Blog

automação de processos industriais

Automação de processos industriais: tudo o que sua indústria precisa saber para implementá-la

Nos últimos dois anos, o número de indústrias que investem em tecnologia aumentou 10% no Brasil, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria – CNI. Além disso, 48% das empresas pretendem investir em recursos da indústria 4.0, como automação de processos industriais.

Diante deste cenário, fica evidente que o investimento em tecnologia se tornou essencial para as indústrias se manterem competitivas no mercado. Por isso, confira a seguir tudo o que sua indústria precisa saber para implementar a automação de processos industriais.

Ganhe maior produtividade

A automação de processos industriais permite que uma fábrica rode 24 horas por dia, 7 horas por semana e 365 dias por ano. Assim, é possível eliminar horas e até dias em que as indústrias ficam fechadas para manutenção, principalmente em períodos de alta produção, em que as fábricas trabalham em até três turnos para atender toda a demanda.

Leia também: 9 passos para implementar a automação de processos industriais

Garanta a qualidade dos produtos

Ao adotar um processo de automação de processos industriais, uma fábrica reduz a possibilidade de erro humano, bem como ganha em qualidade de produtos e diminui desperdício de matéria-prima.

Leia também: 6 vantagens da automação de processos no setor industrial

Obtenha flexibilidade

De maneira geral, a tecnologia oferece mais flexibilidade do que os colaboradores, principalmente, na linha de montagem de um indústria.

Assim, sempre que necessário adicionar uma nova tarefa, o tempo gasto com treinamento de funcionários é totalmente diminuído e otimizado com a automação, que pode ser programada para realizar qualquer atividade.

Dessa maneira, o processo industrial como um todo fica mais flexível, além de aumentar a capacidade de adaptação a novos produtos, materiais e processos.

Leia também: Internet das coisas na indústria: saiba como utilizá-la

Tenha informações precisas

Obter informações precisas com agilidade, como relatórios, permite mais eficiência para execução de tarefas e tomadas de decisões importantes. Por isso, a automação de processos industriais também fornece à sua fábrica informações de maneira rápida e eficiente, o que confere redução de desperdícios e processos melhores.

Leia também: Conheça as melhores práticas de gestão da produção industrial

Torne sua fábrica mais segura

A automação de processos industriais também oferece mais segurança à sua fábrica. Atividades de risco, cansativas, repetitivas e que envolvem materiais perigosos podem ser delegadas para máquinas.

Assim, os processos de risco automatizados cumprem rigorosamente todos os procedimentos de segurança, inclusive no turno da madrugada. Dessa maneira, os funcionários ficam menos expostos, evitam acidentes, além de reduzir custos com indenizações e ações trabalhistas.

Leia também: Como a gestão de estoque impacta o financeiro no setor industrial?

Reduza os custos

A princípio, o investimento inicial associado à mudança de produção humana para a automática, mais os valores envolvidos para treinar os colaboradores que irão operar o novo maquinário pode ser alto.

No entanto, a longo prazo, o investimento se paga. A implementação da tecnologia permitirá aumentar a produtividade, eliminar desperdícios e reduzir custos com folha de pagamento e tributos. A automação de processos industriais ainda contribui para a redução de produtos defeituosos, o que diminui o retrabalho, bem como a compra de nova matéria-prima.

Leia também: Como um sistema ERP facilita o apontamento de produção industrial?

Diminua o downtime

A implantação de automação de processos industriais também permite que a fábrica se recupere rapidamente após uma situação de emergência, ou em um momento de necessidade de adaptar e reconfigurar a planta para atender novas leis, ou até para produção de novos produtos.

Assim, sua fábrica ganha a diminuição do tempo improdutivo, chamado de downtime, e aumenta sua produção, o que confere maior receita para o seu negócio.

Leia também: Como otimizar a gestão da produção industrial com um sistema ERP?

Invista em um sistema de gestão industrial

Para automatizar a gestão de sua indústria, um sistema de gestão industrial, como SAP Business One, é essencial. Com ele, é possível integrar setores, gerar relatórios de forma ágil e prática, além de otimizar e padronizar processos para tornar a gestão industrial eficiente.

Leia também: 5 benefícios de investir em um sistema ERP na indústria 4.0

Conte com uma empresa especializada em automação de processos industriais

Para que sua fábrica possa se beneficiar de todas as vantagens propiciadas pela automação de processos industriais, é importante contar com uma empresa especializada.

Por isso, o SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas, é um sistema de gestão integrada desenvolvido para atender diversas demandas de gestão. Além disso, a plataforma conta com inúmeras funcionalidades, como promover a integração das áreas, padronização de processos e elaboração de relatórios em tempo real.

Disponível em mais de 170 países, o SAP Business One é uma tecnologia inovadora e fundamental para otimizar a gestão, bem como a lucratividade do seu negócio.

Entre em contato e conheça a melhor opção em sistema de gestão para sua indústria!

Baixe agora nosso Checklist da Gestão Empresarial e saiba como gerenciar e integrar áreas no setor de distribuição.