Blog

gestão da produção industrial

Conheça as melhores práticas de gestão da produção industrial

A gestão da produção industrial é uma tarefa complexa. São diversos processos e atividades a serem executados para que todo o fluxo produtivo ocorra de forma assertiva. Diante de um cenário globalizado, altamente competitivo e com consumidores cada vez mais exigentes, isso se torna ainda mais desafiador.

Para atingir o objetivo, é preciso que haja um conhecimento aprofundado do negócio, com uma visão global dos diferentes aspectos. Afinal, os fatores relacionados à sobrevivência das indústrias nesse novo mercado estão ligados à maneira com que as empresas planejam e controlam suas atividades.

Quer saber como otimizar a gestão da produção industrial? Confira o nosso post e veja como obter melhores resultados!

Leia também: Conheça os principais indicadores de desempenho na indústria para sua PME

Dicas para uma gestão da produção industrial de alto desempenho

Como citamos, o controle e o monitoramento do processo produtivo passam por muitas etapas. Assim, qualquer equívoco pode acarretar graves prejuízos para as indústrias, tanto financeiros quanto gerenciais.

Nesse sentido, alguns pontos e áreas precisam de mais atenção por parte da gestão da produção industrial, sendo essenciais para garantir a continuidade da operação e a boa performance no mercado. Veja boas práticas importantes:

1. Analisar cada etapa da produção

Para que a administração da produção industrial ocorra a contento, o primeiro passo deve ser o conhecimento de todos os fatores que a envolvem. Isso inclui etapas, áreas, funcionários, insumos, entre outros.

O importante é fazer um mapeamento geral dos processos, desenvolvendo fluxogramas de cada tarefa, indicando as matérias-primeiras utilizadas e tudo mais que envolva cada atividade.

Vale frisar que, nesse caso, é fundamental integrar todas as informações para que possam ser organizadas e utilizadas como base de conhecimentos para os gestores.

Saiba mais: 7 práticas da gestão financeira e administrativa na indústria

2. Atuar preventivamente

Um aspecto indispensável de uma boa gestão da produção industrial é a atuação preventiva. Para ficar mais claro, imagine a seguinte situação. Sua indústria está com uma grande demanda de produção para certa data comemorativa e, quando menos se espera, um equipamento quebra.

Dá para imaginar os prejuízos, não é mesmo? Desse modo, uma das principais ações dos gestores é o investimento em manutenções preditivas e preventivas, justamente para evitar esse tipo de incidente.

3. Treinar os times

Sem colaboradores qualificados, não há como uma indústria ter bons resultados. Por isso, uma das atitudes fundamentais da gestão da produção industrial é investir em treinamentos e capacitações constantes.

Essas qualificações devem fornecer conhecimentos técnicos e comportamentais que vão ao encontro das políticas e dos propósitos do negócio.

4. Investir em tecnologias disruptivas

A transformação digital está acontecendo em todos os segmentos e o setor industrial é um dos principais impactados.

Por meio de tecnologias disruptivas como a internet das coisas (IoT) e machine learning, os gestores têm acesso a um grande volume de dados e automatizam uma série de tarefas.

Isso se reflete no aumento da produtividade, em uma tomada de decisão mais assertiva, na diminuição de custo e na otimização dos resultados como um todo.

5. Utilizar um sistema de gestão empresarial

O ERP, ou sistema de gestão empresarial, é um software que reúne todos os dados de uma empresa. Assim, permite o monitoramento contínuo, automação de processos e o desenvolvimento de ações embasadas em informações reais. Tudo isso de forma integrada, intuitiva e de fácil acesso.

O SAP Business One, disponibilizado no Brasil pela Ramo Sistemas, é uma solução com características específicas que podem auxiliar de forma considerável a gestão da produção industrial no controle dos setores e processos.

Isso favorece uma administração muito mais eficiente de cada etapa que envolve o fluxo produtivo. O ERP voltado a indústrias possui funcionalidades exclusivas, integrando processos, reduzindo gargalos produtivos e gerando melhores resultados. Entre os recursos, estão:

  • Estrutura do produto;
  • MRP (Manufacturing Resources Planning);
  • Controle da produção;
  • Controle de qualidade;
  • Apontamento da produção;
  • Produção seriada e não seriada;
  • Controle de custos;
  • Controle avançado da produção;
  • APS – planejamento e controle avançado;
  • Internet das Coisas – IoT.

Com essas soluções e relatórios personalizados, é possível ter uma gestão de produção industrial eficaz, inovadora e cada vez mais assertiva.

Conheça o SAP Business One e entre em contato com um de nossos especialistas para saber como podemos auxiliar nos resultados de sua indústria!