Blog

ERP para pequenas empresas

ERP para pequenas empresas de serviços: como melhorar a gestão do fluxo de caixa

A gestão do fluxo de caixa é um grande desafio para as marcas prestadoras de serviços e, principalmente, para as PMEs do setor que precisam ter as finanças controladas na palma da mão. Neste sentido, o ERP para pequenas empresas é um recurso valioso para ajudar no gerenciamento financeiro.

Afinal, os gestores e líderes dessas empresas de serviços precisam conhecer todos os detalhes sobre as movimentações financeiras de entradas e saídas de recursos. Ou seja, os recebimentos de clientes por serviços realizados e os pagamentos relacionados a impostos, estrutura do negócio, funcionários e compras de insumos.

Só assim, é possível ter o controle das contas a pagar e dos valores a receber, evitando perder prazos, sabendo para onde foram as verbas e garantindo a cobrança correta dos consumidores. Como resultado, a gestão diminui o risco de inadimplência dos clientes e também assegura valor em caixa para cumprir com suas obrigações.

Vale destacar que a falta de controle do fluxo de caixa e do orçamento disponível, bem como a ausência de uma gestão eficiente, pode resultar em severos problemas, como prejuízos financeiros e até o fechamento do local.

Para se ter uma ideia, mesmo antes da pandemia, o Brasil já perdia quase 1 milhão de empresas por ano, de acordo com estudo do IBGE. Em 2018, foram 762 mil fechamentos. Sem contar que, entre 2014 e 2018, foram 5 anos com mais negócios que encerraram as atividades do que aberturas.

E as informações preocupantes não param por aí. Segundo o Guia Empreendedor, só 65% dos empresários estão envolvidos de forma ativas com as finanças e cerca de 27% nem sabem o quanto lucram.

Leia também: Como melhorar a gestão de vendas e marketing nas PMEs de serviços

Importância do ERP para pequenas empresas

Todo este cenário apresentado colabora para que as PMEs de serviços busquem novas soluções para auxiliar na gestão financeira, especialmente do fluxo de caixa. 

Ao investir no ERP para pequenas empresas, é possível obter benefícios operacionais importantes, como otimização e automação de processos, integração de informações e setores, minimização de erros humanos, maior produtividade, análise de dados e tomada de decisão estratégica.

Além disso, com a solução na nuvem, as pequenas empresas de serviços podem adotar operações e gestão remota, com mobilidade, flexibilidade e maior conectividade. O que torna o negócio mais moderno, digital e eficiente.

E, com suas aplicações para a gestão financeira, contábil e de compras e vendas, tudo integrado em um só lugar, o sistema ERP permite obter melhorias no fluxo de caixa, no controle orçamentário e na lucratividade do negócio como um todo.

Como o ERP otimiza o fluxo de caixa

Com o sistema ERP para pequenas empresas, é possível ter informações integradas e rápidas sobre o fluxo de caixa. Uma vez que os dados dos diversos setores, como suprimentos, vendas, contas a pagar e a receber, conciliação bancária, entre outros, são unificados e facilitam a visibilidade global das operações.

Dessa forma, os gestores têm informações mais precisas e confiáveis para embasar a tomada de decisão.

Na prática, o ERP garante maior eficiência no fluxo de caixa por meio de:

Controle sobre os registros: 

As movimentações financeiras geram registros, que podem ser armazenados, centralizados e atualizados diretamente no sistema, com fácil acesso.

Automatização de processos: 

Os lançamentos de entradas e saídas de recursos podem ser automatizados com o auxílio do ERP para minimizar o trabalho manual e encaminhar as informações para os seus destinos, com maior facilidade. O que gera aumento de produtividade, redução de custos operacionais, eliminação de retrabalho e gestão financeira mais estratégica.

Saiba mais: Como o sistema ERP para pequenas empresas ajuda durante a crise

Integração com vendas, estoque e compras: 

Para ter os registros financeiros de maneira rápida e ágil e, desse modo, facilitar a montagem do fluxo de caixa, o ERP é a solução ideal, já que unifica os setores e faz com que todos os dados de aquisições de insumos, vendas de serviços e pagamentos de clientes estejam sempre disponíveis. 

Análise dos relatórios: 

O fluxo de caixa deve ser sempre comparado com os objetivos definidos pelas estratégias das PMEs de serviços. Assim, é possível apurar os resultados do planejamento financeiro, identificar gargalos e oportunidades a fim de revisar os processos e adequar o planejamento.

Neste sentido, o ERP para pequenas empresas permite gerar relatórios, análises interativas e dados precisos para orientar as decisões.

Mais facilidades geradas pelo ERP:

Além dessas aplicações no fluxo de caixa, o sistema ainda proporciona melhoras na gestão contábil, orçamentária, em processos de faturamento, compras e vendas, na previsibilidade financeira e no relacionamento com o cliente. 

Este último ponto, inclusive, é fundamental para as PMEs de serviços que precisam fortalecer o atendimento e a experiência do consumidor para garantir sua satisfação e fazer com que o cliente volte a consumir seus serviços.

Conte com o SAP Business One e a Ramo Sistemas

Para atingir os objetivos de tornar a gestão do fluxo de caixa mais eficiente e melhorar a eficiência empresarial, conte com o SAP Business One, o melhor ERP para pequenas empresas. 

O SAP Business One oferece um conjunto completo de ferramentas para ajudar a gerenciar e a agilizar sua operação financeira. Suas principais funções são:

Contabilidade: automatize todos os principais processos de contabilidade, como lançamentos diários, contas a receber e contas a pagar.

Controle: gerencie o fluxo de caixa com precisão, monitore os ativos fixos, controle orçamentos e acompanhe os custos de projetos.

Gestão simplificada: a função virtual de ativos fixos libera você do repetitivo lançamento manual.

Bancos e conciliação: processe rapidamente conciliações bancárias, extratos bancários e pagamentos por meio de vários métodos, inclusive cheques, dinheiro e transferências bancárias.

Relatórios e análises financeiras: crie relatórios padrão ou personalizados a partir de dados em tempo real para revisões de planejamento comercial e de auditoria.

Para te auxiliar com a implementação do sistema, a Ramo Sistemas é o parceiro ideal. Com mais de 600 clientes SAP Business One em todo o Brasil, somos o principal parceiro SAP no Brasil. Para saber mais, entre em contato agora mesmo com nossos especialistas!

Baixe agora nosso Guia da Gestão Empresarial e saiba como integrar processos no setor de serviços.

Enviar mensagem.
Estamos online, entre em contato!
Enviar mensagem.
Estamos online, entre em contato!