Blog

gestão de logística

Gestão de logística: como aumentar a eficiência e a produtividade durante a crise?

A crise gerada pela Covid-19, o novo Coronavírus, trouxe situações bastante desafiadoras para as organizações quando o assunto é gestão de logística.

Uma das principais causas foi a necessidade de isolamento social para reduzir o contágio do vírus, que resultou no fechamento dos comércios não essenciais e, consequentemente, instabilidades nas locomoções de mercadorias.

Para se ter uma ideia, de acordo com dados da associação de empresas NTC&Logística, o transporte de cargas caiu 45% nas rodovias depois da implementação de medidas para minimizar a propagação do Coronavírus.

Entretanto, como dois lados de uma mesma moeda, conforme levantamento do MCC-ENET, o comércio eletrônico registrou um aumento de 20% das vendas online desde o começo da quarentena

Esses números demonstram os obstáculos que os empreendedores têm enfrentado para a revisão da gestão de logística durante a crise e adequação do estoque. Mas, afinal, como aumentar a eficiência dessa área e atender às necessidades do mercado?

Para te ajudar nesse desafio, elaboramos um conteúdo completo, confira.

Como aumentar a eficiência da gestão de logística durante a crise?

O gerenciamento logístico, basicamente, diz respeito aos processos direcionados para controle do fluxo de mercadorias, desde a fabricação até o cliente final

Nesse sentido, o momento atual tem exigido mudanças emergentes do setor, com o objetivo de garantir o abastecimento de mercadorias de acordo com a demanda e evitar a falta de produtos essenciais. 

Veja também: Tudo sobre ERP: tire suas dúvidas e entenda como implantar o sistema

Para isso, algumas etapas são fundamentais, como:

Rever processos

Uma coisa é certa: a situação trouxe disrupções avassaladoras no mercado. É necessário alterar, rever processos, mudar as estratégias e se preparar.

Por essa razão, o primeiro passo para aumentar a eficiência da gestão logística é a análise do estado da empresa, clientes, variações comerciais e levantamento de todas as informações importantes para tomadas de decisões

Com isso, é possível maximizar a administração de produtos e reduzir os riscos de desperdícios ou prejuízos.

Otimizar controle de custos

Além disso, é fundamental otimizar os custos e a avaliação da corporação também pode auxiliar nesse ponto. Com dados atualizados, pode-se identificar gargalos com facilidade e minimizar gastos desnecessários.

Entretanto, é válido ressaltar que esses processos devem ser empregados com cautela, isso porque cortes mal realizados podem resultar em problemas operacionais após a pandemia, de acordo com o Gartner.

Tornar o estoque mais eficiente

A partir do levantamento de informações e administração de gastos, é momento de implementar medidas para tornar o estoque mais dinâmico e eficiente, como a elaboração de inventários, a adoção de plataformas de gerenciamento e o acompanhamento do comportamento do consumidor.

Como também, é fundamental otimizar a gestão de entregas, aderindo ações para preservação das atividades, mesmo com a adaptação remota, e segurança tanto para os clientes quanto para os funcionários. 

Você pode se interessar: Conheça os 8 principais métodos de controle de estoque

Abraçar a transformação digital e a tecnologia

Por fim, uma gestão de logística funcional e eficiente depende inteiramente da transformação digital tão falada nos últimos anos e obrigada no momento atual.

A tecnologia permite não apenas acirrar o relacionamento com o cliente, mas também a dinamizar os processos para entregar a melhor experiência ao consumidor final. 

Além disso, com plataformas específicas pode-se aumentar a produtividade do time, reduzir drasticamente os custos, minimizar as falhas operacionais e potencializar a efetividade da empresa.

Conte com o apoio da Ramo Sistemas

A SAP Business One Cloud, disponibilizada pela Ramo Sistemas, é um sistema de gerenciamento integrado na nuvem que permite uma total gestão de logística

Essa tecnologia pode auxiliar pequenas e médias empresas a garantirem um gerenciamento moderno, eficiente e otimizado.

Na prática, esse software garante escalabilidade, minimização de despesas, segurança de dados, mobilidade e a conectividade necessária para administração do negócio 100% online

A Ramo Sistemas está por dentro das mudanças do mercado e constantemente temos atualizado os nossos processos com objetivo de apoiarmos a transformação digital de nossos parceiros e auxiliar a minimizar os efeitos da crise atual.

Possui alguma dúvida? Entre em contato conosco e conte com a ajuda do nosso time.

Baixe agora nosso Checklist da Gestão Empresarial e saiba como gerenciar e integrar áreas no setor de distribuição.

O que você procura?

Assine nossa newsletter