado, em que a redução de custos torna-se tão necessária para sobrevivência de uma startup.
Com isso, as tomadas de decisões são mais estratégicas e assertivas através dos indicadores de desempenho, minimizando os riscos de erros nos negócios.
Viabiliza o “mais” com “menos”
A diminuição de despesas, sem dúvidas, é uma das principais vantagens do sistema de back office. Entretanto, isso não significa redução das tarefas que são desenvolvidas.
Muito pelo o contrário, como dois lados de uma mesma moeda, a plataforma permite a automatização, viabilizando o desenvolvimento de mais atividades com a melhor eficiência e um menor investimento.
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Permite mobilidade
Finalmente, a plataforma facilita a mobilidade dos processos e a conectividade de toda a empresa. Além de diminuir os problemas causados por erros nas trocas de informações ou falhas de comunicação, ainda possibilita o trabalho remoto, garantindo o gerenciamento efetivo da equipe.
Como implementar essa tecnologia?
Para implementar o sistema de back office de maneira correta e simplificada, é fundamental contar com um software completo e tecnológico, como o SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas.
A plataforma de gestão integrada possui um design responsivo e pode ser acessada por qualquer dispositivo conectado à internet.
Como também, apresenta características bastante intuitivas e fácil instalação, permitindo a implementação prática e reduzindo as chances de falhas operacionais.
A Ramo Sistemas está acompanhando as mudanças do mercado frente à crise atual. Por isso, constantemente temos atualizado os nossos processos e demandas com o objetivo de auxiliar os nossos parceiros a passarem por essa fase com o mínimo de impacto possível.
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