Blog

logística de distribuição

Como otimizar a logística de distribuição em 5 etapas

A logística de distribuição é um dos processos mais importantes para uma empresa. Isso porque, além de englobar a área operacional, contempla também os processos relacionados ao planejamento de toda a movimentação de mercadorias. Desta maneira, garante a satisfação do cliente e os bons resultados.

Na prática, a logística de distribuição visa eliminar gargalos e desperdícios de recursos, os quais, se negligenciados, podem trazer sérios prejuízos.

Por sua vez, através de um setor bem estruturado, os negócios obtêm uma série de vantagens a curto, médio e longo prazo.

Entre elas, podemos citar a maximização do lucro, uma boa experiência do consumidor e uma visão mais estratégica da operação. Assim, permite o desenvolvimento de ações alinhadas às necessidades da empresa e exigências do mercado.

Confira 5 etapas para uma logística de distribuição eficiente

A alta performance da logística de distribuição envolve uma série de fatores. No cotidiano do setor, os gestores coordenam times, mantêm todos os itens devidamente organizados, garantem que estejam prontos para o envio, entre diversas outras atividades.

Ou seja, é um cotidiano complexo e repleto de desafios diários. Porém, por meio da adoção de algumas estratégias, é possível torná-lo mais tranquilo e eficiente. Veja 5 etapas a serem implementadas:

1. Organização do estoque

Se até pouco tempo o estoque era visto como um ambiente de capital congelado, hoje trata-se de uma área estratégica. Isso porque o setor é responsável por boa parte da lucratividade de um negócio.

Portanto, para que traga benefícios como aumento da lucratividade e minimize o desperdício de recursos, é fundamental que exista um controle minucioso do inventário.

Desde o recebimento de mercadorias até a saída do estoque, é essencial que os gestores contem com ferramentas que otimizem os processos, como entradas de notas fiscais e segmentação de itens em prateleiras.

Com as ferramentas adequadas é possível reduzir o retrabalho, ao mesmo tempo em que se extrai o máximo potencial das mercadorias e das equipes que as administram.

2. Gestão de transportes

A logística de distribuição deve envolver uma gestão de transportes eficiente para que atinja a excelência. Isso envolve um conjunto de decisões que viabilizem o processo de entrega. Entre as questões a serem levantadas estão o investimento em frota própria ou terceirizada, o modal de transporte utilizado e as tarifas a serem cobradas dos clientes.

3. Conferência das cargas

Outra estratégia indispensável para uma boa logística de distribuição é a conferência de todas as cargas. Desde que entram no armazém onde ficarão estocadas, é necessário ter extremo cuidado ao manuseá-las de forma a evitar quebras e extravios que podem trazer prejuízos.

4. Organização na armazenagem dos produtos

Um dos desafios dos gestores em relação à distribuição é a armazenagem correta dos produtos para facilitar os processos. Isso porque, se houver desorganização, há perda de tempo e de recursos. Desse modo, a dica é separar e organizar os itens por categorias ou por ordem alfabética nos casos de armazenagem em estoque.

5. Expedição

A logística de distribuição de alta performance deve ter um processo de expedição bem estruturado. Esse engloba, por exemplo, a conferência do carregamento a ser organizado nos veículos de transporte, a validação dos pedidos e a separação e expedição da documentação necessária para que as entregas sejam realizadas com eficiência aos clientes.

Como um sistema de gestão pode ajudar

Os sistemas de gestão ERP são mais do que necessários para garantir a assertividade dos dados, automatizar e agilizar tarefas e promover um gerenciamento eficaz. Além disso, os softwares permitem que os colaboradores sejam alocados em funções mais estratégicas, ao invés de somente operacionais.

O SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas, traz funcionalidades como:

  • Gestão de estoque e depósito;
  • Gestão de localização no depósito;
  • Controle de entrada e saída de mercadorias;
  • Planejamento de produção e material;
  • Relatórios eficientes.

Quer conhecer todos os recursos do sistema e como ele pode auxiliar nas rotinas do seu negócio? Então entre em contato com um de nossos consultores agora mesmo!

Baixe agora nosso Checklist da Gestão Empresarial e saiba como gerenciar e integrar áreas no setor de distribuição.