Blog

gestão de entregas

Como otimizar a gestão de entregas e distribuição de mercadorias durante a crise?

A gestão de entregas em uma empresa é um dos principais desafios administrativos, isso porque a logística envolve todo o fluxo de entrada, saída e armazenamento de mercadorias. Nesse sentido, quando não realizada corretamente, pode gerar problemas e, até mesmo, prejuízos.

Um outro obstáculo das empresas de distribuição é o atual momento do mercado. A crise provocada pelo novo Coronavírus tem suscitado instabilidades no setor e provocado mudanças significativas das corporações.

Uma das razões para isso é a alteração do varejo online. Para se ter uma ideia, de acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o segmento tem registrado nuances bastante exorbitantes em relação ao consumo brasileiro

Isso porque setores como supermercados receberam um aumento de 80%, enquanto setores como eletrônicos pautaram uma queda de 29%. 

Além disso, conforme estimativa da PwC, 81% dos gestores previnem que o principal impacto da crise será na diminuição das receitas da companhia.

Mas, afinal, como minimizar as consequências das fragilidades do mercado por meio de uma gestão de entregas eficiente? Para te auxiliar nessa missão, elaboramos um conteúdo completo, confira.

Você pode se interessar: Por que implantar um sistema de gestão financeira em meio à crise? Veja 7 motivos

Como melhorar a gestão de entregas e distribuição durante a crise?

Na prática, o correto gerenciamento de mercadorias fornece uma série de benefícios para as empresas, mesmo em meio a crises, como:

  • Aumenta a eficiência do time;
  • Otimiza processos;
  • Minimiza retrabalhos, erros e desperdícios;
  • Potencializa os resultados;
  • Organiza com eficiência toda a logística;
  • Auxilia na redução de custos.

Com isso em mente, para implementar uma gestão de entregas efetiva, é fundamental adotar algumas ações, tais como:

Planeje as operações

O planejamento é o recurso principal para funcionamento de qualquer organização, independentemente do setor. Esse processo permite uma análise profunda em relação a situação do segmento e da própria empresa.

Nesse sentido, é momento de entender os aspectos do seu negócio e as características da operação. Desse modo, é possível estipular estratégias favoráveis à gestão de entregas.

Analise os produtos no estoque

Outra solução para o gerenciamento da área é identificar os produtos em excesso ou falta e implementar ações capazes de estabelecer o giro de estoque.

Algumas soluções são: adoção de promoções para aumentar as vendas e negociações com fornecedores.

Veja também: Gestão inteligente: como as melhores práticas do sistema ERP podem ajudar a sua empresa de distribuição?

Estabeleça protocolos de segurança

Sabemos que o atual Coronavírus é passado pelo contato com pessoas ou objetos infectados. Por isso, uma maneira fundamental de manter a gestão de entregas segura em tempos de pandemia é estabelecendo protocolos de segurança.

Dessa forma, é válido a adoção de equipamentos de proteção (como máscara e luvas) para os times que têm contato com o cliente final e a implementação de entregas à distância

Ou seja, nessa metodologia, o profissional deixa o produto no chão e apenas acompanha o cliente pegar a mercadoria, sem ter nenhum contato físico. 

Ações como essas podem não apenas preservar a saúde da sua equipe, como também dos seus consumidores, garantindo, inclusive, a competitividade da sua empresa. 

Use tecnologias

Por fim, não podemos falar sobre gestão de entregas ou gerenciamento de processos sem citar a tecnologia como principal elemento.

Com as plataformas certas, é possível administrar com assertividade os produtos armazenados da empresa, o fluxo de caixa, balanços financeiros e, ainda, adequar a organização às responsabilidades fiscais do mercado.

Conte com o apoio do SAP Business One

O SAP Business One, disponibilizado pela Ramo Sistemas, consiste em um software de gestão integrada que permite interligar todos os setores de uma organização e, inclusive, administrar com eficiência as entregas.

Por meio da tecnologia ERP pode-se minimizar processos, reduzir custos e garantir todo o suporte que uma empresa precisa para continuar sua operação mesmo durante uma crise.

Deseja mais informações? Acesse agora mesmo o nosso site e conte com a ajuda do nosso time. Estamos atento às tendências do mercado para auxiliar os nossos parceiros a passarem por esse momento da melhor maneira possível.

Baixe agora nosso Checklist da Gestão Empresarial e saiba como gerenciar e integrar áreas no setor de distribuição.