Blog

Sistema de gestão financeira

Sistema de gestão financeira: como melhorar o controle orçamentário em PMEs?

O sistema de gestão financeira é um importante aliado para ajudar as empresas no controle de fluxo de caixa, de vendas, compras, pagamentos, orçamento, entre outras demandas dessa área.

Segundo levantamento do Guia Empreendedor, 65% dos empresários têm envolvimento ativo com as finanças da empresa. O que demonstra a importância do gerenciamento financeiro e orçamentário empresarial e a separação das finanças pessoais.

O controle orçamentário permite monitorar todas as movimentações financeiras e gera benefícios como maior organização, eficiência, racionalização dos recursos e otimização de resultados.

Além das vantagens imediatas, o controle orçamentário para PMEs também é importante para tornar os investimentos de longo prazo mais acertados.

Saiba também: Como o sistema de gestão financeira ajuda a superar erros nos processos financeiros?

6 dicas para otimizar a gestão orçamentária 

Ao considerar a importância e os benefícios do controle orçamentário em PMEs, principalmente com a adesão ao sistema de gestão financeira, os gestores devem desenvolver boas práticas na área financeira. Conheça as principais dicas a seguir!

1. Registrar o fluxo de caixa

O fluxo de caixa consiste nas entradas e saídas do negócio, sendo fundamental um controle rígido desse aspecto para acompanhar todas as transações.

Devem ser incluídas informações como valor, tipo de gasto, datas, entre outros dados que contribuam no detalhamento desse fluxo.

2. Analisar as contas

O monitoramento e a análise das contas incluem o registro do fluxo de caixa, mas também outros elementos, como despesas fixas e variáveis, planejamento financeiro trimestral, mensal e anual, capital de giro etc.

Lembre-se de que é essencial separar o financeiro pessoal e da empresa, de forma que as retiradas ocorram uma vez por mês e com um valor fixo.

Leia mais: Sistema ERP: quando sua PME deve substituir a ferramenta atual?

3. Trabalhar com orçamentos

O orçamento empresarial engloba o monitoramento das despesas e receitas da empresa em um determinado período de tempo. 

Dessa forma, trabalhar com orçamentos significa conhecer a verba disponível e em quais setores ela deve ser investida para um melhor retorno, como em equipamentos, sistemas de gestão financeira, insumos etc.

4. Fazer projeções de cenários

A projeção de cenários é essencial para agilizar e embasar a tomada de decisão dos gestores. Por exemplo, com um lucro mensal X, é possível fazer tais investimentos, além de considerar variações para menos e para mais.

Assim, o gestor consegue estabelecer prioridades, garantindo melhores decisões de negócio independentemente do cenário.

5. Automatizar gestão orçamentária

A automação da gestão orçamentária é fundamental para inserir a PME no processo de transformação digital.

Com isso, por meio do sistema de gestão financeira, é possível organizar as informações e realizar, por exemplo, emissão de notas, ordens de compra, cotações, entre outras funções.

6. Monitorar os resultados

Para monitorar os resultados, os gestores precisam conhecer todo o fluxo de caixa, considerar o planejamento inicial, verificar qual projeção se concretizou e se as escolhas foram condizentes com o previsto.

Desse modo, a empresa vai adquirindo solidez em decorrência de um contínuo acompanhamento.

Veja mais: Indicadores de desempenho empresarial: quais KPIs monitorar para aumentar os lucros?

Quais os benefícios do sistema de gestão financeira?

Todas essas estratégias são facilitadas pelo sistema de gestão financeira para PMEs. Assim, a solução tem recursos que geram benefícios como:

  • Controle do fluxo de caixa e orçamentário;
  • Planejamento dos investimentos;
  • Gestão de compra;
  • Monitoramento das despesas fixas e variáveis;
  • Emissão de nota fiscal;
  • Gestão fiscal;
  • Emissão de relatórios completos.

Leia também: Como o ERP para pequenas empresas impulsiona a transformação digital?

Por meio desses recursos tecnológicos, o sistema de gestão financeira contribui para maior controle, eficiência e clareza nos processos financeiros.

O SAP Business One é um sistema ERP completo, integrado e online que inclui um módulo de gestão financeira para que as PMEs possam executar essas diferentes tarefas com agilidade e segurança.

A Ramo Sistemas é a parceira principal de SAP no Brasil. Entre em contato conosco e conheça melhor a solução.

Baixe agora nosso Checklist da Gestão Empresarial e saiba como gerenciar e integrar áreas no setor de distribuição.

Enviar mensagem.
Estamos online, entre em contato!
Enviar mensagem.
Estamos online, entre em contato!