Blog

indicadores de desempenho na indústria

Conheça os principais indicadores de desempenho na indústria para sua PME

Os indicadores de desempenho na indústria são métricas que permitem conhecer a operação e embasar a tomada de decisão dos gestores de acordo com a realidade do negócio. Isso vale especialmente para pequenas e médias empresas.

Deste modo, é importante acompanhar os KPIs (indicadores-chave de desempenho) referentes à sua organização. A definição de tais métricas deve ser realizada considerando os objetivos de longo prazo do negócio.

Apesar da correlação entre os indicadores de desempenho na indústria e os objetivos da PME, alguns índices são fundamentais. Ou seja, devem ser monitorados por quase todas as empresas. Saiba mais a seguir!

Veja mais: Conheça as vantagens do sistema de gestão empresarial para indústrias

Conheça diferentes tipos de indicadores industriais

Inicialmente, é relevante que os gestores entendam os diferentes tipos de indicadores que podem ser mensurados na indústria. Entre eles, vale destacar:

  • Indicadores de produtividade/desempenho: são as métricas que monitoram os recursos e o trabalho empregados para garantir o funcionamento da produção industrial. Tem como objetivo principal avaliar a eficiência e o rendimento dos processos fazendo a relação entre recursos e resultados;
  • Indicadores de qualidade: devem ser associados aos de produtividade para revelar as condições finais dos produtos comercializados, assim como a qualidade dos serviços prestados;
  • Indicadores de capacidade: revelam a resposta de um processo, permitindo o planejamento da indústria. Um exemplo é a capacidade de um equipamento ou profissional de embalar em um turno;
  • Indicadores estratégicos: estão relacionados ao alcance dos objetivos de longo prazo do negócio. Estas métricas só serão positivas quando estiverem alinhadas às metas e estratégias da indústria.

Leia também: Como funciona o planejamento e controle de produção no setor industrial?

Quais são os principais indicadores de desempenho na indústria?

Ao conhecer os tipos de métricas, fica mais fácil para os gestores definirem quais indicadores de desempenho na indústria serão acompanhados.

A seguir, destacamos 3 métricas importantes, que contribuem no mapeamento do cenário das indústrias. No entanto, outros KPIs podem compor a estratégia da sua PME. Veja!

1. Número de produtos produzidos

Esse indicador-chave mensura a quantidade de produtos produzidos por período. Ele é útil para conhecer o desempenho individual de um trabalhador, a produtividade por turnos e comparar equipes.

2. Tempo de inatividade

Indica o período no qual uma máquina fica desligada e sem produção. Um alto tempo de inatividade é um alerta para o desempenho, exigindo que os gestores busquem alternativas para que a produtividade não caia.

Isso também pode significar um investimento mal feito ou a implantação deficiente de um novo processo.

3. Horas trabalhadas na produção

Um dos principais indicadores de desempenho na indústria é a quantidade de horas trabalhadas na produção.

Este KPI revela quantas horas são necessárias para a execução de cada tarefa. Assim, é possível identificar e superar gargalos operacionais e melhorar a eficiência na linha de produção.

Para conhecer outros indicadores industriais, veja este nosso post: 10 principais indicadores de desempenho na indústria

Qual a importância do sistema de gestão empresarial?

Neste sentido, o sistema integrado de gestão empresarial (ERP) permite centralizar informações da operação e monitorar com mais eficiência todos os processos industriais realizados.

Para PMEs do segmento industrial, o SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas, é uma das tecnologias mais completas e eficazes. A plataforma conta com automação de processos e integração entre departamentos para otimizar a gestão. Além disso, inclui funcionalidades específicas, como:

  • Estrutura do produto;
  • MRP (Manufacturing Resources Planning);
  • Controle da produção;
  • Controle de qualidade;
  • Apontamento da produção;
  • Produção seriada e não seriada;
  • Controle de custos;
  • Controle avançado da produção;
  • APS – planejamento e controle avançado;
  • Internet das Coisas – IoT.

Com esses recursos e relatórios personalizados, é possível monitorar os KPIs e também melhorar os indicadores de desempenho na indústria.

Conheça o SAP Business One e veja como gerenciar com mais eficiência seus processos industriais, alcançando novos níveis de  produtividade e competitividade.