Blog

quarta revolução industrial

Quarta Revolução Industrial: Indústria 4.0

A aglutinação das novas tendências tecnológicas em mobilidade, internet das coisas, big data, biotecnologia, inteligência artificial, machine learning, entre outras, é denominada de “Quarta Revolução Industrial”. As novas tendências em tecnologia podem gerar impactos em vários aspectos da vida pessoal, profissional e das empresas, em especial no tema relacionado ao futuro do trabalho e da própria empresa, mas que garantirá um futuro inclusivo, ético e sustentável.

O mundo passa a trabalhar no conceito de redes, que não tem centro, mas uma série de nódulos, todos necessários para o funcionamento da rede. Dentro das redes, tem-se uma intensa comunicação entre empresas, funcionários, fornecedores e clientes, agilizando processos e flexibilizando estruturas, influindo no ponto específico de geração de empregos, já que muitos serviços são encontrados e realizados na rede, sem necessidade de equipe local. 

No entanto, será necessário um profissional para operar e gerenciar essas redes, que conceitua na criação da empresa horizontal, com a formação de redes entre empresas e alianças corporativas, cooperação entre gerentes e trabalhadores e mão de obra multifuncional. Dentro desse ambiente, serão necessárias novas profissões, tendo em vista uma adaptação a todo esse processo de flexibilização, trazendo o conceito de carreiras sem fronteiras, construídas mediante aprendizagem, mutabilidade, improvisação e adaptabilidade. 

O avanço tecnológico nos permitiu ter acesso a diversas soluções que nos ajudam no dia a dia. O uso de inteligência coletiva otimizou a vida da sociedade quando o assunto é mobilidade. A tendência é que se integre com inteligência artificial e torne este tipo de tecnologia mais intuitiva, trazendo análise de dados e integrando o mundo tecnológico para aprender a partir do comportamento dos usuários, se adaptando e desenvolvendo novas habilidades. 

Na era cognitiva, associar algum tipo de inteligência aos sistemas legados será uma exigência para todas as empresas, não importando seu tamanho ou segmento de atuação. Todas a mudanças consistentes em uma sociedade trazem um impacto de incertezas em um primeiro momento, mas depois vem a adaptação e os resultados. Não é à toa que já estamos na quarta revolução industrial. 

Todos os processos trouxeram mudanças significativas e evolução na sociedade. O mundo caminha para um novo modelo global de comunicação, onde se aproximam as pessoas, onde todos os colaboradores estarão inseridos no processo de decisão dentro das empresas e na sociedade. 

Escrito por Decio Krakauer, presidente da Ramo Sistemas.