Blog

gestão inteligente

Gestão inteligente: como as melhores práticas do sistema ERP podem ajudar a sua empresa de distribuição

Não há dúvidas de que o Brasil e o mundo estão passando por um grande período de instabilidade econômica por conta do Covid-19, o novo Coronavírus. Por isso, para minimizar os impactos da crise, muitas organizações têm recorrido a maneiras de implementar uma gestão inteligente.

As fragilidades do mercado têm gerado consequências bastante preocupantes. Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa do Ibope, 51% dos respondentes tiveram algum tipo de prejuízo financeiro durante esse período.

Com todas as incertezas, adotar ações que permitam uma administração assertiva da corporação é fundamental. Dentre as principais estratégias, encontra-se a adoção de um sistema ERP

Na prática, o Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos da Empresa consiste em uma plataforma que viabiliza o gerenciamento de todas as áreas que compõem uma instituição. 

Por meio dessa ferramenta, é possível administrar todo o fluxo de compra e venda, controle de estoque, gestão financeira e contábil.

Além disso, o sistema ERP auxilia nas responsabilidades fiscais e tributárias da companhia, minimizando os riscos de problemas legais ou prejuízos com juros, atrasos ou processos errados.

Mas, apesar de todos os aspectos positivos, como a plataforma pode resultar em uma gestão inteligente dos negócios? Para te auxiliar a responder essa questão, elaboramos esse conteúdo com algumas práticas facilitadas pelo software. Confira.

Veja também: Como o sistema ERP na nuvem impacta as empresas de distribuição?

Como o sistema ERP promove uma gestão inteligente?

A plataforma garante uma série de benefícios, tais como: 

Otimização de processos

Uma das principais vantagens da ferramenta, sem dúvidas, é a automação de processos. De modo geral, o sistema ERP promove integração de todos os setores e centraliza informações. Com isso, as tarefas da empresa tornam-se facilitadas. 

Outra possibilidade é o acesso simultâneo e a substituição de atividades manuais por resoluções ao alcance de rápidos cliques. Além de minimizar erros e contribuir para a eficiência operacional, ainda aumenta o desempenho e os resultados do time.

Geração de relatórios em tempo real

O sistema ERP permite visualização de dados e informações em tempo real. Além disso, viabiliza a geração de relatórios completos, que embasam tomadas de decisões mais estratégicas e assertivas para as organizações.

Outrossim é a facilidade que a plataforma pode identificar gargalos na empresa e, com isso, maximizar uma gestão inteligente e funcional.

Você pode se interessar: Tudo sobre ERP: tire suas dúvidas e entenda como implantar o sistema

Redução de gastos

Os tópicos anteriores promovem um resultado bastante importante para as companhias nesse período de crise: redução de custos.

De maneira geral, é possível minimizar gastos com a operação e eliminar despesas desnecessárias. Com isso, pode-se focar apenas em processos fundamentais para o funcionamento da empresa.

Viabilização da conectividade

Por fim, o sistema ERP potencializa uma gestão inteligente por meio da conectividade. Desse modo, pode-se acessar os dados da organização de qualquer dispositivo com acesso à internet e realizar as atualizações necessárias.

Além disso, a mobilidade permite o trabalho remoto com o máximo de eficiência, garantindo o suporte que todo o time precisa para desenvolver suas atividades.

Essa característica, por si só, já agrega à instituição competitividade, visto que o home office consiste em uma das maiores demandas do cenário atual, pois uma das formas de minimizar o contágio do vírus é o isolamento social. 

Conheça o SAP Business One

Adotar o sistema ERP é sinal de inovação e tecnologia, duas combinações bastante promissoras para a gestão inteligente de uma companhia. 

Entretanto, para que essa instalação seja feita da maneira correta, é essencial contar com uma empresa especializada no segmento e o SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas, é a melhor opção do mercado.

Oferecendo todo o suporte, a ferramenta de gestão integrada da SAP se adequa às necessidades da sua corporação.

Além disso, a plataforma promove a automação que a sua empresa de distribuição precisa para superar essa fase e minimizar os impactos da crise.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o site da Ramo Sistemas e conte com o suporte da nossa equipe. Entendemos a instabilidade do momento que estamos vivendo e desejamos auxiliar pequenas e médias empresas a passarem por esse período.

Baixe agora nosso Checklist da Gestão Empresarial e saiba como gerenciar e integrar áreas no setor de distribuição.