Blog

automação de processos industriais

Como a automação de processos industriais supera crises e gera ganhos para as empresas?

A automação de processos industriais é uma importante aliada para indústrias que almejam otimizar a produção, acertar os prazos de entrega, aumentar as vendas e obter mais assertividade nas operações.

A expectativa da consultora ABI Research é que 4 milhões de robôs e máquinas estejam em operação em mais de 50 mil armazéns no mundo até 2025, e as indústrias brasileiras estão seguindo esses passos com um crescimento de 4% no nível de automação entre 2018 e 2019.

Entre as empresas que já adotaram até três tecnologias integradas aos processos industriais, 54% já registram lucro igual ou superior aos identificados no período pré-pandemia.

Veja ainda: Quarta Revolução Industrial: Indústria 4.0

A seguir, saiba mais sobre o que é a automação de processos industriais e como ela pode contribuir na operação da empresa.

O que é e como funciona a automação de processos industriais?

A automação de processos industriais consiste na implementação de softwares e hardwares com o objetivo de tornar as tarefas, que não demandam a interferência da mão de obra humana para sua realização, automatizadas.

Dessa forma, o crescimento da automação na indústria baseia-se em duas vertentes:

  • substituição do trabalho manual do operador em tarefas repetitivas ou de maior dificuldade, aplicando diferentes tecnologias; 
  • melhora da qualidade do serviço ou do produto final, com redução dos custos operacionais.

Portanto, a automação de processos industriais permite que uma máquina, integrando hardware e software, execute tarefas repetitivas com um elevado grau de precisão definido pela programação do sistema.

Com a automação, é possível que os profissionais, que até então ficavam presos às atividades repetitivas, possam ser direcionados para processos mais estratégicos e criativos, mais alinhados à capacidade humana de criar e inovar.

Veja mais: Como o sistema de gestão da produção industrial promove redução de custos

Quais as aplicações da automação na rotina da indústria?

As aplicações da automação de processos industriais são direcionadas tanto aos ganhos de produtividade no chão de fábrica, quanto aos processos gerenciais. Alguns usos da solução incluem:

  • reduzir os ciclos de produção por meio da repetitividade dos processos automatizados;
  • minimizar riscos de acidentes nas indústrias por meio de fluxos que aumentem a segurança dos operadores e reduzam situações perigosas na produção;
  • controle automatizado do estoque de matéria-prima e mercadorias, evitando desabastecimentos que comprometam a operação;
  • uso de sensores para identificar alterações qualitativas ou quantitativas no processo industrial;
  • uso de máquinas e robôs para execução de processos mecânicos;
  • levantamento de dados sobre a produção para otimizar o planejamento e controle da produção, baseado em informações da linha produtiva.

Leia mais: 5 estratégias para melhorar o planejamento e controle de produção

Como a Ramo Sistemas pode te ajudar?

Para adotar a automação de processos industriais é essencial que sejam feitos investimentos estratégicos pelos líderes e gestores das empresas. Nesse sentido, deve-se avaliar tanto a implementação de novos hardwares quanto dos softwares.

Um dos investimentos fundamentais à automação na indústria é o sistema ERP, que permite integrar as informações e processos dos diferentes departamentos, proporcionando mais assertividade, eficiência, clareza e qualidade.

Saiba também: Como aumentar a produtividade e tornar a gestão mais eficiente com o ERP industrial na nuvem

O SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas, é um sistema ERP desenvolvido considerando as demandas do setor industrial e que permite automatizar processos de forma integrada em diversos setores da empresa, como estoque, linha de produção, vendas, compras, financeiro, cliente, entre outros.

Quer saber mais sobre o SAP Business One? Conheça a solução aqui!

O que você procura?

Assine nossa newsletter