A tecnologia viabilizou uma nova transformação nos processos produtivos que levou à formulação do conceito de indústria 4.0. A gestão de operações está entre as áreas que ganharam destaque nesse novo cenário.
De acordo com a McKinsey, a indústria 4.0 permitirá diminuir entre 10% a 40% os custos de manutenção de equipamentos e entre 10% a 20% o consumo de energia, além de aumentar entre 10% a 25% a eficiência do trabalho.
Portanto, os gestores devem estar alinhados a essas transformações, identificando e incorporando as melhorias viáveis com a inovação tecnológica na gestão de operações da indústria.
Veja também: 5 benefícios de investir em um sistema ERP na indústria 4.0
Como a tecnologia transforma a gestão de operações?
São diversas as transformações proporcionadas pela indústria 4.0 que vão impactar a gestão de operações e demandar novos conhecimentos técnicos e gerenciais por parte dos gestores e colaboradores. A seguir destacamos alguns dos impactos promovidos.
Eficiência
A maior eficiência operacional é uma das vantagens da modernização da indústria, mas deve ser corretamente avaliada pelos gestores, pois demanda organização do fluxo de compra de matéria-prima e também qualificação dos profissionais para lidar com um ritmo produtivo definido pelas configurações dos sistemas usados.
Inteligência operacional
A inteligência operacional se dá pelo uso da tecnologia nos processos produtivos, mas principalmente pela maior disponibilidade de informações à disposição dos gestores que podem influenciar na tomada de decisão.
Leia mais: 10 principais indicadores de desempenho na indústria
Dessa forma, a transformação não ocorre apenas na linha de produção, mas na própria gestão de operações da fábrica.
Controle de qualidade
A indústria 4.0 viabiliza um controle dos processos industriais que torna a cadeia produtiva mais eficiente e impacta a qualidade dos produtos.
Para que essa vantagem consolide-se é importante que os gestores saibam acompanhar e avaliar os indicadores que indicam o desempenho dos processos, incluindo parâmetros de qualidade.
Saiba mais: Como funciona o planejamento e controle de produção no setor industrial?
Redução de custos
Com a atualização tecnológica na indústria, um dos principais benefícios é a redução de custos, o que pode tornar os preços mais competitivos no mercado.
Esse impacto se deve ao maior controle sobre os processos, garantindo redução dos desperdícios, maior eficiência na manutenção de equipamentos e aumento da produtividade das equipes.
Leia também: Conheça as melhores práticas de gestão da produção industrial
Quais tecnologias se destacam na indústria 4.0?
Os impactos da tecnologia na gestão de operações da indústria são diversos e devem-se às soluções que podem ser implementadas em diferentes etapas do processo produtivo, como:
- Automação: tecnologia que viabiliza o realização automática de tarefas, sem interferência humana, tanto em atividades produtivas como gerenciais;
- Internet das coisas: a comunicação direta entre máquinas permite um controle rigoroso do processo de produção, com as informações de todas as etapas sendo processadas de forma centralizada;
- Nuvem: viabiliza o armazenamento remoto e descentralizado dos dados, o que melhora a integração entre matriz e filiais, entre outras aplicações;
- Machine learning: traduzido como aprendizado de máquina, consiste na programação de softwares para que eles sejam capazes de desenvolver tarefas de maneira autônoma e aprimorar a avaliação das variáveis produtivas.
Todos esses benefícios podem ser alcançados com a adoção de um sistema integrado de gestão empresarial – sistema ERP. Essa solução viabiliza a configuração e gerenciamento das diferentes tecnologias em uma mesma ferramenta.
Esse recurso facilita o uso das novas tecnologias por gestores que não necessariamente atuam ou tem conhecimentos na área de TI.
Veja também: O que as indústrias perdem ao não usar o sistema integrado de gestão?
O SAP Business One, fornecido pela Ramo Sistemas, é um sistema ERP desenvolvido com funcionalidades específicas para atender as demandas da indústria 4.0, como:
- Integração de ponta a ponta entre os processos centrais da indústria;
- Expertise no setor para compreensão dos dados no contexto específico do negócios;
- Relatórios avançados e análises interativas para uma gestão inteligente;
- Aplicações com algoritmos de previsão estatística para otimizar processos;
- Ferramentas de relacionamento com o cliente;
- Hospedagem em nuvem com data centers seguros e ágeis.
Saiba mais: Como a gestão inteligente facilita a implementação de inovação na indústria
O SAP Business One viabiliza o uso de diferentes tecnologias no negócio, como machine learning, nuvem, analytics e automação.
Quer conhecer melhor os benefícios do SAP Business One na gestão de operações da sua indústria? Veja mais aqui!