Blog

planejamento e controle de produção

Como funciona o planejamento e controle de produção no setor industrial?

planejamento e controle de produção (PCP) são determinantes para que a indústria mantenha o nível de produtividade desejado e seja eficiente. Como consequência de otimizar o gerenciamento da operação, é possível melhorar os resultados e aumentar o lucro.

Apesar da importância do PCP, nem sempre os gestores valorizam esses processos. Isso resulta em baixa produtividade, ineficiência e incapacidade de escalabilidade comercial.

Veja, a seguir, como estruturar o planejamento e controle de produção e como o sistema integrado de gestão empresarial impacta os resultados.

Leia também6 vantagens da automação de processos no setor industrial

Qual a importância do planejamento e controle de produção?

Inicialmente, é preciso compreender do que se trata o PCP e qual a sua influência no posicionamento da empresa do mercado. Este planejamento é dividido em duas etapas:

  • Planejamento: nesta fase, são definidas as etapas da produção, o cronograma da empresa e as metas almejadas com foco nos objetivos da indústria. Consiste, portanto, em um plano de ação detalhado informando todas as práticas necessárias;
  • Controle: consiste nas ações adotadas para que o planejamento seja cumprido. Assim, envolve a definição de métricas e ferramentas que permitam mensurar a produção e os resultados.

Assim, fica claro que as etapas do PCP são complementares e contribuem para a empresa alcançar os objetivos comerciais e produtivos estipulados.

Entre as áreas envolvidas no planejamento e controle de produção, estão vendas, estoque e fiscalização. Estes setores devem funcionar integradamente e fornecer informações que permitam otimizar a operação.

Leia tambémComo otimizar a gestão da produção industrial com tecnologia e automação

Como o sistema integrado de gestão empresarial afeta o PCP?

Justamente para atender às demandas do PCP e aos objetivos da indústria, é fundamental contar com o sistema integrado de gestão empresarial (ERP).

A solução disponibiliza funcionalidades determinantes ao cumprimento do planejamento e controle de produção. Saiba mais!

1. Integração das áreas

O sistema ERP é uma tecnologia que permite a integração de todos os departamentos da indústria. Com isso, processos que influenciam diferentes áreas podem ser controlados e otimizados em uma única ferramenta.

2. Centralização dos dados

Para o planejamento e controle de produção assertivo, é fundamental usar dados reais dos departamentos para a mensuração dos processos.

Dessa forma, a centralização das informações é determinante para que os gestores tenham os dados à disposição. Tanto para elaboração do PCP, como para verificação da produção.

Leitura recomendada6 vantagens da automação de processos no setor industrial

3. Atuação mais estratégica

Com o uso de dados reais sobre os processos produtivos, a indústria também garante uma operação mais estratégica.

Por exemplo, a partir da previsão de vendas, análise do ritmo produtivo e estoque atual, os gestores conseguem definir o cronograma de produção para atender à demanda.

Assim, é possível evitar uma sobrecarga de produtos. O que poderia comprometer o estoque enquanto as vendas não são concretizadas.

4. Monitoramento dos processos

Por fim, o sistema integrado de gestão empresarial é um aliado poderoso no monitoramento da indústria. Com isso, os gestores obtêm dados acerca de cada etapa, têm uma visão completa da operação e podem considerar todas as informações relevantes, como:

  • Matéria-prima disponível;
  • Ritmo de produção;
  • Prazos produtivos;
  • Potencial e estimativa de vendas.

Portanto, as métricas definidas no planejamento e controle de produção podem ser acompanhadas com praticidade e eficiência. Isso permite adequar os processos e prazos quando necessário.

Saiba maisSua indústria precisa de um sistema de gestão empresarial? Descubra!

Quais os diferenciais do SAP Business One?

Como vimos, para otimizar o planejamento e controle de produção na sua indústria, é fundamental contar com um sistema integrado de gestão empresarial.

SAP Business One é uma solução presente em mais de 170 países e com mais de 60 mil clientes globalmente.

Disponibilizado pela Ramo Sistemas, o sistema oferece funcionalidades personalizadas à sua indústria, considerando etapas produtivas, plano de ação e métricas de monitoramento.

Confira os principais benefícios do SAP Business One para a sua empresa:

  • Integração;
  • Padronização;
  • Centralidade;
  • Relatórios completos;
  • Inteligência de mercado;
  • Inovação tecnológica.

Ficou interessado? Conheça a solução fornecida pela Ramo Sistemas e entre em contato conosco agora mesmo!

O que você procura?

Assine nossa newsletter