Blog

gestão de contabilidade

Como fazer a gestão de contabilidade em tempos de crise e como o ERP ajuda as empresas?

A gestão de contabilidade consiste em um processo fundamental para qualquer empresa, especialmente em tempos de crise, períodos em que a correta administração do negócio faz toda a diferença para os efeitos que a organização pode sofrer perante as instabilidades do mercado.

A atual situação gerada pela Covid-19, o novo Coronavírus, por exemplo, tem representado um desafio bastante expressivo para diferentes tipos de corporações de diversos portes. 

Para se ter uma ideia, de acordo com um levantamento realizado pela PwC, 67% dos gestores esperam impactos financeiros derivados da crise

Nesse sentido, com o objetivo de te ajudar a compreender a importância da gestão de contabilidade e como aplicar essa estratégia na sua empresa em tempos de crises, elaboramos esse conteúdo completo. Confira.

Veja também: Por que implantar um sistema de gestão financeira em meio à crise? Veja 7 motivos

Por que realizar a gestão de contabilidade?

Na prática, a contabilidade é a área da organização responsável por levantar informações de aspectos financeiro da empresa e viabiliza tomadas de decisões mais estratégicas. 

Manter uma boa administração desse setor fornece uma série de benefícios para a companhia, como:

  • Acompanha e identifica gargalos com facilidade;
  • Reduz custos;
  • Permite total controle dos recursos empresariais;
  • Mantém os dados atualizados para consulta de todos os sócios e gestores;
  • Possibilita a escolha da melhor forma de tributação.

Como fazer a gestão de contabilidade em tempos de crise com o sistema ERP?

Para implementar uma gestão de contabilidade assertiva, é fundamental contar com a tecnologia, como o sistema ERP, isso porque essa plataforma é capaz de automatizar processos, reduzir erros operacionais e garantir eficiência da corporação

Além disso, o sistema de gerenciamento integrado permite:

Acompanhamento das informações contábeis

O ERP pode interligar todos os outros setores da empresa, como a administração, fluxo de caixa e estoque. Desse modo, é possível acompanhar em tempo real as informações financeiras e contábeis.

Como também, o sistema emite relatórios completos e detalhados sobre os dados da corporação, possibilitando aos gestores a implementação de planos de ação rápidos e eficientes. 

Cumprimento das obrigações fiscais e contábeis

Todo e qualquer negócio, independentemente do porte e do segmento que atua, possui obrigações fiscais e contábeis mediante às legislações vigentes. Entretanto, manter todas essas documentações em dia pode ser um desafio suprido pela plataforma ERP.

De modo geral, o software se adequa totalmente às políticas internas da corporação, como também às suas responsabilidades legais. Com isso, evita-se perda de prazos ou multas por atrasos nos pagamentos de impostos e outras situações.

Administração financeira

Sem dúvidas, o maior efeito da gestão de contabilidade é sentido na administração financeira. Com processos muito bem delimitados, definição de responsáveis e o cumprimento de prazos, é possível reduzir custos com eficiência e minimizar os impactos.

Segurança da informação

Por fim, a contabilidade é um setor que possui uma série de dados sensíveis da organização, como números de vendas, valores em caixa, giro de produtos, informações pessoais de clientes, colaboradores e até dos próprios diretores.

Por isso, contar com uma plataforma de gerenciamento é fundamental. O sistema ERP reduz drasticamente a necessidade de papéis ou outras maneiras de controle manual, com isso, todos os dados são armazenados na nuvem e acessados por pessoas autorizadas.

Leia mais: 6 erros que as empresas não devem cometer na gestão de contabilidade

Conte com o SAP Business One

O SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas, é a plataforma de gerenciamento integrada mais inovadora do mercado

Essa tecnologia permite conectividade, mobilidade e a transformação digital que uma organização precisa para atuar totalmente online

Além disso, viabiliza o controle completo da empresa, desde o estoque até a gestão de contabilidade, de modo a equilibrar as finanças do negócio. 

Por meio do sistema ERP é possível, inclusive, potencializar a eficiência do time, aumentar a produtividade e minimizar custos

Estamos acompanhando as mudanças do mercado, por isso, temos constantemente atualizado os processos com o objetivo de oferecer aos nossos parceiros as melhores soluções para ajudá-los a passar por esse momento com menor impacto possível.

Possui alguma dúvida? Entre em contato agora mesmo com o nosso time e saiba mais.

Baixe agora nosso Guia da Gestão Empresarial e saiba como integrar processos no setor de serviços.