Blog

automação de processos industriais

Como a automação de processos industriais aumenta a lucratividade?

A automação de processos industriais combina o uso de técnicas, ferramentas e sistemas para estruturar fluxos mais ágeis, econômicos e produtivos que dependam menos das atividades manuais.

Estima-se que até 60% da parte operacional na indústria possa ocorrer de forma independente controlada por um sistema, o que representa uma transformação profunda em como as indústrias vão funcionar no futuro.

Leia também: Como otimizar a gestão da produção industrial com tecnologia e automação

Os impactos da automação de processos industriais influenciam a segurança, economia e geram rapidez na linha produtiva, elevando a lucratividade. Saiba mais a seguir!

8 benefícios da automação de processos industriais

Com a redução da mão de obra humana e ao fato de que o parque industrial torna-se relativamente autônomo na execução de processos, o investimento em automação gera uma série de benefícios. Conheça 8 deles a seguir!

1. Padronização dos processos

Para que a automação de processos industriais seja efetiva, as técnicas são configuradas em um sistema integrado e centralizado, isso garante a padronização dos processos nas diferentes etapas da linha de produção.

Para que o parque industrial opere corretamente, todas as áreas devem seguir os mesmo parâmetros, o que se reflete em uniformização da operação.

Saiba mais: Internet das coisas na indústria: saiba como utilizá-la

2. Diminuição na incidência de erros e falhas

Com menor influência da mão de obra humana na produção, há também menores chances de erros e falhas, pois o próprio sistema faz o controle dos processos para verificar se eles estão funcionando dentro dos padrões estabelecidos.

3. Redução nas perdas

Com a automação de processos industriais, o próprio maquinário controla a operação, interrompendo o funcionamento caso haja alterações na qualidade, o que reduz perdas de material.

Essa vantagem reflete-se em menores perdas de capital devido a diminuição dos desperdícios e uso adequado dos insumos.

4. Aumento da eficiência

O sistema de automação garante um ritmo produtivo contínuo de acordo com as previsões da indústria, o que permite a manutenção da eficiência tanto nos processos industriais como na gestão do negócio, devido ao controle de todo o parque.

Leia também: Como funciona o planejamento e controle de produção no setor industrial?

5. Maior produtividade

O aumento da produtividade é resultado da menor ocorrência de falhas no processo produtivo, redução dos erros humanos e ritmo de produção programado no sistema.

Dessa forma, são menores as oscilações na linha de produção, o que garante padronização e continuidade.

6. Previsão de demandas futuras

A automação viabiliza ainda a integração entre áreas, como a produção e setor comercial, estabelecendo o ritmo de produção de acordo com a previsão das vendas identificada automaticamente com análise de dados históricos da empresa.

7. Integração de diferentes setores

A inovação garante que todos os setores da empresa operem alinhadamente, com integração entre departamentos e centralização das informações estratégicas.

Com toda a indústria operando de forma alinhada, há um aumento na produtividade e lucros decorrentes da menor incidência de falhas e de refação de atividades.

8. Melhoria na comunicação interna e externa

Com integração e centralização dos dados, a comunicação torna-se mais assertiva, seja entre departamentos da indústria como também com clientes e fornecedores.

Por exemplo, todos os processos de solicitação de matéria-prima e controle logístico ocorrem dentro da mesma plataforma, podendo ser acompanhados pelo estoque, produção e financeiro.

Como resultado desses benefícios, a automação de processos industriais propicia redução de custos operacionais, investimentos mais lucrativos e acertados e resultados sólidos no médio e longo prazo.

Como o sistema ERP viabiliza a automação de processos?

O sistema ERP – sistema integrado de gestão empresarial – viabiliza todos os benefícios da automação de processos industriais por ter funcionalidades que padronizam as operações.

Saiba mais: A importância do ERP para pequenas e médias empresas

Por meio da ferramenta, as indústrias conseguem automatizar processos, integrar setores, centralizar informações, prever demandas e monitorar o desempenho.

O SAP Business One, sistema ERP disponibilizado pela Ramo Sistemas destaca-se por ser direcionado às pequenas e médias indústrias e negócios em expansão. Entre os recursos que garantem a melhora dos resultados e lucratividade destacam-se:

  •     Gestão financeira;
  •     Gestão de vendas e clientes;
  •     Planejamento da produção;
  •     Controle de aquisições e estoque;
  •     Inteligência comercial;
  •     Análises e relatórios.      

Quer tornar sua indústria mais tecnológica, digital e automatizada? Conheça aqui o SAP Business One disponibilizado pela Ramo Sistemas!