Blog

Planejamento logístico

Planejamento logístico: por que implantar uma logística omnichannel em PMEs?

O planejamento logístico de PMEs de distribuição e logística é fundamental para estruturar e otimizar processos, como controle de estoque, entregas e integração das etapas de compra, além da gestão financeira obviamente.

Por meio de uma estratégia moderna e eficiente, como a logística omnichannel, é possível integrar processos de compra, estoque e vendas de mercadorias a partir da previsão de demanda, gerando benefícios ao negócio.

A seguir, entenda como a integração de processos online e offline por meio da logística omnichannel podem beneficiar e modernizar a operação da PME.

Leia também: Gestão inteligente: como as melhores práticas do sistema ERP podem ajudar a sua empresa de distribuição

O que é a logística omnichannel?

O termo omnichannel refere-se à integração de todos os processos e canais para proporcionar uma experiência de compra personalizada, mas ao mesmo tempo padronizada, independentemente do canal de contato do cliente, seja online ou offline.

Por meio da estratégia, garante-se que o cliente tenha diversas opções de canais para contato com a empresa e possa personalizar a própria experiência de compra de acordo com suas preferências. Na logística omnichannel, alguns exemplos incluem:

  • Compra do produto pela loja virtual e opção de retirada na loja física;
  • Pesquisar online em qual loja física o produto está disponível para ir até lá comprá-lo;
  • Iniciar um processo de troca ou devolução por um canal e concluí-lo em outro.  

Portanto, para que o planejamento logístico adotando o omnichannel seja eficiente, é essencial ter processos e ferramentas adequados que integrem o online e o offline para atender às expectativas dos consumidores e proporcionar uma experiência diferenciada.

Saiba mais: Como otimizar a logística de distribuição em 5 etapas

5 benefícios da logística omnichannel

Quando o planejamento logístico considera a estratégia omnichannel, unindo processos e ferramentas de forma correta, os gestores da PME de distribuição e logística obtêm diferentes benefícios, como:

  • Redução do uso de espaço físico para estoque devido à possibilidade de prever vendas por período;
  • Aumento no potencial de vendas em decorrência da melhor experiência de compra promovida; 
  • Redução de custos devido à otimização dos processos e diminuição do estoque permanente;
  • Melhora da experiência do cliente com a marca devido à personalização da jornada de compra somada à padronização nos diferentes canais de atendimento;
  • Otimização do planejamento logístico por causa da maior clareza dos processos de compra e venda, garantindo que o controle de estoque e a distribuição sejam mais eficientes.

Leia também: Como fazer o planejamento logístico de contingência em tempos de crise?

Portanto, o planejamento logístico incorporando o omnichannel garante tanto a melhora da experiência de compra do cliente, como também maior eficiência dos processos internos. O que leva a empresa a ter maior competitividade em sua área. 

Como fazer o planejamento logístico e transformar a área?

Para transformar a operação por meio da logística omnichannel, os gestores devem reconhecer os principais desafios desta mudança, que incluem a gestão de estoque, transporte e distribuição, logística reversa e modernização tecnológica.

Veja mais: Planejamento logístico: como superar os desafios do setor

Os três primeiros desafios dependem, especialmente, da reformulação do fluxo de processos, mas a eficiência está totalmente relacionada à adoção de tecnologias apropriadas. O que também é um desafio.

A introdução do sistema ERP é essencial para uma logística omnichannel efetiva, pois a tecnologia permite centralizar a operação e integrar todas as informações dos diferentes departamentos de forma intuitiva e completa.

Saiba ainda: Sistema ERP na nuvem: como garantir mobilidade nas empresas de distribuição

O SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas, é um sistema ERP que tem módulos específicos para a modernização do planejamento logístico, incluindo controle automatizado do estoque, previsibilidade das vendas, integração dos canais de atendimento ao cliente e otimização das rotas de distribuição.

Quer saber como o SAP Business One pode transformar a operação logística da sua PME? Conheça esse sistema ERP aqui!

Baixe agora nosso Checklist da Gestão Empresarial e saiba como gerenciar e integrar áreas no setor de distribuição.

O que você procura?

Assine nossa newsletter