Blog

gestão de operações

Gestão de operações na indústria 4.0: quais os impactos da tecnologia?

A tecnologia viabilizou uma nova transformação nos processos produtivos que levou à formulação do conceito de indústria 4.0. A gestão de operações está entre as áreas que ganharam destaque nesse novo cenário.

De acordo com a McKinsey, a indústria 4.0 permitirá diminuir entre 10% a 40% os custos de manutenção de equipamentos e entre 10% a 20% o consumo de energia, além de aumentar entre 10% a 25% a eficiência do trabalho.

Portanto, os gestores devem estar alinhados a essas transformações, identificando e incorporando as melhorias viáveis com a inovação tecnológica na gestão de operações da indústria.

Veja também: 5 benefícios de investir em um sistema ERP na indústria 4.0

Como a tecnologia transforma a gestão de operações?

São diversas as transformações proporcionadas pela indústria 4.0 que vão impactar a gestão de operações e demandar novos conhecimentos técnicos e gerenciais por parte dos gestores e colaboradores. A seguir destacamos alguns dos impactos promovidos.

Eficiência

A maior eficiência operacional é uma das vantagens da modernização da indústria, mas deve ser corretamente avaliada pelos gestores, pois demanda organização do fluxo de compra de matéria-prima e também qualificação dos profissionais para lidar com um ritmo produtivo definido pelas configurações dos sistemas usados.

Inteligência operacional

A inteligência operacional se dá pelo uso da tecnologia nos processos produtivos, mas principalmente pela maior disponibilidade de informações à disposição dos gestores que podem influenciar na tomada de decisão.

Leia mais: 10 principais indicadores de desempenho na indústria

Dessa forma, a transformação não ocorre apenas na linha de produção, mas na própria gestão de operações da fábrica.

Controle de qualidade

A indústria 4.0 viabiliza um controle dos processos industriais que torna a cadeia produtiva mais eficiente e impacta a qualidade dos produtos.

Para que essa vantagem consolide-se é importante que os gestores saibam acompanhar e avaliar os indicadores que indicam o desempenho dos processos, incluindo parâmetros de qualidade.

Saiba mais: Como funciona o planejamento e controle de produção no setor industrial?

Redução de custos

Com a atualização tecnológica na indústria, um dos principais benefícios é a redução de custos, o que pode tornar os preços mais competitivos no mercado.

Esse impacto se deve ao maior controle sobre os processos, garantindo redução dos desperdícios, maior eficiência na manutenção de equipamentos e aumento da produtividade das equipes.

Leia também: Conheça as melhores práticas de gestão da produção industrial

Quais tecnologias se destacam na indústria 4.0?

Os impactos da tecnologia na gestão de operações da indústria são diversos e devem-se às soluções que podem ser implementadas em diferentes etapas do processo produtivo, como:

  • Automação: tecnologia que viabiliza o realização automática de tarefas, sem interferência humana, tanto em atividades produtivas como gerenciais;
  • Internet das coisas: a comunicação direta entre máquinas permite um controle rigoroso do processo de produção, com as informações de todas as etapas sendo processadas de forma centralizada;
  • Nuvem: viabiliza o armazenamento remoto e descentralizado dos dados, o que melhora a integração entre matriz e filiais, entre outras aplicações;
  • Machine learning: traduzido como aprendizado de máquina, consiste na programação de softwares para que eles sejam capazes de desenvolver tarefas de maneira autônoma e aprimorar a avaliação das variáveis produtivas.

Todos esses benefícios podem ser alcançados com a adoção de um sistema integrado de gestão empresarialsistema ERP. Essa solução viabiliza a configuração e gerenciamento das diferentes tecnologias em uma mesma ferramenta.

Esse recurso facilita o uso das novas tecnologias por gestores que não necessariamente atuam ou tem conhecimentos na área de TI.

Veja também: O que as indústrias perdem ao não usar o sistema integrado de gestão?

O SAP Business One, fornecido pela Ramo Sistemas, é um sistema ERP desenvolvido com funcionalidades específicas para atender as demandas da indústria 4.0, como:

  • Integração de ponta a ponta entre os processos centrais da indústria;
  • Expertise no setor para compreensão dos dados no contexto específico do negócios;
  • Relatórios avançados e análises interativas para uma gestão inteligente;
  • Aplicações com algoritmos de previsão estatística para otimizar processos;
  • Ferramentas de relacionamento com o cliente;
  • Hospedagem em nuvem com data centers seguros e ágeis.

Saiba mais: Como a gestão inteligente facilita a implementação de inovação na indústria

O SAP Business One viabiliza o uso de diferentes tecnologias no negócio, como machine learning, nuvem, analytics e automação.

Quer conhecer melhor os benefícios do SAP Business One na gestão de operações da sua indústria? Veja mais aqui!