Blog

sistema de gestão financeira

Por que implantar um sistema de gestão financeira em meio à crise? Veja 7 motivos

A crise atual, provocada pelo Covid-19, o novo Coronavírus, tem obrigado diversas organizações a adotarem medidas inovadoras para manter-se competitivas no mercado, dentre elas o sistema de gestão financeira.

Na prática, o Enterprise Resource Planning, ou plataforma de gerenciamento integrado como também é chamado, consiste em uma ferramenta que permite a administração completa de uma empresa

De modo geral, por meio do ERP é possível interligar diferentes setores e gerir com eficiência todas as demandas fiscais, operacionais e, principalmente, financeiras

Com isso, pode-se identificar com facilidade os gargalos da corporação e minimizar gastos, duas ações fundamentais em momentos de crises. Mas, afinal, como adotar a plataforma de gerenciamento pode auxiliar as empresas diante das incertezas do mercado? 

Você também pode se interessar: Tudo sobre ERP: tire suas dúvidas e entenda como implantar o sistema

Para te ajudar a responder esse questionamento, separamos abaixo 7 motivos para implementar essa tecnologia. 

1 – Promove a integração de setores e informação

Uma das maiores dificuldades de corporações espalhadas pelo mundo todo é a centralização de informações. Atividades manuais, recursos ultrapassados e desconexão de dados inviabilizam esse processo.

Entretanto, com o sistema de gestão financeira esse problema pode ser facilmente solucionado. A ferramenta permite integração de todos os setores e a troca rápida de informações, maximizando os fluxos operacionais.

2 – Permite a administração das contas a pagar e a receber

Outro motivo para implementar esse recurso em meio a crise é a facilidade que promove para a administração de contas a pagar e a receber.

Com isso, até mesmo a gestão de estoque e responsabilidades tributárias se tornam mais simples, de maneira a evitar problemas com produtos e, até mesmo, prejuízos por causa de juros ou contas atrasadas.

3 – Otimiza processos

Substituir longas tarefas manuais por resoluções tecnológicas ao alcance de poucos cliques é uma ação essencial para otimizar processos e aumentar a efetividade da equipe operacional.

Na prática, a automatização é responsável por simplificar as ações diárias. Dessa forma, os colaboradores conseguem concentrar esforços nas estratégias que geram mais resultados para a empresa, agregando maior valor aos serviços oferecidos aos clientes.

4 – Minimiza erros operacionais

Elencando o tópico anterior, a otimização também minimiza as falhas e retrabalhos causados, geralmente, por atividades manuais.

Desse modo, é possível potencializar a produtividade do time e a eficiência da operação, maximizando os retornos.

Veja mais: Como o sistema de gestão financeira ajuda a superar erros nos processos financeiros?

5 – Reduz custos

Em momentos de incertezas do mercado, reduzir custos é o principal objetivo das empresas e o sistema de gestão financeira pode auxiliar nessa missão.

A razão elementar para isso é a possibilidade da plataforma armazenar dados e aplicações na nuvem. De acordo com uma pesquisa realizada pela Computer Economics, organizações que optam por esse tipo de tecnologia conseguiram diminuir os gastos em 15%.

Entretanto, o Cloud Computing não é o único responsável pela minimização de despesas. Por meio da otimização de processos e integração da operação, pode-se cortar investimentos desnecessários e evitar prejuízos.

6 – Auxilia na tomada de decisão

A plataforma de gestão integrada permite visualização de informações em tempo real e, além disso, emite relatórios completos com dados atualizados e estratégicos.

Dessa forma, as tomadas de decisões são baseadas em fatos e tornam-se muito mais assertivas. Como também, é possível intervir rapidamente em casos de problemas operacionais e restringir danos.

7 – O sistema de gestão financeira garante mobilidade 

Finalmente, o sistema de gestão financeira facilita toda a mobilidade necessária para uma organização se manter ativa em tempos de crise.

Com tecnologia de ponta, pode-se gerenciar a empresa remotamente, permitindo a implementação do home office e garantindo o suporte que os colaboradores precisam para desempenharem suas atividades.

Outrossim é a conectividade possibilitada pela interligação dos setores. Com isso, diminui-se drasticamente os riscos de desperdícios ou falhas na comunicação.

O sistema de gestão financeira da SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas, é a melhor solução do mercado. 

Contando com fácil implementação e design intuitivo, a plataforma integra todos os setores de maneira moderna, além de viabilizar o controle de caixa e estoque.

A Ramo Sistemas entende a gravidade do momento em que estamos vivendo, por isso, desejamos auxiliar a sua organização a superar essa fase. Possui alguma dúvida? Entre em contato agora mesmo e conte com o apoio da nossa equipe.

Baixe agora nosso Checklist da Gestão Empresarial e saiba como gerenciar e integrar áreas no setor de distribuição.