Blog

dicas de gestão financeira para pequenas empresas

5 Dicas de gestão financeira para pequenas empresas

Quem busca por dicas de gestão financeira para pequenas empresas, já sabe que realizar um bom gerenciamento é de extrema importância para o desenvolvimento e a saúde financeira, a curto e a longo prazo, de um negócio. 

Ainda assim, é bastante comum que gestores, de empresas pequenas e médias, tenham dúvidas sobre quais as melhores práticas na gestão financeira, ou ainda não saibam sobre dicas que podem proteger e alavancar a empresa, aumentando suas chances de melhorar seu faturamento diante da concorrência. 

A seguir, falaremos um pouco mais sobre esse assunto.

Veja ainda: Gestão inteligente: como tornar sua empresa de serviços mais inovadora?

Dicas de gestão financeira para pequenas empresas: quais as melhores práticas?

A gestão financeira é uma prática de extrema importância para garantir o equilíbrio das contas, reduzir custos na organização, aumentar a margem de lucro e distribuir melhor os investimentos.

Para empresas que ainda buscam um gerenciamento eficiente para aumentar a produtividade dos processos internos com cuidado e organização, trouxemos 5 dicas de gestão financeira para pequenas empresas:

Crie um planejamento financeiro e fiscal

Um bom planejamento financeiro alinhado a um plano fiscal eficiente é o primeiro passo para uma gestão financeira de qualidade. Com a complexidade da legislação brasileira, gestores podem sentir dificuldades em organizar o pagamento de tributos e podem perder prazos, o que causa impactos negativos nas finanças e custos desnecessários para a empresa.

Estabeleça prioridades

Com um planejamento bem definido para o seu modelo de negócio, fica mais fácil identificar quais são as prioridades do momento e entender sobre gargalos e oportunidades, direcionando os investimentos na empresa da melhor maneira possível.

Separe suas contas pessoais

Ao gerenciar uma PME (Pequena ou Média empresa) pode ser difícil separar os gastos pessoais das contas da empresa. Por esse motivo, é essencial que, no planejamento que citamos acima, os gestores contabilizem também os recursos  pessoais e empresariais adequadamente. 

Calcule o capital de giro 

Essa é também uma das dicas de gestão financeira para pequenas empresas mais importantes para empreendedores ou gestores: calcular e organizar um capital de giro.

Trata-se de uma quantia que deve estar disponível em caixa para manter a empresa em operação durante os primeiros meses, sem lucros, e cobrir as despesas mais importantes. Com um capital de giro bem determinado, o negócio ganha estabilidade.

Conte com um ERP 

Para colocar todas as dicas de gestão financeira para pequenas empresas citadas acima em prática, gestores podem contar com a ajuda de um sistema ERP. 

Para quem não conhece, o ERP é um sistema integrado que centraliza todas as frentes da empresa, possibilitando a gestão por meio de uma única plataforma, promovendo uma visão holística do negócio, criando relatórios completos e ajudando os gestores a ter o total controle da sua empresa.

Leia ainda: 7 estratégias para melhorar o planejamento e gestão de serviços

Conheça a Ramo Sistemas!

Agora que você já sabe algumas dicas de gestão financeira para pequenas empresas e a importância de adquirir um sistema ERP para facilitar a sua gestão, a Ramo Sistemas fornece toda a segurança que a sua pequena empresa precisa.

O SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas, é um sistema ERP local, integrado, intuitivo e responsivo. Oferece uma transformação digital completa para acelerar processos dentro das organizações.

Busca por um sistema ERP na nuvem? Também oferecemos o SAP Business One Cloud, a melhor ferramenta do mercado, que pode ser acessada por qualquer dispositivo conectado à internet.

Para implementar um sistema ERP e ter uma gestão inteligente, entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre nossos serviços

Baixe agora nosso Guia da Gestão Empresarial e saiba como integrar processos no setor de serviços.

Enviar mensagem.
Estamos online, entre em contato!
Enviar mensagem.
Estamos online, entre em contato!