Blog

gestão inteligente

Como a gestão inteligente facilita a implementação de inovação na indústria

A transformação digital está ocorrendo de forma rápida na indústria. Neste cenário, a gestão inteligente, capaz de otimizar diversos processos, se torna cada vez mais importante. Isso porque traz agilidade, diferencial competitivo e melhores resultados como um todo.

Para quem tem dúvidas sobre o conceito, trata-se de um modelo de administração integrada, que envolve as diversas áreas de uma empresa. Assim, é possível obter insumos de melhorias para todos os setores, além de reduzir custos e aumentar a rentabilidade.

Ou seja, a organização e o gerenciamento inteligente geram insights importantes para uma tomada de decisão mais assertiva. O que facilita a implementação de inovação e favorece um rápido retorno sobre o investimento (ROI) para as indústrias.

Leia também: Conheça as melhores práticas de gestão da produção industrial

Quais benefícios de investir em gestão inteligente e inovação?

Como mencionamos, a gestão inteligente garante melhores resultados para as indústrias como um todo. Ao adotar a inovação de forma correta, a sua empresa pode se manter competitiva no mercado atual de transformação digital e se destacar da concorrência. Veja mais benefícios:

  • Fortalecer a cultura empresarial;
  • Automação de processos industriais;
  • Aumentar a competitividade;
  • Proporcionar melhor imagem da marca;
  • Melhorar a organização dos processos internos.

Como fazer uma gestão inteligente na indústria?

Implementar uma gestão inteligente e integrada envolve diferentes aspectos. Entre eles, estão os processos atuais, as metas para o futuro, os colaboradores e as ferramentas disponíveis.

Para auxiliar os líderes a realizarem uma administração eficaz e, assim, atuarem com alta performance em prol dos resultados, listamos dicas de como adotar a gestão inteligente e a inovação na prática. Confira:

1. Saiba onde quer chegar

Para que a inovação tecnológica ocorra de forma assertiva, é essencial que os gestores definam quais os rumos a serem tomados para atingir as metas esperadas.

Os investimentos em inovação devem ser realizados de forma gradativa e sempre pensando em aspectos como:

  • Motivos que levam a empresa a inovar;
  • Qual a sua experiência na área;
  • Primeiros passos para que uma cultura realmente inovadora seja inserida.

Leitura recomendada: Conheça as melhores práticas de gestão da produção industrial

2. Adote um modelo de gestão

A gestão inteligente deve ser adotada por uma indústria a partir de métodos e modelos estabelecidos previamente para dar suporte aos processos de rotina.

Ou seja, antes que novas ferramentas sejam implementadas, é preciso que exista um processo para criar e gerar ideias. Desse modo, a empresa passa a ter mais clareza de quais os pontos serão transformados em ações concretas.

3. Conte com recursos

Para realizar qualquer tipo de inovação ou mudança dentro de um negócio, são necessários recursos. Porém, isso não diz respeito somente às finanças, mas também ao capital humano.

É preciso contar com times qualificados, treinados e conscientizados sobre as mudanças que ocorrerão. Assim, quando a inovação tecnológica for inserida, os colaboradores estarão preparados e não haverá grandes dificuldades.

4. Aposte em sistemas tecnológicos de gestão

Antes de investir em tecnologias disruptivas como internet das coisas (IoT) e machine learning na sua indústria, é preciso se preocupar com o bom desempenho dos processos internos.

Para isso, é possível contar com um sistema ERP. A solução permite a integração de áreas e tecnologias, auxiliando em todas as operações do dia a dia.

O SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas, oferece uma forma acessível para gerenciar toda a sua indústria. Entre as funcionalidades que auxiliam em uma gestão inteligente e assertiva, estão:

  • Controle de aquisições e estoque;
  • Planejamento de produção;
  • Gestão de vendas e clientes;
  • Gestão financeira;
  • Análises e relatórios.

Assim, é possível visualizar a operação da empresa como um todo e tomar decisões baseadas em informações em tempo real, de forma a impulsionar o crescimento.

Quer saber mais sobre como o SAP Business One pode auxiliar na gestão da sua indústria? Entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores!