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7 estratégias para melhorar o planejamento e gestão de serviços

Desenvolver estratégias eficientes para o planejamento e gestão de serviços é fundamental para garantir qualidade e eficiência operacional, o que reduz erros e mantém pequenas e médias empresas mais competitivas.

Apesar dessa relevância, muitos gestores desconhecem o que, exatamente, é o planejamento e a gestão de serviços. 

Resumidamente, a gestão é responsável pela entrega dos serviços e satisfação dos clientes com a contratação dos mesmos. 

Já o planejamento tem como objetivo organizar e distribuir as tarefas dentro das equipes para que todas as solicitações sejam atendidas com qualidade, padronização e eficiência.

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Como otimizar o planejamento e gestão de serviços?

Nas PMEs serviços, é essencial que os gestores conheçam e valorizem os 4Ps: perfil, processos, procedimentos e pessoas.

Esse conjunto de áreas contribui na definição de estratégias de planejamento e gestão de serviços mais acertadas e eficientes. A seguir, veja 7 dicas para melhorar essas práticas.

1. Planejamento e controle de estoque

O controle de estoque é um item determinante do planejamento, pois, sem insumos, as equipes não conseguem prestar serviços de qualidade.

Logo, o controle de estoque deve ser feito por meio de ferramentas que permitam digitalizar e automatizar processos relacionados a essa área, para o monitoramento eficiente de entradas e saídas de produtos e a melhora na gestão de relacionamento com fornecedores.

Veja também: 7 estratégias de planejamento e controle de estoque em tempos de crise

2. Comunicação entre todas as áreas

A comunicação entre os diferentes setores do negócio é fundamental para melhorar o planejamento e gestão de serviços, uma vez que as áreas precisam trocar informações continuamente para que a operação seja fluida.

Devem-se ser adotados canais específicos para diferentes tipos de solicitação, garantindo que a mensagem chegue de forma clara e objetiva aos profissionais e interessados.

3. Gestão financeira assertiva

Sem assertividade na gestão financeira, o planejamento e a gestão de serviços não sairão como o esperado, podendo comprometer o negócio.

O controle de todas as entradas e saídas de recursos, o monitoramento do capital de giro e a otimização dos processos financeiros ajuda nesse objetivo, pois reduz desperdícios e torna a saúde financeira da empresa mais previsível.

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4. Entregas dentro do prazo

Para atender o item “pessoas”, é fundamental proporcionar uma experiência satisfatória aos clientes, o que depende de entregas dentro do prazo e qualidade nos serviços prestados.

Para tal, a área de vendas e a operacional devem ter uma comunicação fluida para que as expectativas do cliente sejam atendidas.

5. Monitoramento de operações e serviços

O sucesso de longo prazo de uma PME depende da capacidade de controlar a operação de forma que todos os processos devem ser monitorados para que se estabeleçam padrões de qualidade e performance. 

6. Análise de resultados e tomada de decisão

O monitoramento das operações deve transformar-se em inteligência de negócio por meio do acompanhamento de métricas e análise de resultados. Assim, é possível embasar uma tomada de decisão que melhora o planejamento e gestão de serviços.

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7. Melhorias operacionais

Com clareza dos processos, monitoramento contínuo da operação e das obrigações financeiras, além da padronização dos serviços prestados, os gestores podem investir em melhorias no planejamento e gestão de serviços.

Para uma transformação profunda das operações, um passo central é a integração de setores e informações por meio de um sistema ERP, que permite otimização de operações, monitoramento centralizado, levantamento de métricas, fluidez da comunicação e automação de processos.

Leia mais: Confira a importância do sistema ERP para planejamento e gestão de serviços

O SAP Business One, fornecido pela Ramo Sistemas, é uma solução de ERP desenvolvida pensando nas necessidades da PMEs de serviços, o que garante controle dos processos e aumento da eficiência no planejamento e gestão.

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