Blog

sistema integrado de gestão

Sistema integrado de gestão: como migrar para o ERP em nuvem?

A transformação digital veio para otimizar os processos internos da empresa e torná-los mais práticos. Mas, para isso ocorrer, é necessário também promover pequenas alterações nas ferramentas que são utilizadas, como migrar o sistema integrado de gestão para a nuvem. 

A jornada cloud é uma iniciativa essencial para empresas que desejam se manter competitivas no mercado. Com o sistema ERP em nuvem, a organização ganha muito em integração e agilidade, assim como outros benefícios. Confira a seguir. 

Você pode se interessar: Transformação Digital: o sistema ERP como núcleo da estratégia digital

Quais são os benefícios do sistema integrado de gestão na nuvem para as empresas?

Com a migração do sistema integrado para a nuvem, a empresa torna seus processos muito mais fluídos, já que a troca de informações ocorre em tempo real

Dessa forma, não é mais necessário aguardar que determinado departamento compartilhe um dado específico, pois é possível visualizá-lo de maneira fácil por meio da centralização.

Basta atribuir diferentes níveis de permissão em relação às informações que serão acessadas. Assim, a segurança é mantida e não há tempo de espera, tornando a equipe muito mais produtiva. 

Além disso, a migração do sistema integrado para nuvem automatiza as tarefas repetitivas, reduzindo a incidência de erros e os atrasos e capacitando a empresa para atender muito mais clientes, estimulando assim o seu crescimento. 

Outro benefício de destaque é a redução de gastos. Com a migração para a nuvem, não há a necessidade de manter equipamentos de TI, como servidores físicos, excluindo essas despesas e as referentes a manutenção dessa aparelhagem. 

Veja também: Como o sistema ERP na nuvem aumenta produtividade na sua empresa de serviços 

Como é o processo de migração para a nuvem?

A migração do sistema integrado de gestão para a nuvem não é um processo complicado quando há uma empresa especializada te auxiliando. 

No entanto, como toda grande mudança, é necessário se preparar adequadamente para que seja bem-sucedida. 

Pensando nisso, nós separamos 5 dicas para te auxiliar na migração de sistema integrado de gestão para a nuvem. Acompanhe a seguir. 

Crie um cronograma e cumpra-o

Ao migrar o sistema integrado de gestão é necessário que se tenha um cronograma bem elaborado para não interromper o fluxo de trabalho da empresa. 

Ou seja, defina quais os dados, aplicativos e ferramentas mais essenciais para o funcionamento do negócio e deixe-os por último. 

Transfira primeiro os que são menos utilizados e certifique-se que todas as etapas foram comunicadas para os departamentos envolvidos, com o objetivo de evitar atrasos que possam ser causados pela má comunicação. 

Também prepare sua equipe de TI adequadamente, fornecendo treinamento se necessário para executar as novas tecnologias.

Faça o inventário de seus aplicativos e dados

Por mais que sua empresa seja pequena e possua uma operação enxuta, há uma série de  ferramentas, dados e arquivos que são necessários para que ela funcione, mesmo aqueles que não são utilizados com tanta frequência.

Nesse sentido, realize um levantamento de tudo o que o negócio tem, para garantir que nada seja deixado para trás. 

Avalie o impacto da mudança

Ao realizar a migração do seu sistema integrado de gestão é necessário avaliar bem qual é o impacto dessa mudança não somente nos seus processos internos, mas também para os seus clientes e parceiros. 

Quanto mais clara essa informação for para você, melhores planejamentos conseguirá desenvolver, isso porque é preciso pensar em ações corretivas para os casos de ocorrerem quaisquer problemas.

Mantenha o canal de comunicação aberto

É normal que os seus colaboradores levem um tempo para se adaptar às mudanças. Além do mais, todos os processos internos sofrerão alterações. 

Nesse sentido, reforce aos gestores a importância de se manter aberto, tanto para escutar feedbacks quanto para auxiliar algum profissional caso ele encontre dificuldades. 

Também é importante que a empresa demonstre que a migração trará inúmeros benefícios para o cotidiano dos colaboradores e clientes.

Conte com uma empresa especializada

Sem o auxílio de uma empresa especializada, a migração do sistema integrado de gestão para a nuvem pode levar meses e até anos, além de haver a possibilidade de interromper o fluxo de trabalho. 

Para que o processo seja feito sem implicações e não afete a produtividade do negócio, conte com a Ramo Sistemas, uma empresa que oferece ao seu negócio o SAP Business One, um software de gestão robusto e inovador.

Além de possuir uma implementação rápida e efetiva, o SAP Business One é totalmente intuitivo, facilitando a adesão de seus colaboradores e outros agentes de negócio. Assim como, permite completa personalização, se adequando à realidade da sua empresa.

A Ramo garante todo suporte desde o planejamento até o monitoramento da ferramenta, assegurando qualidade, alta disponibilidade e eficiência.Quer saber mais? Acesse agora mesmo e converse com o nosso time de especialistas!
Baixe agora nosso Guia da Gestão Empresarial e saiba como integrar processos no setor de serviços.

Enviar mensagem.
Estamos online, entre em contato!
Enviar mensagem.
Estamos online, entre em contato!